Jonathan Bailey posa para a Vogue britânica

Jonathan Bailey sempre se recusou terminantemente a posar de topless em uma sessão de fotos. Para a Vogue, ele cedeu. Por quê? “Havia um par de calças Loewe e eu pensei: ‘Porra, que silhueta incrível’. Ninguém sugeriu, eu só sabia que estava certo.” Ele faz uma pausa. “Mas, por favor, não mencione que eu disse que sempre me pedem para tirar minha blusa.” Eu imploro a ele. “OK”, ele responde. “É a verdade.”

Mas por que todo o puritanismo? Ele não revelou seu bumbum nu na primeira temporada da brincadeira de Regência de sucesso fenomenal da Netflix, Bridgerton? Foi uma performance e tanto, eu digo. Foi indicado para algum prêmio? “Ainda não”, ele responde, revirando os olhos.

Estamos descansando em um sofá de veludo em uma antessala no Theatre Royal Drury Lane, o local é um aceno para o retorno iminente do britânico ao West End. Ele esteve pela última vez nos palcos de Londres em 2022, em Cock de Mike Bartlett no Ambassadors Theatre, já uma estrela, e ainda assim a potência do homem de 36 anos continuou a crescer e crescer. Qualquer tentativa de minha parte de observá-lo desapaixonadamente desaparece rapidamente. Sua beleza de cabelos escuros e barba por fazer é muito inebriante, assim como seu estilo. Ele está pronto para a passarela de modelo masculino em Levi’s azul claro, uma camisa pólo de manga curta de malha Sunspel marfim, Birkenstocks de camurça off-white e meias bege. M&S? “Uniqlo - são minhas meias furadas favoritas”, ele responde, levantando um braço bronzeado e musculoso (um relógio Omega De Ville está pendurado em seu pulso) para coçar a cabeça. Seus bíceps parecem ter passado um tempo na academia. “Eu fiz isso de propósito para que você notasse”, diz ele descaradamente. “Eu tenho uma verdadeira gunnage.”

Bailey conseguiu alcançar o que antes era considerado impossível em Hollywood. Ele está entre uma nova guarda de atores a serem cobiçados por homens e mulheres (estes últimos o rotulam de “namorado da internet”), ao mesmo tempo em que evitam cair em um escaninho de gênero, conseguindo papéis de todas as convicções. Tragédia, comédia, canto, dança, palco, tela grande, tela pequena, semana de moda, fan mobbings… ele pode fazer tudo. Scarlett Johansson, sua co-estrela na próxima edição da franquia Jurassic Park , recentemente jorrou no tapete vermelho: “Eu adoro absolutamente tudo sobre esse homem”.

Bailey, que apesar de um conjunto de habilidades bem aprimoradas nunca frequentou a escola de teatro, atua desde os sete anos de idade, quando foi escolhido pela Royal Shakespeare Company para estrelar sua produção de A Christmas Carol no Barbican Theatre. Mas foi em 2020 que ele se tornou famoso nas ruas, após sua atuação como Lord Anthony Bridgerton (a segunda série, na qual seu personagem, um visconde, ocupou o centro do palco, tornou-se a série em inglês mais assistida na Netflix). Hollywood acenou. Agora, ele está surfando em uma onda de mania de Wicked, sua carreira tendo sido levada a um nível totalmente novo graças à sua vez como o protagonista masculino rápido, Fiyero, ao lado de Cynthia Erivo e Ariana Grande no musical de tela grande, sem mencionar a turnê de imprensa que o acompanha para encerrar todas as turnês de imprensa. No próximo ano, ele vai estrelar o já mencionado Jurassic World Rebirth. Verdadeira tarifa de grande sucesso.

O teatro, porém, tem sido sua base. Uma série de sucessos de televisão (ele estrelou na telinha em W1A, Bramwell, Broadchurch, Heartstopper, Fellow Travelers e Leonardo, entre outros) foi construída e tecida com uma longa carreira no palco - papéis notáveis na última década, além de Cock, incluem Company, King Lear, The York Realist e Othello. Ele tem uma prateleira cheia de hardware brilhante, com prêmios, incluindo um Olivier de melhor ator coadjuvante em um musical, por interpretar o noivo em pânico Jamie na produção de Marianne Elliott de 2018 de Stephen Sondheim’s Company, e um Critics Choice Award de melhor ator coadjuvante em uma série limitada ou filme feito para a televisão em Companheiros de viagem no início deste ano. No geral, ele adora a proteção de estar no palco – como é imersivo, como ele se alimenta das reações do público. “Há segurança na comunidade teatral”, diz ele.

