Monteiro Lobato: o que vocês acham dessa polêmica figura brasileira?

Antes de ser escritor, como eu disse, ele era um empresário. Com a falência do modelo de exportação de café brasileiro e a crise de 29 ele passou a investir em umas 3 companhias de estudo e exploração do petróleo. Dizem até que ele que criou o slogan do “petróleo é nosso”, que tbm se enquadra na visão ultranacionalista que ele sempre teve.

deve tá no inferno agora

Eu tava a um passo de comprar o Retrato de Dorian Gray…

é um bom livro, vale a pena ler

O nível dos pensamentos do Lobato:

“País de mestiços, onde branco não tem força para organizar uma Kux-Klan, é país perdido para altos destinos […] Um dia se fará justiça ao Ku-Klux-Klan; tivéssemos aí uma defesa desta ordem, que mantém o negro em seu lugar, e estaríamos hoje livres da peste da imprensa carioca — mulatinho fazendo jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”.

Imagina uma criança lendo aquelas coisas pesadas

Dito isso, Lima Barreto muito maior e melhor, o próprio Lobato admitiu isso kkkkkkk

Toda geração tem seu racista para ser venerado
No início do século passado era ele
Nesse é a Luisa Sonza

1 curtida

Migo se tu ver o vídeo que eu vi do KKK matando uma pessoa na Floresta,no twitter
são uns doentes psicopatas
tive um desprazer de cair nesse vídeo enquanto eu tava Stalkeando

Ele falando de miscigenação no “O Presidente Negro”:

“Solução medíocre. Estragou as duas raças, fundindo-as. O negro perdeu as suas admiráveis qualidades físicas de selvagem e o branco sofreu a inevitável piora de caráter, consequente a todos os cruzamentos entre raças díspares”

Ele era DOENTE só isso mesmo

Ué, mas a obra dele é racista

podre d+
as crianças deviam ser proibidas de lerem as obras dele

Ouvi dizer que ele é o avô da Luísa Sonza

Esse afundaria fundo o dedo no 22.

Lixo

Q horror

Todo tipo de arte mais antiga né

Acho que nem todas são necessariamente racistas, mas grande parte é elitista sim

Sim, elitista msm
Tanto é que acredito que isso de separar a arte erudita da arte popular é uma forma de valorizar justamente os trabalhos da classe de gente comum

Até hoje viver de arte no Brasil é um privilégio de poucos

Sim, devia ser banida. Mas seria pedir demais pra um país racista como o Brasil

Trabalho em escola e as professoras de infância não tão nem ai pra essa conversa. Sitio do pica pau amarelo sempre será referência zzz