Lima Duarte, 96, provocou polêmica ao proferir uma frase racista durante seu discurso de agradecimento.

https://x.com/i/status/2051825227974295660

3 curtidas

O Lima Duarte, um homem com idade bastante avançada, por sinal, estava contando uma memória de infância. Transcrevo o trecho:

Lima proferiu a frase quando relembrava o início da sua trajetória na capital paulista, vindo da cidade de Sacramento (MG), e trabalhando no Mercado Municipal. Ele afirmou que um colega o chamou para ir para a zona da cidade.

“Eu falei: o que é zona? Ele falou: é mulher. Eu respondi: vamos”, contou.

Esse mesmo jovem teria explicado para ele que tinham duas ruas na cidade que teriam prostitutas: a Aimorés e a Itaboca, ambas no Bom Retiro.

Ainda segundo o ator, o adolescente disse que na Aimorés o valor da prostituta era mais caro. Lima afirmou, então, que optou pela opção mais barata, ao que o amigo respondeu que só teriam mulheres pretas no local. “Não fui. Não fui porque só tinha preta… Que vida, hein, que coisas eu fui percebendo ao longo da vida. Então, nós fomos na Aimorés.”

Ressalto que a própria forma como ele falou dá a entender que ele não mantém a mesma mentalidade de quando tinha quinze anos.

Só digo uma coisa: se exigirmos somente versões sanitizadas e revisadas das nossas experiências pessoais e das nossas externalizações vamos dar espaço somente para quem sabe dizer exatamente o que as pessoas querem ouvir, e acreditem, a quantidade de pilantras no mesmo desses é bem significativa.

O episódio narrado pelo Lima Duarte aconteceu há 81 anos, isto é, em 1945, no final do Estado Novo.

fonte: https://www.reddit.com/r/brasil/comments/1t4yzaw/comment/ok68xum/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

1 curtida

lendo a frase toda deu pra entender o que ele quis dizer

Fiquei até chocado pq ele sempre foi mto sensato
Agora faz sentido

Assistindo ao vídeo minha percepção foi que ele reconheceu o preconceito que tinha na época… que mesmo vivendo em situação desprezível, dormindo debaixo do caminhão, ainda tinha preconceitos e se achava superior

entendi dessa forma também

A legenda super tendenciosa e errada. Ele não disse uma fala racista durante o discurso, apenas citou e condenou um pensamento preconceituoso que tinha sobre não se relacionar com mulheres negras quando era mais novo, fazendo uma autocrítica hoje a respeito do que acreditava.

Todo mundo rindo e logo depois da fala, o silêncio constrangedor, o cara atras dele doido pra pegar o microfone dele, passada

Mulher Branca: 5 mil

Mulher Preta: 3 mil

Viado: Provavelmente de graça