JOGUEI E RECOMENDEI | "Murder House" (2020), uma experiência que vai gelar a sua espinha

Uma equipe de reportagem invade a velha casa abandonada de um assassino em série executado, Anthony Smith, também conhecido como o Estripador da Páscoa, planejando filmar uma história obscena de uma casa mal-assombrada. Mas o notório Estripador da Páscoa está realmente morto ou está esperando lá dentro, pronto para eliminá-los um por um? Quem sobreviverá e o que restará deles?


“Murder House” utiliza gráficos low poly, ângulos de câmera fixos, tank controls e preza bastante na exploração, principalmente como uma homenagem aos jogos clássicos de terror, como Resident Evil e Silent Hill.

Desenvolvido e publicado por: Puppet Combo.

Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S & Nintendo Switch.

Lançamento: 23/10/2020 - PC 21/10/2021 - Consoles.


JOGABILIDADE

“Este jogo simula um jogo de terror de sobrevivência de 5ª geração. Ele usa tank controls, ângulos de câmera cinematográficos em terceira pessoa e deve ser jogado com um controle. Se você tiver problemas para jogar jogos com a mecânica ‘tank control’, não gostará deste jogo. Tem sem salvamento automático, você deve salvar com lápis que são limitados.”

O jogo é jogado na perspectiva de terceira pessoa. Os jogadores progridem resolvendo quebra-cabeças, coletando itens e explorando áreas. Quando o Estripador da Páscoa está presente, os jogadores podem se defender usando armas (como revólveres) ou fugir dele. O Estripador da Páscoa, ao encontrar o jogador, começará a segui-lo e atacará quando estiver próximo. Os jogadores também podem se esconder. Se o Estripador da Páscoa avistar o jogador escondido dentro de um guarda-roupa ou debaixo da mesa, ele puxará o jogador para fora. Se o jogador foi atingido muitas vezes, uma cena de morte aleatória será reproduzida. Os jogadores também podem salvar seu progresso escrevendo em um diário que se encontra embaixo da escada, porém, para isso, são necessários lápis.


PROTAGONISTA


Engenhosa e pragmática, Emma suportava a contragosto a atitude condescendente e as exigências de seus superiores no trabalho, a quem ela apaziguava com o melhor de sua capacidade, não importa o quão trivial ou extenuante fosse a tarefa. Embora ela parecesse descontente com seu trabalho, ela estava disposta a fazer quaisquer tarefas que lhe fossem atribuídas e reclamava pouco, apesar da distribuição desigual da carga de trabalho. Quando o Estripador da Páscoa os prendeu dentro de casa e os obrigou a uma caça mortal aos ovos, Emma usou seus instintos de sobrevivência para enganar o assassino.


PRÓLOGO

O jogo começa com o jogador assumindo o controle de um menino chamado Justin, de apenas 8 anos em uma sessão de fotos na Páscoa de 1985. Justin se senta no coelhinho da Páscoa e tira uma foto. Muitas horas depois, o mesmo garoto acorda em uma cabine de fotos. Ele vagueia pelo shopping procurando por seus pais e percebe que adormeceu e todo o shopping está fechado. Ele corre pelo shopping em busca de uma saída e, após encontrar uma chave, a usa para destrancar a porta de saída e entrar em um longo corredor. No final do corredor, o Estripador da Páscoa, armado com uma grande foice, aparece bloqueando o caminho e força Justin a recuar e se esconder em um banheiro.


DIAS ATUAIS

Três anos depois, em 1988, uma equipe de notícias local chega à casa abandonada de Anthony Smith com a intenção de filmar uma história sobre ele. O jogador assume o controle de Emma, que é contada por seu chefe Gary para encontrar uma maneira de entrar na casa, pois o corretor de imóveis não está lá. Emma explora a casa e entra por uma janela do porão. Ela destranca as portas por dentro e Gary diz para trazer o equipamento. Ela o faz, mas como não há energia, Gary diz a ela para encontrar uma maneira de religar a energia. Enquanto vasculha a casa, ela vê de relance uma criança pequena correndo pelos corredores.


