Galã da TV dos anos 1990, Leonardo Bricio está afastado das novelas desde 2008, quando fez “Chamas da vida”, na Record. Desde então, faz trabalhos audiovisuais mais curtos, como a série “Arcanjo renegado”, do Globoplay. Ele explica que o afastamento dos folhetins ocorreu por razões alheias à sua vontade:
— Há 15 anos eu faço parte de uma companhia de teatro, a OmondÉ, que é algo a que dedico boa parte do meu tempo. Mas me afastar das novelas não foi algo que eu decidi. Aconteceu. A vida de ator não é fácil. E o teatro, apesar de ser uma área mais difícil financeiramente, é onde eu me realizo artisticamente e sempre vou estar presente.
Ele conta que este ano chegou a receber um convite para uma participação em “Vai na fé”, mas acabou não conseguindo fazer por conta dos ensaios do espetáculo “Dom Quixote”, em que interpreta o protagonista. Na TV, um dos trabalhos marcantes da sua carreira foi a novela “Renascer”, que ganhará um remake da Globo no início do ano que vem. Ele interpretou Deocleciano na primeira fase da história e realizou um grande desejo profissional: trabalhar com Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela:
— A minha primeira participação na Globo foi na novela “Tieta”, em que coincidentemente também dividi um personagem com Roberto Bonfim (assim como o Deocleciano de "Renascer”). O Luiz era um dos diretores. Depois disso, ficou aquela vontade de trabalhar com ele de novo, porque ele era um suprassumo na época. Ele foi um dos primeiros diretores a implantar uma preparação antes do início das gravações. Em “Renascer”, fomos para Ilhéus e conhecemos todo o processo do cacau. Foi um laboratório bem profundo. Para mim, foi um paraíso.
Veja como estão hoje os galãs de novelas dos anos 1980 e 1990
28 fotos
.
Bricio lembra mudanças de última hora que aconteceram antes da estreia da novela. A primeira fase inicialmente teria 12 capítulos, mas a direção da Globo decidiu reduzir o número para quatro.
— A gente já tinha feito quase tudo, e então decidiram mudar tudo. Acabou que precisamos voltar para Ilhéus e regravar muitas cenas para adaptar ao novo tamanho. O meu personagem, inclusive, perdeu espaço com isso, já que os protagonistas acabaram sendo priorizados. Mas isso não afetou a repercussão. Foi um trabalho muito elogiado — comenta o ator, acrescentando que adoraria ter participado da nova versão.
Em 2023, ele completou 60 anos de idade e diz que sentiu o marco de maneiras distintas:
— É muito louco. Ao mesmo tempo, eu me sinto e não me sinto com 60 anos. Eu tenho uma energia muito jovial. Mas é um peso. É um número que tem o seu estigma, né? Ao mesmo tempo, eu corro atrás para ficar bem. As pessoas dizem que não pareço ter essa idade.
Ele conta o segredo de estar tão bem fisicamente é o fato de sempre ter praticado muito esporte:
— Eu quase fiz faculdade de Educação Física, mas acabei optando pelo Desenho Industrial e pelo teatro. Ao longo do tempo, eu nunca abandonei essa vibe esportista. Eu estava há quatro anos sem nadar e este ano voltei. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida.
Na vida pessoal, Bricio conta que teve relacionamentos longos, mas nunca se casou. Durante muito tempo, pensou na possibilidade de ter filhos, mas atualmente não sabe mais se é algo que quer para a sua vida:
— Eu tenho uma irmã gêmea que tem filhos. Então, eu tenho os meus sobrinhos, que já ocupam uma parte bem importante na minha vida.
Leonardo Bricio voltou a nadar em 2023 — Foto: Reprodução/ Instagram