Investigação encontrou elo entre Bukele, de El Salvador, e gangue MS-13, diz jornal

Uma investigação conduzida pela Promotoria dos Estados Unidos identificou um suposto pacto entre o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e o MS-13, gangue salvadorenha, segundo uma reportagem do jornal “The New York Times” desta terça-feira (1º).

Segundo o jornal, promotores norte-americanos encontraram evidências de que Bukele fez um “pacto corrupto” com líderes do alto escalão do MS-13. Pelo acordo, diz a reportagem, a gangue concordava em reduzir a violência e dar apoio político ao presidente salvadorenho. Por outro lado, o governo de Bukele repassou verbas e garantiu privilégios a membros do grupo em prisões do país latino-americano.

O pacto foi feito, diz o New York Times, antes de Bukele propor ao presidente dos EUA, Donald Trump, de quem é forte aliado, acolher nos presídios salvadorenhos presidiários que cumpriam pena nos Estados Unidos. A proposta, polêmica, foi aceita por Trump e colocada em prática no início do ano.

Entre os deportados, estão diversos membros do MS-13 que haviam sido julgados pela Justiça dos EUA e cumpriam pena em presídios norte-americanos.

O jornal afirma ainda que o acordo entre Bukele e Trump acabou “minando uma investigação dos EUA de longa data sobre a gangue, de acordo com várias pessoas com conhecimento da iniciativa”.

A investigação da promotoria norte-americana também apura se verbas repassadas pela Casa Branca ao governo salvadorenho foram desviadas para a MS-13 — após a deportação de presidiários dos EUA a prisões de El Salvador entrar em vigor, o governo Trump admitiu ter pago US$ 6 milhões (cerca de R$ 34 milhões) ao governo de El Salvador pelo acordo.

Os governos dos Estados Unidos e de El Salvador ainda não haviam se manifestado sobre a suposta ligação entre Bukele e o MS-13 até a última atualização desta reportagem.

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2025/07/01/investigacao-aponta-elo-entre-bukele-de-el-salvador-e-gangue-dos-eua-ms-13-diz-jornal.ghtml

9 curtidas

Mas que surpresa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Eu to chocado kkkkk

1 curtida

Qual era o membro que dizia que ele era um exemplo pro lula?

@Elder kkkkk

2 curtidas

uau gagging…

suspeito

Parece que ele desviou verba americana pra essa gangue kkkkkkk

descolonial

1 curtida

Aprendeu com os policiais do Rio

2 curtidas

Mas quem diria kkkk
Todo mundo sabia que ele tinha acordos com o narcotráfico de lá

2 curtidas

Eu tô Alckmin fazendo acordo com PCC com essa notícia

3 curtidas

nossa, eu tô passada, chocada…

quero ver a direita que foi lá ver o modus operandi dele de lidar com as gangues (isso sem contar que é um país com dimensões infinitamente menores que o brasil) elogiar agora

1 curtida

Tem tantos acéfalos aqui que pode se encaixar em vários

Quando a bomba explodir nesse país é capaz de ficar pior do que o Haiti

2 curtidas

Bukele vai virar o Sadan Hussein deles kkkkkkkkkkk

meu deus
pior q faz total sentido
n tem como um pais acabar tão facilmente com facções e c toda uma violência histórica sem q haja, no minimo, uma guerra civil antes. jamais q os traficantes se renderiam sem aterrorizar a população

3 curtidas

ai, minha quebrada américa latina :frowning:

Esse encarceramento em massa que ocorreu lá, em qualquer outro país teria causado o caos. Lá foi fácil demais. A direita agora vai ficar caladinha sem dizer nada…:

1 curtida

Kkkkkk EU SEMPRE cantei essa bola de que aquela queda de violência desse país era por causa de alguma falcatrua desse bandido. Mas nunca imagine que ele era tão bandido assim.

1 curtida

deve ter tido aula aqui no Brasil

1 curtida