E assim, ele está pronto para retornar às apresentações ao vivo. Seu próximo papel parece um zênite na carreira. Em fevereiro, ele aparecerá como Ricardo II na produção do diretor Nicholas Hytner no Bridge Theatre. É seu papel shakespeariano de maior destaque até hoje, o segundo com Hytner, que o escalou pela primeira vez como Cássio em Otelo no National Theatre em 2013. “As pessoas falam sobre fama e Bridgerton, mas o único momento em que eu realmente pensei que tinha conseguido foi quando Nicholas me escalou como Cassio há 10 anos”, diz Bailey. “Ele me deu a maior chance. Ele tem sido um mentor incrível. Com Ricardo II, estou voltando não apenas a uma peça, mas a um diretor de teatro. Ele me viu enlouquecer na sala de ensaio. Ele me viu soluçando.”

Sobre o talento de longo alcance de Bailey, Hytner me diz: “Jonny é eloqüente, mercurial, inteligente e transparente”. O diretor estrela está revelando pouco antes da produção, apenas para comentar que revelará: “um mundo feudal à beira da modernidade”. Ele lembra: “Como Cássio em Otelo - e mais tarde como Edgar para o Rei Lear de Ian McKellen, que eu não dirigi - ele tinha a rara habilidade de falar Shakespeare como se fosse sua primeira língua. Sua imaginação é vívida o suficiente para se colocar diretamente na posição de personagens… Torna-se completamente natural em suas mãos.” Sem dúvida, ele se apoiará fortemente nos dons de Bailey para sagacidade de precisão, charme sombrio e petulância para o falho e fraco Richard. “O que você faz quando um governante é absolutamente inadequado?” Hytner se pergunta. “Como você se livra do líder legítimo?”

Pessoalmente, o talento de Bailey é claro como o dia. Ele não é apenas estiloso – ele é amigo do diretor criativo da Loewe, Jonathan Anderson, que o vestiu para o Met Gala de 2024 (e com quem ele desenhou uma camiseta para a iniciativa LGBTQ+ que ele fundou recentemente, The Shameless Fund), usou Givenchy no tapete vermelho e modelou os óculos Emporio Armani em sua última campanha – mas também inebriantemente carismático. Ele ri prontamente e expansivamente, gesticulando com frequência, ocasionalmente pulando como um jovem Rudolf Nureyev prestes a pular, antes de cair de volta e enrolar as pernas embaixo dele. A escritora e atriz Phoebe Waller-Bridge, com quem ele co-estrelou em sua minissérie de 2016 Crashing (um precursor de Fleabag), uma vez o descreveu como “um meteorito divertido”. Eu posso ver por quê.

“Há uma grande e maravilhosa tribo de amigos em Londres à qual nós dois pertencemos”, diz o amigo de longa data e ator Andrew Scott. “Além de ser o artista mais carismático e talentoso, ele sempre me pareceu alguém que adora e prioriza seus amigos, familiares e entes queridos. Isso conta muito no meu livro. É tão maravilhoso ver Jonny voar.”

Ele também é eloquente e honesto, especialmente quando nos voltamos para o mais pessoal, como foi crescer questionando sua sexualidade e como ele só se assumiu gay para sua família e amigos íntimos aos 20 e poucos anos. Ele tinha um senso de sua sexualidade desde tenra idade? Ele indica que foi mais uma realização gradual, mencionando como ele saiu com uma garota por dois anos em seus 20 e poucos anos. “É interessante com o binário”, diz ele, “onde você é percebido como isso ou aquilo. Foi assim que eu vi na época, mas há tantas nuances nisso. Minha experiência desse relacionamento não foi que eu estava nas sombras. Ela continua sendo uma das minhas melhores amigas.”

“Acho que outras pessoas entenderam minha sexualidade antes mesmo de eu estar ciente disso”, continua ele. Quando menino, ele se lembra de vasculhar a caixa de vestir da família, pular e ser extravagante e entreter suas avós cantando e dançando sempre que ficava com elas. Ele soa como Billy Elliot. “Um pouco, mas realmente Shirley Temple, para ser honesto.” Ele credita a seus pais o encorajamento a começar a fazer balé. “Lembro-me de olhar pela janela para essas meninas na escola em seus tutus. Eles estavam fazendo, tipo, primeira posição, segunda posição, e eu sabia que só queria estar lá.”

