Mulheres que fazem assim🤘

Uma coisa que achei bem interessante, é que vi uma discussão na internet sobre as mulheres do Hip-Hop terem mais respeito ou serem mais reconhecidas que as do Rock, ambos gêneros dominados por homens, isso é algo que eu discordo bastante. E o motivo disso, é que um fato muito interessante dentro desse universo rockista, é que muitas personalidades surgem e que mesmo não cantando rock ou sequer sendo artistas musicais acabam se tornando grandes ícones culturais e acumulam muito respeito dentro do nicho. O estilo, a postura, a personalidade e a estética do trabalho ajudam muito, mesmo artistas mais Pop’s são abraçadas e muito respeitadas por causa da estética. E mesmo com exemplos recentes, como a Miley e artistas que mudaram seu próprio estilo e entraram nesse meio como Demi Lovato, isso não é algo novo, especialmente para mulheres, que algumas delas são tão respeitadas que se tornaram grandes ícones, enquanto outras, já nasceram dentro do Rock e se tornaram grandes ícones, então tive a ideia de trazer alguns desses ícones, seus reconhecimento e importância na cultura pop.

Anos 60-70-80

Jane Birkin
Atriz britânica dos anos 60 (faleceu ano passado) foi um grande ícone cultural e feminino durante a invasão britânica, atuando em mais de 40 filmes, séries de TV e lançou mais de 15 álbuns incluindo versões ao vivo.

Marianne Faithfull
Outra britânica que surgiu durante a Invasão Britânica nos anos 60. Marianne fez sua estreia com o single “As Tears Go By” composta por Mick Jaegger e Keith Richards dos Rolling Stones. Ela foi adotada pela banda como uma espécie de mascote, que acabaram investindo nela e produzindo suas canções e álbuns, Marianne se tornou amiga pessoal tanto dos Stones quanto dos Beatles, fez até participação especial na versão ao vivo do clássico “All You Needs Love” dos Beatles. Em 79 Marinne lançou o aclamado Broken English que rendeu uma indicação a “Best Female Rock Vocal Performance” no Grammy. Ela também recebeu o “Lifetime Achievement Award” no Woman’s World Awards em 2009.

Tina Turner
A rainha do Rock, Tina Turner começou sua carreira no final dos anos 50 junto de seu ex-marido canalha e escroto, e que está no inferno queimando. O marido de Tina foi um dos pioneiros do Rock produzindo as primeiras canções de rock no início dos anos 50. Mas como a justiça foi feita, esse merda foi esquecido pelo tempo e Tina se tornou uma das maiores artistas de todos os tempos, reconhecida no mundo inteiro pelo pioneirismo, carisma, voz, hits e sucesso comercial. Tina teve o carinho e admiração de vários que foram influenciados por ela mesma, como Mick Jaegger que a venerava.

Suzi Quatro
Pioneira, Suzi ininicou sua carreira no início dos anos 60, em uma das primeiras girl-bands de rock “The Pleasure Seekers”. Após o termino da banda, ela iniciou sua carreira solo bem sucedida. Os singles “Can the Can” e “Devil Gate Drive” lançados anos anos 70, alcançaram o primeiro lugar de vários países ao redor do mundo, incluindo na Europa e Austrália. Com muitos álbuns e singles de sucessos, Suzi vendeu mais de 50 milhões de cópias ao redor do mundo.

Daughters of Eve
Formada em Chicago nos anos 60, é considerada a primeira banda feminina da cidade, lançaram 4 singles e infelizmente duraram muito pouco, mas mesmo com pouco tempo, tiveram tempo de marcar a história com o clássico “Hey Lover”.

Nico
Fazendo sua estreia musical com o grupo The Velvet Underground nos anos 60, e com o grupo, a cantora Alemã teve seu reconhecimento tardio. Junto ao grupo, foi totalmente ignorada pelo mainstream por pelo menos 20 anos, até que teve seu reconhecimento merecido, ao serem citados por bandas novas como sua maior influência. Artistas como Brian Eno e bandas como Joy Division e toda geração punk dos anos 70 foram influenciadas por Velvet Underground, que fez sua estreia com o aclamado Selt-Title (Album da Banana) que é considerado até hoje um dos maiores e mais importantes álbuns de todos os tempos. Após o lançamento deste álbum em 1967, Nico fez sua estreia solo em 68 com Chelsea Girl, que foi destacado pela Pichfork como um dos 15 melhores dos anos 60, á frente de grandes clássicos dos Beatles, Stones e Bob Dylan. A Pichfork ressaltou o pioneirismo de Nico, afirmando que a mesma inventou o Gótico.

