Kate Bush se esquivou dos holofotes nos últimos anos e lançou pela última vez um álbum de estúdio em 2011. Mas a cantora disse à BBC que está “muito interessada” em começar a trabalhar em novas músicas.
Bush disse que há “muitas ideias” que ela quer seguir, dizendo ao programa Today da BBC Radio 4: “Estou realmente ansiosa para voltar a esse espaço criativo, faz muito tempo”.
O último novo disco do cantor, o melancólico 50 Words for Snow, foi lançado em 2011. Desde então, seus únicos lançamentos foram álbuns ao vivo ou de compilação.
Bush deu uma rara entrevista à apresentadora Emma Barnett ao lançar um novo curta-metragem que ela escreveu e dirigiu para arrecadar dinheiro para crianças afetadas pela guerra.
O curta-metragem, que Bush trabalhou com um ilustrador para criar, foi parcialmente inspirado pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
“Comecei a trabalhar nele alguns anos atrás, não muito depois do início da guerra na Ucrânia, e acho que foi um choque para todos nós”, explicou Bush.
"Foi um longo período de paz que todos nós vivemos. E eu simplesmente senti que queria fazer uma pequena animação que apresentasse, originalmente, uma garotinha. Era realmente a ideia de crianças envolvidas na guerra. Eu queria chamar a atenção para o quão horrível isso é para as crianças.
“E então eu tive essa ideia para um storyboard e senti que, na verdade, as pessoas seriam mais empáticas com uma criatura do que com um humano. Então eu tive a ideia de ser uma pequena musaranho.”
Refletindo sobre o impacto do conflito nas crianças, Bush disse: “Acho que a guerra é horrível para todos, especialmente os civis, porque eles são muito vulneráveis nessas situações. Mas para uma criança, é inimaginável o quão assustador deve ser para elas.”
O homem de 66 anos acrescentou: “Acho que todos nós passamos por momentos muito difíceis. Estes são tempos sombrios em que vivemos e acho que, até certo ponto, todos estão exaustos.”
"Passamos pela pandemia, foi um choque enorme, e acho que sentimos que, quando isso acabasse, seríamos capazes de continuar com algum tipo de vida normal.
"Mas, na verdade, parece que está indo de uma situação para outra, e mais guerras parecem estar acontecendo o tempo todo.
Entrevista completa: