Michel Joelsas se orgulha da repercussão do trabalho como Francisco em “Fuzuê”, sua primeira novela. Na trama das 19h, escrita por Gustavo Reiz, o personagem é um playboy, filho mais novo de Nero (Edson Celulari) e irmão de Miguel (Nicolas Prattes) e Alícia (Fernanda Rodrigues).
— Considero este o meu primeiro papel em novela como ator maduro. Fiz muito cinema e séries. É muito diferente esse contato com o público. Em certos momentos adoram o Francisco, quando ele está com a Soraya (Heslaine Vieira), leve, apaixonado. E em outros os telespectadores amam odiar o personagem, como quando ele chama a Luna ( Giovana Cordeiro) de golpista e quando quer defender o tesouro da família. É interessante você viver um personagem que às vezes é amado e às vezes é odiado — afirma ele.
O ator, de 28 anos, diverte-se ao lembrar a abordagem de uma mulher na rua. Ela comentou sobre a relação de Francisco e Miguel:
— Fui comprar pão. A pessoa me encostou na parede e disse: “Ih, você acha que está merecendo pão tratando o seu irmão dessa maneira?”. A reação do público é sensacional.
Michel diz torcer para Francisco ficar com Soraya. Os dois vivem uma uma relação de gato e rato. O ator, que está solteiro, avalia que as relações amorosas precisam ir além do amor:
— Para mim, só amor não basta. Não importa se gosto muito da pessoa. Tem que ter parceria, carinho. Preciso me divertir com a pessoa. Sou leve, então, a pessoa que está comigo tem que ser leve também.
Além da novela, ele está no ar em “Últimas férias”, série do Star+, como um dos protagonistas. A história é sobre sete amigos que viajam juntos e acabam se envolvendo num grande mistério. O personagem de Michel, Eric, namora Ana (Luana Nastas), mas mantém um romance escondido com Marcos (João Oliveira). O ator protagoniza cenas quentes com ambos. E, numa das sequências finais da trama, aparece transando com a moça e com um outro amigo, Bruno (Ronald Sotto):
— Não tenho nenhuma questão com isso. Tem mil maneiras de você fazer a cena erótica sem ficar constrangido. Todo mundo ali tem muita intimidade, isso ajuda bastante. Para mim, em geral, foi mais tranquilo. Acho que o Eric ama a Ana. Ele quer sempre agradar e se provar para ela. Ele tem uma relação com a Ana de necessidade. Eles precisam um do outro. Com o Marcos é mais libertador, ele tem um amor que é menos tóxico. Eu como ator nunca quis definir o que ele era: se era gay ou bi.
Michel também foge de rótulos ao falar de sua própria sexualidade:
— Estou envolvido com a vida, sem estar pensando em status. Nunca foi uma questão para mim a orientação sexual. Sempre foi claro para mim. Nunca foi uma questão saber por qual gênero eu me atraio, nada disso.
Ele conta que, assim como na série, teve muitas experiências marcantes ao lado de amigos na adolescência:
— Estudei na mesma escola dos 3 anos até o colegial. No 3º ano, acho que havia 30 pessoas. Todo mundo era amigo e se dava bem. Sou amigo da maioria dessas pessoas há 20 anos. Com esses amigos passei tudo na vida. Eles ainda permanecem. Tivemos várias experiências juntos, desde vestibulares até as paixões que a gente vive com 17 anos, descobrindo nosso poder sexual. Curtimos e viajamos.
Veja os filhos de personalidades que se declaram LGBTQIAP+
8 fotos
.
Cena da primeira temporada da série ‘Últimas Férias’ — Foto: Star+/Divulgação
Michel Joelsas — Foto: Reprodução