Era 23 de agosto de 1978. 45 anos se passaram desde que a cantora italiana mais popular e querida de todos os tempos se retirou de cena.
Anna Maria Mina Mazzini (mais conhecida mononimamente apenas Mina) retorna para cantar ao vivo no clube Bussoladomani, localizado em Versilia, do qual já havia feito uma série de concertos entre o final dos anos 60 e começo dos anos 70. Naquele cenário, sua última aparição pública de destaque foi quatro anos depois de sua última apresentação televisiva ao lado da então estreante Raffaella Carrà: o programa é Milleluci e Mina, em entrevista, revela claramente sua intenção de fazer uma longa pausa, afirmando: “Eu estive muito doente, depois de Milleluci não cantarei mais”, e confiando nas notas de “Non gioco più”, o tema final da transmissão, com a tarefa de oficializar ainda mais a decisão.
Mina retorna, portanto: como dizem as notícias da época, o anúncio não de um, mas de quinze shows entre junho e setembro de 1978 surpreende seus admiradores e apoiadores, enchendo-os de uma alegria incrédula. Na verdade, a artista não se apresentava ao vivo como cantora, como citado, desde 1972, também no Bussola (di Focette), ano que para ela foi um recorde absoluto: vinte e cinco noites com lotação esgotada, um número que até nós, habituados como estamos, para passeios estratosféricos das grandes estrelas de hoje, parece incrível.
Mina regressa e faz em grande estilo: trata-se, de fato, de verdadeiras apresentações cuja abertura é confiada, de noite em noite, a diversos musicistas (aliás, nomes do calibre de Gino Bramieri, Walter Chiari e La Smorfia se alternarão no palco); dos quinze espetáculos ao vivo inicialmente agendados, a artista só poderá fazer onze devido a uma inesperada infeção pulmonar. Mas o acidente não afetará em nada o extraordinário sucesso de público, daquela que será a última turnê de um intérprete que, ainda na década de 2000, foi considerada a estrela mais brilhante do firmamento da música nacional italiana.
Mas Mina já era Mina naquele verão de 78, e portanto já nos dias que antecederam a primeira data, 24 de junho, todos os meios de comunicação da época – imprensa escrita e TV – dedicaram pelo menos uma reportagem ao artista, especulando sem muitas hesitações éticas tanto a capacidade de manter uma qualidade vocal constante em longas distâncias, quanto na aptidão física. Ela, porém, está acostumada: a ser definida como velha aos 38 anos, a se sentir mortificada pelo relacionamento – completo com o “fruto da culpa”, o filho Massimiliano – com um homem casado.
Ela, com sua história, também quase aprendeu a rir: “Que loucura, que loucura, velha aos 38! Aqui estou, ainda não entendi se tenho que começar a viver ou se ainda é cedo, enfim, me sinto tão bem, e então nunca entendi certas obsessões. Na verdade, minhas obsessões são diferentes… Uma obsessão é precisamente a dos jornais. Tenho uma montanha de reclamações, nunca me resignei ao linchamento, mas nada mudou. Não estávamos na Idade Média, estávamos em 1963 e os jornais me chamavam de pecadora pública: uma importante revista semanal publicou uma foto minha junto com Corrado Pani, eu tinha uma barriga grande, estava esperando meu filho, e eu estava rindo; a legenda dizia: ‘Mas quem sabe do que ela vai ter que rir…’. E aí me expulsaram da televisão, então, de novo porque eu estava esperando um filho de um homem casado, e por mais que alguém se importe, segue direto seu caminho, os sinais permanecem, pelo menos o medo, o horror do jornais, legítima defesa a todo custo”, dizia nas entrevistas daquela época.
Em suma, por um lado, a artista, por outro, a horda bárbara armada com uma caneta afiada e uma moral mecânica daqueles que se sentem no direito, e na verdade obrigados a dispor dela como bem entenderem, de acordo com a (i)lógica intolerável que estabelece que aqueles que optam por fazer um trabalho que os expõe ao julgamento público e necessariamente levar uma vida sob os holofotes, devem cada parte de si mesmos, mesmo os mais íntimos e frágeis, a esse julgamento público e a esses holofotes. Qualquer pessoa que perceba diferenças na atitude que a mídia e os fanáticos têm em relação aos artistas hoje definitivamente merece um prêmio excepcional.
