Mariano Boni não é mais chefão do entretenimento da Globo: depois de mais de três décadas na emissora, o jornalista anunciou a sua saída da empresa na tarde desta quarta-feira (23). Ele será substituído no comando da Direção de Gênero – Variedades por Cláudio Marques, que até então atuava como editor-chefe do Jornal Hoje. As movimentações na empresa foram confirmadas em um comunicado interno divulgado por Amauri Soares, diretor-geral do canal.
“Após 34 anos, Mariano Boni está deixando a Globo. Foi uma decisão planejada e tomada em comum acordo. Mariano entrou na Globo em 1991 e, em seus primeiros 10 anos na casa, trabalhou como produtor e editor do Fantástico. Em todos estes anos, Mariano comandou muitas das mais importantes coberturas e transmissões do país, além de todos os programas da faixa da manhã da TV Globo. Ele tem todo o nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver”, anunciou o chefão da emissora.
Nos últimos anos, o executivo foi responsável por quase todos os programas de entretenimento da maior rede do país, como Mais Você, Encontro com Patrícia Poeta, Altas Horas, Conversa com Bial e É de Casa. Antes de se transferir para o setor, ele teve passagem marcante pela área de telejornalismo, em que atuou como editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Jornal da Globo. Foi, no entanto, como diretor de Jornalismo em Brasília que ele se consagrou: durante a sua gestão, o DFTV – 1ª Edição saltou de quarto lugar para a liderança isolada de audiência.
Nos bastidores da Globo, segundo apurou a reportagem do TV Pop, Mariano Boni era visto como um forte candidato para assumir o comando da emissora nos próximos anos. Não são poucos os que apontavam o diretor como um forte opositor de Amauri Soares — ele foi deslocado para o entretenimento na gestão de Carlos Henrique Schroder, que deixou a rede em 2019, e não era um dos aliados do atual chefão da empresa. O revival do Linha Direta, por exemplo, teria sido cancelado apenas por fazer parte do núcleo do jornalista, e não de um dos protegidos de Soares.
Confira a íntegra do comunicado sobre as mudanças na direção da TV Globo:
Companheiros dos Estúdios Globo,
Compartilho duas novidades nos Gêneros de Conteúdo.
Primeira novidade: para atender demandas da TV Globo, do Globoplay e dos Canais Pagos, passaremos a desenvolver conteúdos originais também no território Infanto-Juvenil. Projetos de dramaturgia, variedades, música e games farão parte do novo portfólio, que ficará sob a gestão de PATRÍCIA PEDROSA e seu time.
Assim, o GÊNERO HUMOR passará a ser GÊNERO HUMOR E INFANTO-JUVENIL.
Desde já, estão todos convidados a participar de mais esta frente de criação e produção de conteúdos originais dos Estúdios Globo.
A segunda novidade é a mudança na diretoria do GÊNERO VARIEDADES.
Após 34 anos, MARIANO BONI está deixando a Globo. Foi uma decisão planejada e tomada em comum acordo.
Mariano entrou na Globo em 1991 e, em seus primeiros 10 anos na casa, trabalhou como produtor e editor do Fantástico.
Depois, Mariano foi editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Jornal da Globo; chefe de redação da Globo em São Paulo; diretor regional de Jornalismo em Brasília; e diretor-executivo de Jornalismo.
Em 2018, Mariano se transferiu para os Estúdios Globo e assumiu a direção do Gênero Variedades, que ocupou até hoje.
Em todos estes anos, Mariano comandou muitas das mais importantes coberturas e transmissões do país, além de todos os programas da faixa da manhã da TV Globo. Por isso, Mariano tem todo nosso reconhecimento, agradecimento e torcida para os novos projetos autorais que pretende desenvolver.
O substituto de Mariano é CLÁUDIO MARQUES.
Também vindo do Jornalismo, Cláudio Marques tem 33 anos de Globo, sendo 9 em Afiliadas (São Luís e São José dos Campos) e 24 na Rede.
Nos últimos 6 anos, Cláudio foi o editor-chefe do Jornal Hoje.
Antes, foi editor-chefe do SPTV e editor-executivo do Jornal da Globo.
Nascido em Brasília, Cláudio viveu 20 anos no Maranhão antes de se transferir para São Paulo, onde vive.
A partir de agora ele terá a missão de gerir nosso portfólio de programas de atualidade e talk shows. O Gênero de Variedades mantém diálogo próximo e permanente com o Jornalismo da Globo. A longa experiência de Claúdio, tanto com o noticiário local como o nacional, será muito importante para fazer evoluir nossos programas.
Faço aqui um agradecimento ao meu colega Ricardo Villela, diretor-geral de Jornalismo da Globo, por ter apoiado a transferência do Cláudio para os Estúdios Globo.
Para o Mariano, como já disse, desejo todo o sucesso do mundo nos novos projetos.
À Patricia e ao Cláudio, desejo sucesso nos novos desafios. E reforço que podem contar com o apoio de todos nós.
Abraço,
Amauri Soares