The Runaways
Considerada por muitos a maior girl-band da história, Runaways se destacou fazendo Hard Rock, Punk e Glam nos anos 70, oque foi considerado extremamente ousado pra época, que não era normal haver tantas “bad girls” no mainstream. A banda é considerada por muitos umas das mais influentes, incluindo entre elas Joan Jett que mais tarde recebeu o título de “rainha do rock”.

Debbie Harry
Cansada de contar histórias sobre o pênis de David Bowie, Debbie resolveu fazer história com o Blondie e se tornar uma das maiores vocalistas de todos os tempos. Hitmaker, influente e rockstar, Debbie é uma das mais influentes e marcantes personagens do Rock e até da música, fazendo história e ajudando a alavancar o New Wave no mainstream.

Siouxsie and the Banshees
Formada por Susan Janet, mais conhecida como Siouxsie, The Banshes é uma banda britânica que surgiu nos anos 70 como grande expoente da onde Post-Punk e Alternativa da época, junto de bandas como The Clash e Joy Division. Apelidada pela Times de “um dos aventureiros musicais mais audaciosos e intransigentes da era pós-punk”, a banda foi um extremo sucesso comercial no Reino Unido, em especial nos anos 80, onde atingiu o topo das paradas e deu início á onda Gótica na cultura pop britânica.

The Bangles
Um dos destaques dos anos 80, a Girl-band marcou a geração com um caminhão de hits que moraram no top 10 da Billboard e alguns deles, como Eternal Flame e Walk Like an Egyptian atingiram o número um das paradas, tanto dos EUA quanto de vários países.

Kim Gordon
Membro fundador da banda de rock alternativo Sonic Youth, Kim se destaca como uma das mais influentes artistas de rock desde que surgiu. Muito influenciada por Nico e Velvet Underground, ela ganhou notoriedade pela quantidade de álbuns clássicos da banda, em destaque Daydream Nation de 1988 e Goo 1990 estão na lista de 500 álbuns de todos os tempos da Rolling Stones e Daydream Nation entre os 10 álbuns dos anos 80 da Pichfork. Kim também produziu o clássico Celebrity Skin do Hole.

Stevie Nicks
É a Stevie Nicks.

Grace Slick
Vocalista da banda Jefferson Airplane, Grace apareceu durante a onda do psicodélico no final dos anos 60 e se tornou um dos maiores ícones da época. Seu álbum de estreia é considerado um dos mais importantes da época, e duas canções da mesma, incluindo o clássico atemporal White Rabbit estão entre as 500 músicas de todos os tempos da Rolling Stone. Grace também tocou no icônico Woodstock de 1969.

Pat Benatar
Imagine ter 15 hits top 40 na Billboard, Grammy-Winner, álbuns platinados e milhões de cópias no mundo inteiro e ser introduzida no Rock and Roll Hall of Fame… Pat é uma das artistas mais bem sucedidas dos anos 80 e esse é seu resumo.

Patti Smith
Dona de um dos maiores álbuns de todos os tempos, Patti é uma das maiores poetas dos anos 70. Sendo muito influenciada por Bob Dylan desenvolveu uma capacidade de escrita anormal. Sua estética a transformou em um ícone andrógino tal qual David Bowie. Seu clássico “Because of the Night” e os álbuns Horses e Easter estão entre os mais aclamados da história.

Janis Joplin
Uma das maiores vocalistas de todos os tempos, Janis Joplin tem uma voz inconfundível. Sua aparição na onda psicodélica no final dos anos 70 a rendeu frutos como pioneiras. Sua influência no Blues Rock é notável até os dias de hoje é usada como referência.

Irmãs Wilson
Ann e Nancy Wilson são as fundadoras e líderes da banda Heart. As duas fizeram história pelos ícones hits “Barracuda”, “Alone” e “Crazy on You”. Influenciadas por Led Zeppelin, formaram uma das maiores bandas de Hard Rock dos anos 70 e 80.

Chrissie Hynde
Vocalista e líder do The Pretenders, a cantora emplacou junto á banda sucessos simultâneos. Um grande expoente do Alternativo e do Hard Rock nos anos 80, Pretenders emplacou seu álbum de estreia no número do UK Charts e no top 10 da Billboard 200 em 82. Universalmente aclamado como um clássico instantâneo figurou entre os 500 álbuns definitivos da Rolling Stone e foi eleito o 51° melhor álbum de todos os tempos pela VH1.

Anos 90

Justine Frischmann
Fundada por Justine, Elastica foi uma banda britânica que surgiu nos anos 90, e em 95 foi lançado o selt-title, que consagrou a banda como um dos expoentes do Britpop. O sucesso comercial rendeu o disco de ouro no mesmo ano de lançamento nos USA e 1 milhão de cópias até o fim do ano. O debut da banda foi o maior do Reino Unido e quebrou o recorde do Oasis de maior debut do mercado. Seus três primeiros singles foram top 20 do Reino Unido.

