O macOS da Apple era o segundo sistema operacional mais popular na plataforma de distribuição de jogos Steam há muito tempo, mas isso agora mudou. O Linux ultrapassou o macOS para o segundo lugar, de acordo com a pesquisa de hardware de usuário da Steam.
A Steam pede regularmente aos seus usuários informações anônimas do hardware, e a empresa disponibiliza as informações que coleta a cada mês. Veja os números de julho abaixo:
Windows (96,21%)
Linux (1,96%)
macOS (1,84%)
Na pesquisa de julho, o Windows ainda foi relatado por 96,21% dos sistemas dos usuários, portanto, independentemente de Linux ou macOS estarem em segundo lugar, é um segundo lugar decididamente distante. O Linux gerenciou 1,96%, enquanto o macOS foi responsável por 1,84% das máquinas.
Isso é mais de meio por cento de salto em relação a junho para o Linux, e como Phoronix observou, coloca o Linux perto de sua alta de todos os tempos, que foi apenas um pouco maior há muitos anos, quando a Steam tinha muito menos usuários em geral.
Mas antes de declarar este um momento triunfante para o Linux de desktop, é importante notar que alguns desses usuários de Linux não estão, de fato, usando a Steam em um desktop. A versão Linux “SteamOS Holo” de 64 bits é a mais popular relatada, com pouco mais de 42% da fatia do Linux. Isso indica que uma grande parte desses usuários do Linux está realmente jogando no Steam Deck portátil da Valve, que executa o Linux.
Claro, pode haver alguma variação nos resultados de mês para mês. Mas essa variação geralmente é menor, dada a escala em que a Steam executa essas pesquisas.
O Steam Deck foi lançado pela primeira vez há algum tempo, mas só se tornou amplamente disponível sem uma lista de espera em outubro passado. Provavelmente estamos vendo o resultado de uma taxa de adoção sólida desde então.
No entanto, há outro fator que também pode estar em jogo na área de trabalho. No mês passado, a Steam fez algumas grandes mudanças sob como o aplicativo de desktop funcionava no Linux e macOS, algumas das quais foram construídas no trabalho feito no Steam Deck. O aplicativo funciona melhor em ambas as plataformas, embora a diferença tenha sido mais dramática no macOS.
Enquanto isso, a Apple tem feito muito barulho sobre tornar o Mac uma plataforma de jogos mais viável, dado o desempenho gráfico excepcionalmente forte (para gráficos integrados em um laptop, pelo menos) dos chips das séries M1 e M2 nos Macs mais recentes.
A Apple vem trabalhando com editores de jogos para ter lançamentos de alto perfil como Resident Evil Village, e No Man’s Sky nos últimos meses, e esses jogos funcionam muito bem em Macs modernos—certamente melhores do que títulos semelhantes em Macs baseados em Intel com chips gráficos integrados. Também anunciou uma nova ferramenta de portabilidade de jogos em uma próxima versão do macOS que funciona de algumas maneiras como o Proton, como visto no Steam Deck.
Olhando para os números do Steam, no entanto, a Apple claramente tem um longo caminho a percorrer.