Minerarião? Banco Central dá primeiro passo para criação de moeda digital brasileira

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (24) as diretrizes para o potencial desenvolvimento de uma moeda digital brasileira, com previsão de uso em pagamentos de varejo.

De acordo com nota do BC, entre as diretrizes estão a ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline.

“É importante ressaltar que as diretrizes aqui apresentadas tratam do entendimento atual do BC em relação ao tema, a fim de direcionar a discussão no âmbito nacional. Dados o estágio e a dinâmica das discussões e dos desenvolvimentos sobre o tema em nível mundial, o BC poderá reavaliar seu posicionamento à medida que as discussões evoluam”, disse a autarquia em nota.

Também está prevista a emissão pelo BC, como uma extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada por custodiantes do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

As diretrizes ainda preveem ausência de remuneração, garantia da segurança jurídica em suas operações e adesão a todos os princípios e regras de privacidade e segurança, entre outras.

Destaca-se ainda a previsão de um desenho tecnológico que permita atendimento integral às recomendações internacionais e normas legais sobre prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

“O BC entende ser importante aprofundar a discussão do assunto, incluindo o diálogo com o setor privado. Antes que se defina pela apresentação de um cronograma de implantação, o diálogo com a sociedade permitirá uma análise mais detalhada não apenas de casos de usos que possam se beneficiar da emissão de uma Central Bank Digital Currencies (moedas digitais do Banco Central, em tradução livre), como também das tecnologias mais adequadas para sua implementação”, destacou o BC.

A BC inventou os BCoins

muito precursora

A pan com um banco
A BC com criptomoeda
É a ditadura gay em pleno VIGOR dominando o mercado financeiro

1 curtida

Que bacana! Tomara que dê certo, mas achei estranho, já que o conceito de Bitcoin é ser algo completamente independente a regulamentações, sendo mais PTP, né…
De qualquer forma, é bacana abrirem o leque de opções brasileiras e seria legal investir em uma bitcoin que tá começando, vai que ela explode no futuro.

Sim, muito legal o BC entrar no esquema de super bolhas usadas para lavagem de dinheiro e transições da dark web

Se for no Brasil, pode ter ctz que não vai valorizar.

a bc deveria investir no vale ban, ia sair do vermelho rapidinho

Juro pra vocês que me levou uns 3 segundos pra entender que era o Banco Central kkkkkk que ódio ser gay de fórum

Mudei

KKKKKKKKKKKKKK doido. Não é assim também.

KKKKKKKKrying, mas concordo. Ódio desse cuzil.

Claro que é, esses dias eu comprei um novo rim e paguei com cripto

Gente, que darkzudo.