Liniker aponta racismo na música pop brasileira: “Só artista branca, de cabelo loiro, é lida como artista pop

A cantora Liniker, em entrevista ao podcast Segue o Som, do jornalista Pietro Reis, refletiu sobre a cena pop brasileira e questionou o espaço destinado a artistas negros no gênero.

“Todo mundo que faz pop enquanto pessoa preta é sempre colocado em subgêneros — afropop ou qualquer outra nomenclatura que as pessoas escolhem para velar o racismo delas.”

A vencedora do Grammy destacou que já passou da hora de o país ampliar o olhar e reconhecer que pessoas pretas também fazem música pop:

“Acho que pop, para mim, é popularizar o afeto e tentar sair desse lugar onde só artista branca, de cabelo loiro e milhões de seguidores é lida como artista pop no Brasil. Mas a travesti preta também é.”

19 curtidas

Será shade para uma certa cantora loira? @emiliaperis

mas isso na música pop do mundo na real né.

The Weeknd já cantou essa pedra

3 curtidas

fala mesmo

Isso é vdd mas acredito q no caso dela colocar no MPB era até mais prestígio/cult n? pq até então era escutada por um público mais nicho e dps desse novo album virou algo mais “main stream” né

oii

O que Duda Beat tem a ver com isso? Não tinha visto esse tópico, por motivos

Os comentários das páginas updatecharts pop charts estão intragáveis sobre esse assunto

Racismo e transfobia pura

7 curtidas

acho que não tem nada a ver com a Duda

desde que a era Caju começou a Liniker deixou claro que é uma era mais pop, mas tem quem contradiga a propria artista

o Indigo Borboleta Anil foi tipo como MPB, tanto que foi indicado e ganhou o grammy latino nessa categoria

acho que ela tá reafirmando que tá transitando por outro gênero musical

1 curtida

deus me defenderay dessas páginas de pop, absolutamente todas elas são mega tendenciosas com qualquer tipo de notícia, e o público piorou, um bando de viado burro podre doente sem discernimento de nada, só querem saber de repetir as mesmas ladainhas de sempre sobre qualquer assunto achando que tudo é sobre minha diva contra a sua

3 curtidas

Já até imagino os comentário sem nem ir ler. Essas páginas são o esgoto

Uma radfem me respondeu ontem, mas foi em outra página que tinha essa mesma notícia da Liniker falando isso
Um cara comentou que Duda Beat é mais artista que a Liniker, aí eu perguntei de onde ele tirou isso, aí a radfem me respondeu: “Da realidade”

1 curtida

Sim, as páginas já postam de forma tendenciosa pra ela ser atacada

1 curtida

eu nem abro, pq pegam no pé dela gratuitamente por nada desde sempre:

• ano passado em que ela não deixou um/uma fã segurar o premio dela;
  • quando ela reclamou de passarem a mão na bunda dela no palco anos atrás;
  • zoam ela até hoje pq ela estava naquele vídeo do “eu sou uma lacradora”;
2 curtidas

Para mim sempre teve pop, em um sentido brasileiro. A MPB é pop. Só se o pessoal pensar em pop americanizado

O que mais tem são artistas na história da música brasileira, que eram categorizados como pop, mesmo sendo do rock, mpb e etc. Acho que no caso ela não tá falando de ser categorizada como mpb, e sim como sub categorias do pop para pessoas negras, tipo afropop que ela mencionou. Criam uma categoria para pessoas negras, e para as brancas é só “pop”

1 curtida

se/quando o Caju for indicado e ganhar latin grammy na categoria pop, imagina o show de racismo e transfobia que será pra cima dela

já teve chororô ano passado por causa do premio multishow

1 curtida

eu nem lia a liniker como pop até o Caju
mas o Caju é mesmo um álbum incontestavelmente pop

o Indigo acho totalmente MPB, assim como o que ela fez pra trás dele

e o que ela falou é mega old né, tanto no Brasil como fora daqui, no imaginário popular qualquer cantora preta é automaticamente r&b ou qualquer coisa fora de pop

a Tinashe se não me engano já falou o mesmo

1 curtida

ela tem um ponto

mas acho que no Brasil os artistas que não cantam aquele pop convencional em um geral também sofrem disso, tudo é MPB

1 curtida