Metrô de SP retoma obra da Linha 17 e prevê operação até 2026

Em mais uma tentativa de tirar a Linha 17-Ouro do papel, o Metrô de São Paulo assinou, na quinta-feira (31), o contrato para retomar as obras do monotrilho na capital paulista. Quem assumirá a construção será a Ágis, antiga construtora Ferreira Guedes, controlada por Eduardo Capobianco. A partir da ordem de serviço, que deverá sair em 11 de setembro, a empresa terá 18 meses para concluir o empreendimento.

A expectativa do governo paulista é que a operação tenha início (de forma parcial) no primeiro semestre de 2026. “Este ainda não é momento de comemorar, é mais um momento de arregaçar as mangas e retomar o trabalho”, afirmou o presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, ao *Valor .

O novo contrato, firmado com base na proposta feita pela Ágis na licitação de 2019, tem o valor de R$ 847 milhões. Na concorrência realizada à época, a empresa ficou em sétimo lugar. As duas primeiras classificadas foram a Constran, que foi declarada inabilitada após disputa judicial, e o consórcio formado por KPE e Coesa (ex-OAS), que tiveram o contrato rescindido por descumprimento em maio deste ano.
Antes de fechar com a Ágis, o Metrô consultou todas as concorrentes - nove, sem contar Constran e Coesa - para saber se aceitariam assumir a obra pelo valor oferecido pela primeira colocada. Porém, ninguém se candidatou.

Na sequência, o Metrô consultou as empresas sobre o interesse em assumir com base em suas próprias propostas de 2019, corrigidas pela inflação. De três que aceitaram, a Ágis era a melhor classificada. O valor da oferta, que era de R$ 615,5 milhões, passou por uma correção, com base em índice previsto no edital, que somou 42,1%, e no ajuste do escopo de obras necessárias.

O governo paulista chegou a estudar outras duas alternativas. Uma seria fazer nova licitação, o que levaria mais tempo. Outra opção era incluir as obras na concessão da ViaMobilidade. Embora a alternativa fosse considerada viável juridicamente, houve temor de que eventuais questionamentos ao aditivo atrasassem - ainda mais - o processo.

A construção da Linha 17-Ouro, que vai conectar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, começou em 2011. À época, a ideia era fazer a entrega até a Copa do Mundo de 2014, plano que foi frustrado por uma séria de problemas nas contratações.

A Ágis será a quarta responsável pelas obras civis. O primeiro grupo foi o consórcio CMI (Andrade Gutierrez, CR Almeida e Scomi). O contrato foi rompido em 2019, após a paralisação das atividades. Depois veio a Constran, que venceu a nova licitação realizada, mas que na sequência foi inabilitada após questionamentos judiciais. Quem assumiu foi o segundo colocado da concorrência, o consórcio formado por Coesa e KPE. O contrato também foi rescindido em maio de 2023, após a constatação de descumprimento do cronograma.

Ainda não é hora de comemorar, é hora de retomar o trabalho”

“Sabemos da pressão e da responsabilidade em torno dessa obra. O prazo de 18 meses é justo, mas exequível”, afirmou o presidente da Ágis, Erasto Messias da Silva Junior. A empresa foi fundada em 1936 e já fez parte do mesmo grupo da Construcap, mas em 2012 houve uma cisão. A companhia tem no portfólio diversas obras do Metrô, diz ele.

Para a Ágis, resta construir cerca de 20% das obras civis. Considerando toda a implementação (que inclui trens, sistemas de telecomunicações, sinalização etc), falta em torno de 40%.

Outro grande contrato da Linha 17 é a fabricação de seus 14 trens, sob responsabilidade da chinesa BYD. Neste momento, técnicos do Metrô estão na China fazendo testes. Se tudo der certo, a previsão é ter a liberação até o fim de 2023, para que os primeiros trens comecem a chegar ao Brasil em fevereiro de 2024.

“A Linha 17 tem uma importância central para recuperar a credibilidade junto à sociedade. Estamos entregando na velocidade possível”, diz Castiglioni. O orçamento total do empreendimento soma hoje R$ 5,1 bilhões.

Ele também destaca outras obras de peso em curso, como a extensão da Linha 2-Verde até a zona leste. A meta é entregar, até 2026, a ampliação até a Vila Formosa e, em 2027, até a Penha. Em outubro deve entrar em operação a tuneladora da escavação, com 11,6 metros de diâmetro.

Para além das obras de expansão, o Metrô ainda tenta se recuperar do baque da pandemia. Hoje, o fluxo de passageiros do sistema segue abaixo do nível pré-crise, com 80% do patamar de 2019. “O retorno da demanda está lento, e não temos expectativa de retomada mais rápida”, afirma.

Segundo o presidente, hoje, a meta é diversificar as fontes de receita. “A companhia precisa se reinventar para não ser tão dependente da arrecadação tarifária. Há um esforço enorme para tornar a empresa mais resiliente.”

@Paulistas

1 curtida

Queria tanto um metrô pra região de Cotia, Granja Vianna… porra, ia me ajudar tanto na Raposo Tavares

está nos planos do metrô

Mas acho que devem começar só lá pra 2030 kkkk

Está um caos pra essa região, eu gasto todo dia 2 horas pra chegar no trabalho, ida 2hs e volta 2h30
Tô quase pedindo demissão de tanto cansaço

meu local de fala aqui… esse presidente da gestão atual não me convence em nada mas o prazo que ele deu para início da operação parcial é bem possível de ser cumprido. já para liberar a operação comercial 100% acho meio impossível.

vide a estação jardim colonial que ficou pronta super rápida mas está há mais de um ano operando em looping até são mateus. raramente um trem faz vila prudente - jd colonial.

2 curtidas

Raposo é um lixo mesmo, e com aquele parque vai vai abrir, vai piorar ainda mais

passo muito mal que o gesp e o metrô nem falam mais na possibilidade de conexão com a linha azul

Aquele retorno no km23 não sei o que acontece ali que o negócio trava dos dois sentidos da rodovia, tanto que quando passa aquele trecho da uma melhorada no trânsito

Alguém precisa ver isso urgente.

Eu vivia no Shopping Granada Viana e gostava do cinema IMAX do The Square, mas dependendo do horario, era um tormento pra ir pra SP por ex.

Oii é pra ler?

O outro trecho que passa por paraisópolis também não falam mais nada sobre kkkk. Uma pena, a linha vai ficar subutilizada

Metrô é uma coisa tão complicada para se construir. Não dá nem pra botar fé nesses prazos

Amoo a sala IMAX do The Square
Exatamente isso kkkkkk até finais de semana ta pegando agora ali

2040 com certeza

morta com a estação estrada do embu na 22

FODA-SE!!!

Quero a linha laranja pronta pra esse FDS. SE VIRAAAAAAA

Em 3070 com certeza

Grande bosta, é monotrilho. Vai dar problema toda semana kkk

A laranja, a ouro e a marrom maiores lendas urbanas, mas seria realmente INCRIVEL se priorizassem, isso no Japão estaria pronto em 10 meses

A homenagem para BC