Mas o Tigre de Cremona continua seu caminho, de cabeça erguida e voz impecável, também graças ao apoio do amigo Sergio Bernardini, empresário e organizador dos shows Bussoladomani, com quem Mina fez sua estreia na década de 1960 e que terá muita dificuldade em convencê-la a voltar a cantar em público: é ele o responsável pelo nascimento da nova estrutura, uma tenda muito semelhante à de um circo capaz de acolher milhares de pessoas numa época em onde o encanto dos espaços históricos que foram testemunhas e protagonistas do renascimento do pós-guerra e dos novos fermentos socioculturais e glam do país, dos quais já começavam a dar sinais claros de abrandamento. Em cada show ao vivo, 6 a 7 mil espectadores lotam o local, e é um público extremamente extremamente heterogêneo: as famílias, a burguesia, a comunidade gay da qual Mina se tornou um ícone indiscutível: “Eles nunca deixam de assistir aos seus shows”.
“Porque Mina, e Patty Pravo em menor medida, representam aos seus olhos a Mulher Contra a Corrente: aquela que foi a primeira a quebrar tabus, e perseguiu o amor sem se preocupar com tradições e convenções. Mina vive como bem entende. E não lhe importa se o objeto da sua paixão está dentro ou fora dos parâmetros da moralidade sexual”, confidencia um espectador a Nantas Salvalaggio, então correspondente do Il Giorno.
Na noite de 24 para 25 de junho, logo após o término do primeiro show, três DJs da Rádio Taranto conseguem, através de uma série de combinações de sorte, obter uma entrevista: Mina, feliz e descontraída, abre o coração e responde a todas as perguntas que lhe são feitas, sejam elas relativas à esfera privada ou pública. A Rita Madaro, que conduziu a entrevista, a artista afirmou sobre a noite: “Quer dizer, tentando objetivar a coisa, se tiver de me afastar da história, do contexto, tenho que dizer que foi uma experiência verdadeiramente assustadora. algo personalizado. Quer dizer, acho que algo assim raramente acontece. Mas não falo como eu, Mina, falo como eu Mazzini, como um espectador que vai ver alguma coisa, algo assustador e até angustiante com uma onda de emoções, um golpe de emoções de violência total”. E ainda: "Caramba, tenho mesmo que dizer, gosto, são lindos, o público é lindo: isso não é retórica, essas ‘coisas para suavizar’: o público é todo fantástico, caramba, são mais lindos que eu, muito mais. Esta noite eles foram maravilhosos, mas muito mais do que eu, ou seja, a emoção real, violenta, veio deles, não de mim…”. Poucas horas depois de conceder a entrevista, Mina pede a Rita Madaro como favor pessoal que não a transmita na rádio ou, pelo menos, que o faça apenas parcialmente, justamente por ser muito íntima. De fato, embora alguns trechos tenham sido publicados na TV Sorrisi e Canzoni em 1981, a versão completa é praticamente impossível de encontrar hoje.
A Tigre, portanto, conquista a todos, como sempre. E canta seus maiores sucessos, mas não só: no repertório também estão, entre outras músicas, “Stasera io qui” de Ivano Fossati, “Margherita” de Riccardo Cocciante, “Stayin’ Alive” dos Bee Gees, obras-primas de Lucio Battisti, até terminar com “We Are the Champions” de Queen - uma letra bem símile para o contexto do momento. Um júbilo: flores são jogadas no palco, Mina não consegue conter a alegria e muitas vezes se emociona, escondendo-se atrás de um sorriso quase histérico. Mas ela sente que realmente está de volta, melhor do que nunca. Um espetáculo ao vivo de valor internacional graças também à orquestra dirigida pelo maestro Pino Presti, o que leva a imprensa a compará-lo aos grandes espetáculos americanos apresentados nos clubes de Las Vegas e Miami. A última data da digressão – 23 de agosto de 1978 – incluiu uma transmissão televisiva (nunca encontrada gravada, apenas trechos filmados a partir do público), e a gravação de um terceiro álbum ao vivo, neste caso duplo: intitulado simplesmente Mina Live '78, o álbum foi incluído pela revista Rolling Stone Itália entre os cem mais belos discos italianos de todos os tempos.
“Nunca esperei um triunfo desta dimensão. Quem sabe por que esperei seis anos antes de voltar diante do meu antigo público de Versilia. Estou emocionada. Agora posso dizer com certeza que já não tenho medos”, é a declaração do artista no final desta longa série de performances ao vivo. Mas serão verdadeiramente os últimos: neste 2023 Mina comemora 65 anos de carreira, 45 dos quais passados longe do olhar crítico dos seus detratores, mas também do olhar inabalavelmente afetuoso do seu público, que ainda hoje a apoia e espera com firme tenacidade em seu retorno. Nós também esperamos e, entretanto, vamos ouvir uma das suas muitas e muitas atuações memoráveis; porque a música, quando é bela, já tem dentro de si tudo o que é preciso para a amar.