CURIOSIDADES

  • Este jogo está em desenvolvimento desde abril de 2020 e foi adiado várias vezes. “Murder House” é o primeiro jogo da Puppet Combo a estrear na Steam, e também é o primeiro jogo com dublagem.
  • Após o lançamento do jogo em consoles, ele foi banido no Japão, devido às cenas de assassinato brutais e sangrentas do jogo. O jogo foi censurado para a região asiática.
  • Ainda falando em consoles, quando o jogo chegou para o Nintendo Switch, alguns jogadores postaram nas redes sociais que foram recebidos com um susto logo após comprar o jogo e retornar à tela inicial. Com isso, e o ícone não tendo o tipo de design cuidadoso mencionado acima, alguns jogadores estão solicitando que o Puppet Combo o altere. O estúdio respondeu com um curto e doce “Não”.
  • Todas as mortes em “Murder House” são extremamente brutais e ironicamente detalhadas, como uma grande homenagem aos filmes slash dos anos 80, muito sangue, gritos estridentes e agonizantes.

AFINAL, VALE A PENA ?

PONTOS POSITIVOS:

  • Os amantes de Resident Evil, Silent Hill e toda a gama de jogos do PS1 / PS2 principalmente merecem dar uma chance para esse jogo, pois é tudo o que querem.
  • Trilha sonora excepcional, a Puppet Combo está de PARABÉNS por conseguir fazer uma soundtrack assustadora DE VERDADE, todas as músicas utilizadas no jogo encaixam muito bem em todos os momentos, as cenas de tensão ficam REALMENTE tensos, você se sente completamente imersivo ao jogo.
  • Os personagens são carismáticos e cada um tem sua personalidade própria, nenhum deles é um ‘default’ ou então repete as mesmas falas de outro. A dublagem é muito boa e você deve acabar gostando de um personagem ou outro.
  • A história é bastante convincente e se você ler com atenção todos os arquivos encontrados no jogo você entende fácil toda a trama, não é nada mirabolante ou algo assim.
  • Jogo roda até em uma calculadora, com uma performance bastante lisa e sem nenhum travamento ou algo parecido.

PONTOS NEGATIVOS:

  • Jogo extremamente curto, infelizmente sua gameplay pode ser concluída em até 1h, mas caso você busque o 100% e todas as conquistas, sua jogatina pode se estender para até 2h no máximo.
  • Puzzles relativamente simples demais que podem acabar deixando certas partes do jogo repetitivo.
  • Não que isso seja totalmente um ponto “negativo”, mas, o jogo não possui legendas em português, tudo está dublado e legendado apenas em inglês.

Espero que os @Gaymers gostem do novo quadro que estou trazendo, dependendo do feedback muitos ainda virão. :amei:

4 curtidas

Amei o novo quadro amore
Esse jogo é gratuito pra Pc?

1 curtida

Obrigado more, ele tá custando 24 reais na Steam.

1 curtida

Essa é a estreia de um quadro que eu sempre quis trazer.

disse o país que tem um grotesque no catalogo

1 curtida

eu gosto da puppet combo, mas eu acho que eles vivem na muleta do jumpscare que é cansativo pra cacete
drill massacre poderia ser melhor se o jogo nao focasse SOMENTE nisso, em tomar susto com um som filho da puta

1 curtida

Eles trabalham bastante na parte sonora mas também se jogar no mudo…

Amo jogo de terror, mas que gráficos são esses

Me indiquem outros, plz

1 curtida

Alanzoka já jogou? Morro de medo de jogar jogo de terror, mas amo ver.

Edit: acabei de ver que ele já jogou. Vou assistir.

1 curtida

São referentes a era PS1.

ai mas foi um dos primeiros jogos deles. os jogos posteriores tem menos disso. mas msm com essa proposta de jumpscare acho otimo

1 curtida

ai esse discurso de grafico em 2023 monas. esse grafico q faz esse jogo ser imersivo como eh

1 curtida