Uma noite, em uma festa do pijama com amigos da escola primária, ele se lembra de perguntar animadamente a eles: “‘Pessoal, pessoal, quem mais pensa que eles são gays? Você? Eu quero. Eu faço.’ Era uma conversa que eu realmente queria ter, para ver se todos os outros estavam na mesma página”, diz ele. “Mas todo mundo ficou quieto.” Então um professor o chamou na frente de toda a classe. “Eu estava tendo problemas com meu trabalho e ele disse: ‘Bem, se você não estivesse tão ocupado sendo uma fada, você entenderia.’”

Mais recentemente, e além de seu trabalho com o The Shameless Fund, ele se tornou patrono da instituição de caridade Just Like Us, que visa garantir que jovens LGBTQ+ na escola e fora dela possam prosperar. Ele está bem ciente dos desafios que ainda existem, mesmo no dia a dia. “Sempre fui um segurador de mãos confiante nos relacionamentos”, diz ele. “Eu tinha um namorado que não tinha experiência em dar as mãos em público. Fomos vaiados em Londres. Mas esse tipo de comportamento agora é superado pelos sorrisos que você recebe.” Ele está atualmente em um relacionamento? “Não estou discutindo isso”, ele responde, bruscamente.

Em vez disso, falamos sobre como ele lida com a natureza da fama. “Foi muito contundente depois que Bridgerton saiu”, diz ele. “Eu realmente lutei inicialmente; Fiquei impressionado com isso. Mas as pessoas em sua vida também precisam se adaptar. Essa é a coisa mais difícil: você os vê lutando antes de ver em si mesmo, alguém passando por sua querida mãe e seu pai para tirar uma foto. Eu sou muito bom agora em dizer não às fotos.” Ele acha que pode se tornar grande demais para suas botas? “Vamos ver”, diz ele. “Seria bom se você pudesse ficar de olho em mim enquanto passamos pelos próximos anos, me dizer se estou indo bem ou se caí no buraco [da fama].”

Amigos como Andrew Scott, sem dúvida, ajudarão a mantê-lo com os pés no chão. "A busca para estarmos juntos na coisa certa começou", diz Scott. “Bert e Ernie, o filme é o favorito, só depende de quem está disposto a raspar as sobrancelhas.”

Bailey foi criada em Wallingford, Oxfordshire, junto com três irmãs mais velhas, e mais tarde frequentou a The Oratory School. Sua mãe era fonoaudióloga e seu pai, um ex-DJ que tocava no Sloopy’s, uma boate dos anos 70 perto de Piccadilly Circus, se tornaria o diretor administrativo da Rowse Honey. “Toda vez que vejo uma garrafa de mel fácil de espremer, acho que meu pai era uma lenda absoluta.”

Ele tinha cinco anos quando sua avó o levou para ver Oliver! no West End. Ele sabia naquele momento que havia encontrado sua vocação. Seu primeiro papel como ator foi na escola, onde interpretou uma gota de chuva na Arca de Noé. Um ano depois de estrelar A Christmas Carol at the Barbican, ele conseguiu o papel de Gavroche na produção do West End de Les Misérables.

Em 2017, ele apareceu em Rei Lear no Chichester Festival Theatre, como Edgar, ao lado de McKellen no papel-título. “Tivemos conversas incríveis”, diz ele sobre sua co-estrela. "Eu estava tipo: 'Conte-me tudo. Diga-me como era antigamente. Eu presumi que todos estariam se expressando alegremente, fodendo nos bastidores, todas as coisas que você esperava. E ele disse: 'Não, não. Ninguém sabia, nem mesmo nos bolsos mais criativos.

Mas a libertação também pode ser encontrada no palco. Cock, como o título sugere, concentrou-se em algumas das realidades mais espinhosas do romance gay e provou ser uma mudança de vida para Bailey. "Eu pude minerar, explorar e ter essa experiência no palco que parecia tudo o que eu queria para minha vida. Era tudo sobre um garoto se assumindo e se apaixonando na escola e, de alguma forma, experimentando isso na história de outra pessoa, você pode ensaiar sua própria vida.

