Monteiro Lobato: o que vocês acham dessa polêmica figura brasileira?

Mas todo mundo sabe que a sociedade da época era podrissima, mas não apaga o que ele fez. Ele era uma pessoa ativamente racista

em morro com as crianças casando com animais adultos no Sítio, mas pra época acredito que isso era normal dentro das fábulas

Ele que tinha relações com partido nazista não era?

no mais, ele já tá praticamente chutado do cânone brasileiro
vai morrer como mc sítio do pica-pau e racismo

Acho ué seria a solução pra atualizar mesmo, não vejo como utilizar a obra pra crianças atualmente

vários escritores e intelectuais cuzileiros eram nazi-fascistas

Isso muda com o Pré-modernismo e Modernismo que em suas obras de referência começa a olhar para os mais pobres e marginalizados pela sociedade

Genteh vocês comparando ele com a Luísa é de uma insensibilidade

O Lobato abertamente defendia a escravidão e limpeza etnica da população brasileira

Limites

continua sendo elitista, no máximo podemos usar o Lima Barreto

mas quem era Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Drummond, Manuel Bandeira e outros senão da classe alta brasileira?

Além de escritor ele também era fazendeiro e empresário e daí vem ele defender a escravidão e ser racista e tudo o mais.

Era o contexto em que ele estava inserido - e o que afetava o bolso dele. Ele era mais um racista empresário cafeicultor da elite paulistana.

2 curtidas

acho que devia ser dito nas escolas que ele era extremamente racista

para que usem so sua obra para estudo, e não exalte a figura dele

1 curtida

Acho que deviam fazer um spin off onde a Anastasia da uns tapas na racista da Emilia

Dizem que ele lutou muito pela nacionalização do petróleo né?

Não é pq é escritor que tá longe de ser um ser humano podre…
Olha a ai a JK ,o Olavo de Carvalho …
Aquele spark que esvreve livro de romance,tbm é podre

e, na real, uns 90% dos escritores canônicos antigos são lixos humanos kkk
na gringa tem o Oscar Wilde que aliciava meninos na Argélia e hj em dia seria visto como ped

Pior que isso, ele quase que foi um dos intelectuais do fascismo e eugenia kkkkkk

Entusiasta total

A obra ‘O Presidente Negro’ eu já li e é um nojo

Felizmente minha mãe sempre nos blindou dw merda do pica pau bostiarelo pq a diva dizia q era coisa do demonioh

Pelo menos pra alguma coisa o fanatismo crente serviu

Eu sei que tem muito escritor podre, mas o nível de podridão e elitismo do Monteiro Lobato é algo fora dos limites do indefensável

1 curtida

Luisa Sonza do século XIX

dizem que o autor do Alice era pedófilo