A cantora Liniker, em entrevista ao podcast Segue o Som, do jornalista Pietro Reis, refletiu sobre a cena pop brasileira e questionou o espaço destinado a artistas negros no gênero.
“Todo mundo que faz pop enquanto pessoa preta é sempre colocado em subgêneros — afropop ou qualquer outra nomenclatura que as pessoas escolhem para velar o racismo delas.”
A vencedora do Grammy destacou que já passou da hora de o país ampliar o olhar e reconhecer que pessoas pretas também fazem música pop:
“Acho que pop, para mim, é popularizar o afeto e tentar sair desse lugar onde só artista branca, de cabelo loiro e milhões de seguidores é lida como artista pop no Brasil. Mas a travesti preta também é.”
Isso é vdd mas acredito q no caso dela colocar no MPB era até mais prestígio/cult n? pq até então era escutada por um público mais nicho e dps desse novo album virou algo mais “main stream” né
deus me defenderay dessas páginas de pop, absolutamente todas elas são mega tendenciosas com qualquer tipo de notícia, e o público piorou, um bando de viado burro podre doente sem discernimento de nada, só querem saber de repetir as mesmas ladainhas de sempre sobre qualquer assunto achando que tudo é sobre minha diva contra a sua
Uma radfem me respondeu ontem, mas foi em outra página que tinha essa mesma notícia da Liniker falando isso
Um cara comentou que Duda Beat é mais artista que a Liniker, aí eu perguntei de onde ele tirou isso, aí a radfem me respondeu: “Da realidade”
Para mim sempre teve pop, em um sentido brasileiro. A MPB é pop. Só se o pessoal pensar em pop americanizado
O que mais tem são artistas na história da música brasileira, que eram categorizados como pop, mesmo sendo do rock, mpb e etc. Acho que no caso ela não tá falando de ser categorizada como mpb, e sim como sub categorias do pop para pessoas negras, tipo afropop que ela mencionou. Criam uma categoria para pessoas negras, e para as brancas é só “pop”
eu nem lia a liniker como pop até o Caju
mas o Caju é mesmo um álbum incontestavelmente pop
o Indigo acho totalmente MPB, assim como o que ela fez pra trás dele
e o que ela falou é mega old né, tanto no Brasil como fora daqui, no imaginário popular qualquer cantora preta é automaticamente r&b ou qualquer coisa fora de pop