Maria Casadevall acaba de estrear em “Rio connection”, série internacional do Globoplay, como a personagem Lilly. É o primeira vez que ela aparece em cena falando inglês durante todo o tempo. Em entrevista ao site, a atriz fala sobre a nova experiência e diz que não descarta investir na carreira internacional.
— Está sendo um surpresa muito boa me ver interpretando em um novo idioma. A repercussão é massa, e espero que seja cada vez mais. Foi uma série feita no meio da pandemia, então houve vários obstáculos que a gente superou. Interpretar em inglês me trouxe essa leveza, essa liberdade de criação. Tenho vontade, sim, de contar boas histórias, independentemente do meio.
Na produção, Lilly vive um trisal com Fernand Legros (Raphael Kahn) e Frederico (Romulo Arantes Neto):
— A série tem um elemento de comédia, apesar de os assuntos serem bem pesados. Acredito que esse núcleo traz o espírito dos anos 1970, as cores, a criação, o amor livre. Desde aquela época, essa maneira de se relacionar vem sendo questionada, e os anos 1970 foram o ponto alto desse momento de repensar relações. Sinto que, como todos nós, sou fruto dessa série de revoluções culturais e afetivas que esses anos semearam para a gente. Em alguns momentos essas vivências se encontram também com as minhas experiências pessoais.
Maria chamou a atenção ao surgir sem maquiagem no evento de lançamento da série, há duas semanas, no Rio de Janeiro. Ela conta que não foi fácil superar as inseguranças:
— Todas nós, em diferentes graus, somos reféns de uma série de pressões sociais e estéticas. Tinha uma série de homens ali, alguns maquiados e muitos, não. E por que os que estavam ali sem maquiagem não foram questionados? Quando decidi ir sem maquiagem não foi uma coisa premeditada, mas naquela ocasião escolhi priorizar o meu tempo de outra maneira. Escolhi também vestir uma roupa criada por uma estilista indígena. Achei que era coerente buscar me desafiar, porque foi, sim, um desafio. Quando você chega ao evento, as colegas estão todas maquiadas. Tive que manter a firmeza e acreditar na escolha que eu fiz. E achei que fazia sentido. E isso não quer dizer que nunca mais eu vá usar maquiagem.
Há quatro anos, a atriz vive uma relação não-monogâmica com a musicista Larissa Mares. Ela conta o que pensa sobre casamento:
— Já morei junto e, para mim, casamento é isso, compartilhar o dia a dia. Estou sempre celebrando as minhas relações e nunca tive muita vontade de festa.
Reservada sobre a vida pessoal, ela explica por que decidiu não expor seu relacionamento nas redes sociais:
— Com toda a visibilidade que veio com o meu trabalho eu fui fazendo escolhas. Eu peguei a transição, não existia Instagram quando fiz a minha primeira novela. Fui fazendo escolhas por autocuidado, para me proteger mesmo. Na rede social, eu falo sobre assuntos que eu acho pertinentes, preservando o que eu quero preservar da minha própria vida. Se eu preservar a minha vida pessoal, a minha relação, quando for acontecendo alguma mudança eu vou lidar com ela apenas no âmbito da pessoa física. Não preciso lidar com isso exposta ou dar maiores explicações.
Maria estreou na TV em “Amor à vida”. Ela lembra que enfrentou um período de depressão pouco antes da novela:
— Na época eu estava morando fora do Brasil, passando um período na França. Quando me dei conta, não estava mais conseguindo trabalhar e com medo de sair de casa. Tive que voltar para o Brasil. Tive a sorte e o privilégio de poder contar com a minha mãe, voltei a morar na casa dela. Foi um processo de um ano de cura. Essa rede de apoio continua sendo muito importante até hoje. Meu trabalho e a minha espiritualidade também mantêm a minha firmeza. Venho me aprofundando cada vez mais na cultura indígena, sobretudo do povo Huni Kuin, e eles ensinam que é um dia depois do outro.
Maria Casadevall no evento de ‘Rio connection’ — Foto: Reprodução/Gshow
Maria Casadevall com Rômulo Arantes Neto em ‘Rio connection’ — Foto: Divulgação