Jamie Reid, artista do Sex Pistols e um dos ícones do punk, morre aos 76 anos

Designer gráfico é considerado o responsável pela estética do punk rock e teve trajetória marcada por crítica social

God Save the Queen: arte de Jamie Reid para o Sex Pistols

Jamie Reid, artista inglês responsável pelas icônicas artes da banda Sex Pistols e um dos grandes nomes do punk, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (9). A causa da morte ainda não foi revelada. Ele foi o responsável por imagens marcantes do grupo de Sid Vicius, como a famosa da imagem da rainha Elizabeth, God Save the Queen, em cima da bandeira do Reino Unido - uma colagem característica de seu trabalho feita para a música de mesmo nome e baseada em uma fotografia da soberana de Cecil Beaton.

“Artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico. Jamie deixa para trás uma filha amada Rowan, uma neta Rose e um enorme legado. Majestade Universal, Verdade, Amor, Infinito”, diz um comunicado de seu galerista, John Marchant.

A morte do artista foi divulgada pelo site punk Louder than War. Segundo os críticos, Reid definiu o punk com seu trabalho, reunindo a arte gráfica com a música e criando um movimento artístico. Ele começou a estudar arte na Wimbledon Art School aos 16 anos, e conheceu Malcom McLaren, o lendário empresário dos Pistols, quando entrou mais tarrde na Croydon Art School. Reid nunca abandonou a crítica social e nos últimos anos usou imagens do rei Charles III e do presidente russo Vladmir Putin para expressar sua insatisfação e posição política.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a perda de Reid, postando exemplos de seu trabalho, entre eles o álbum do Sex Pistols Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols e a arte para os singles Anarchy in the UK, God Save The Queen, Pretty Vacant e Holidays in the Sun.

“Descanse em paz Jamie Reid, mais conhecido como o designer da era clássica dos Sex Pistols de 1976-79. Sua capacidade de renderizar ideias complexas em visuais atraentes foi o acompanhamento perfeito. Ele e eu fizemos um livro juntos em 1987: um bom livro”, disse o escritor Jon Savage.

God Save the Queen: arte de Jamie Reid para o Sex Pistols — Foto: Reprodução

Arte de Jamie Reid para o Sex Pistols — Foto: Reprodução

Arte de Jamie Reid para o Sex Pistols — Foto: Reprodução

Arte de Jamie Reid para o Sex Pistols — Foto: Reprodução

Arte de Jamie Reid para o Sex Pistols — Foto: Reprodução

Arte de Jamie Reid sobre imagem de Vladimir Putin — Foto: Reprodução

Jamie Reid — Foto: Reprodução / Jamie Reid Official Site

https://twitter.com/JonSavage1966/status/1689218192403566593

https://twitter.com/brokenbottleboy/status/1689226493543493632