Discutimos seu filme lançado mais recentemente, Wicked (uma adaptação em duas partes do musical de sucesso, cuja segunda parcela será lançada no final de 2025). “O que você achou disso? Você gostou?” ele pergunta nervosamente. Eu digo a ele que geralmente não sou fã de musicais, mas isso me pegou de surpresa e achei emocionalmente comovente. Ele dá um suspiro de alívio. “Não é adorável, não é especial, não é na verdade!” ele diz, pulando de joelhos como um adolescente excitável. “Você é a primeira pessoa com quem falei que viu. Quando assisti, chorei. Eu acho que é uma obra-prima.”

Por enquanto, tendo acabado de filmar a última temporada de Bridgerton , ele finalmente está fazendo uma pausa. “Todo o resto está em pausa até que Ricardo II abra.” Ele admite ter dificuldade em alternar entre os papéis e sua vida cotidiana em Brighton, para onde se mudou em 2020 para poder estar perto tanto do mar, que ele ama, quanto do lado materno da família que mora lá. “Pode ser uma transição difícil e fria, então volto para os amigos o mais rápido possível ou viajo. Eu amo Salento na Itália – eu tento ir todos os anos.” Ele está tentado a se mudar para os EUA? “Não. Isso é um duro não”, diz ele. “Eu amo o teatro de Nova York, então talvez, mas seria liderado pelo trabalho.”

Ele diz que, mais do que tudo, anseia por silêncio. Ele passa o tempo na natureza, seja caminhando, praticando paddleboarding ou montanhismo (em 2018, ele caminhou até o acampamento base do Everest e um ano depois escalou Ben Nevis, Snowdon e Scafell Pike em 24 horas em ajuda a uma instituição de caridade para doenças do neurônio motor), bem como nadar frio no mar e andar de bicicleta (ele competiu em maratonas e triatlos). Ele gosta da calma que essas atividades lhe trazem, mas sempre leva seus fones de ouvido com cancelamento de ruído aonde quer que vá. “Eu me sinto nu se eu esquecê-los.” O que ele ouve? “Eu passo por fases, mais recentemente o rock californiano dos anos 60 e 70 e os Beatles.” Mas certamente ele festeja também? “Eu amo um martini sujo”, diz ele. “Quanto mais sujo, melhor. Mas realmente sou obcecado por café da manhã, especialmente aveia. Às vezes eu faço minha própria granola. Eu simplesmente amo uma semente.”

Embora ele possa não me dizer se está em um relacionamento, ele é surpreendentemente sincero quando pergunto se ele quer filhos. “Sim, é um privilégio para um homem”, diz ele. “Mas não posso trazer crianças para o meu estilo de vida agora.” Porque ele está tão ocupado? “Sim”, ele responde. Eu digo a ele que nunca é um bom momento. "Quero ter certeza de que estarei presente. Estou lendo livros sobre adoção. Eu posso ser co-pai de uma mulher, mas estou pensando que será com um homem.

Quando estamos prestes a nos despedir, ele grita, segurando o telefone. “Andrew Scott acabou de me mandar uma mensagem! Ele me chama de ‘J-Bads’. Eu disse a ele que estava fazendo uma sessão de fotos para a Vogue, com total autoconsciência de como isso soa.” Ele calça suas Birkenstocks. “Você sabe que eu os tenho em violeta de Parma também”, diz ele, enquanto sai pela porta, com fones de ouvido.

13 curtidas

@sidious @alex @pabllito @STILES @Badinho @daddylevi @yuda @cosmicwizard

1 curtida

Ele não gosta dos EUA @alex @sidious
só vai pra trabalho

1 curtida

preciso transar com ele no pelo

10 curtidas

Divo

1 curtida

Aquele ensaio de ontem dele na cadeira foi pra quem? Achei lindíssimo

1 curtida

Foi pra who what wear, é uma companhia de moda

1 curtida

gostoso

O homem mais perfeito deste mundo. Lindo, fofo, gostoso, talentoso, maravilhoso, saboroso, delicioso, apetitoso

puto lindo

1 curtida

Era dentro e sem capa

Perfeito :heartpulse:

So pra orlebar Brown que ele fez, mas era marca de roupas então não conta

Amigo olha o vídeo que eu coloquei na first

1 curtida

Ai como esse homem pode existir? :choro:

1 curtida

E vivemos na mesma época que ele ainda :sob:

1 curtida

Gostei desse shoot melhor que o da cadeira kk