Justine também foi uma das fundadoras do Suede, uma das maiores bandas dos anos 90. Ela também foi casada com Damon Albarn do Blur e Gorillaz.

Hole
Liderada por Courtney Love, Hole se tornou uma das maiores bandas dos anos 90, assim como Courtney se tornou um dos maiores ícones da época, sendo uma das poucas mulheres reconhecidas como verdadeiras Rockstars. Com o tempo passando, a discografia da banda passa a ser mais reconhecida ainda, com a Pichfork destacando “Live Through This” como um dos 10 maiores álbuns dos anos 90.

Dolores O’Riordan
Front-Woman da The Cranberries, Dolores é uma cantora, compositora e instrumentista Irlandesa que marcou gerações em seu tempo na banda, com 4 álbuns top 20 da Hot 200 e clássicos como Linger e Zombie.

Bilinda Butcher e Debbie Googe
Atingindo o ápice do Shoegaze nos anos 90, My Blood Valentine trouxe duas das maiores artistas da geração. Com a obra prima “loveless” as duas se destacaram e marcaram a geração até os dias de hoje, não apenas pela música, mas pela estética e o visual que atribuíam á juventude rebelde da época.

Sheryl Crow
Introduzida no Hall of Fame em 2023, Sheryl é uma das artistas mais bem sucedidas nos anos 90. Mesmo com passagens fortes no Country e Pop, é reconhecida como uma rockstar. Com mais de 50 milhões de cópias espalhadas pelo mundo e 32 nomeações no Grammy foi uma das maiores artistas de sua geração.

Alanis Morissette
Queridinha de muitos aqui, Alanis com toda certeza é uma das maiores e mais influentes artistas do tópico. Não apenas por marcar uma geração, mas por influenciar quase tudo após ela. Seu clássico Jagged Little Pill é um dos álbuns que mais venderam na história da música, está listado em quase todas as listas da indústria como um dos maiores álbuns de todos tempos. Ela também é a primeira e única artista de rock a vencer o categoria de álbum do ano até hoje.

Gwen Stefani
Se existe uma figura feminina intocável, é muito possível que essa seja Gwen Stefani. Não se sabe a razão, mas desde adolescentes até Regis Tadeu, dentro da bolha do rock, é muito difícil que Gwen receba críticas negativas, imagine uma chuva de ódio. Recebeu apoio até em suas empreitadas com o pop, hip-hop e R&B mas que é lembrada até hoje como uma das maiores rockstars dos anos 90.

PJ Harvey
Dona das capas de álbuns mais feias da indústria, PJ é uma das artistas mais versáteis e influentes de sua época. PJ Harvey criou uma base sólida em sua discografia imortal e carregou vários prêmios honorários como MBE e um NME Awards pela sua contribuição na música e arte. Com uma das discografias mais cultuadas do meio, PJ viajou entre o Alternativo, Folk, Indie, Lo-Fi e se tornou sua própria referência.

Liz Phair
Encabeçando listas da Pichfork, Rolling Stone e outras revistas, Exile in Guyville não apenas consagrou Liz Phair entre os maiores nomes de sua época, mas de toda a história. O álbum universalmente aclamado como um dos maiores de todos os tempos fez história por toda sua referência, atitude e originalidade. Liz hoje é agraciada pela sua influência e importância dentro do meio.

Século 21

Avril Lavigne
Amplamente subestimada pelos velhos do Rock, fatos são fatos. Avril não é apenas a princesinha do Punk, é uma das maiores figuras do rock, se não a maior do século 21. Sua influência é vista em quase tudo que vemos até hoje, seja no comportamento, na moda e no estilo sonoro, Avril impactou o mainstream correndo contra o modismo da época e se tornou um dos maiores marcos de sua geração e até hoje é uma das artistas de rock mais bem sucedidas.

Hayley Williams
15 anos de carreira em uma das gerações mais injustiçadas do Rock, Hayley é uma das grandes estrelas que surgiram nos anos 2000 e rapidamente se tornou um grande ícone do movimento Emo, Indie, Punk e New Wave. Com o Paramore, Hayley se tornou a primeira front-woman Grammy-Winner em uma categoria de rock na história. Hoje, é provavel que seja a maior estrela do rock no mundo.

Amy Lee
Vocalista do Evanescence, Amy é uma das maiores figuras da geração 2000, seus principais hits marcaram gerações, que não apenas cresceram ouvindo mas que tiveram nela uma introdução ao gênero. Ao lado de Chester Bennington, é provável que seja a maior figura do metal dos anos 2000.

Florence Welch
Florence é de longe a maior vocalista da década e lidera uma das maiores bandas de sua geração. Sendo influenciada por ícones como Stevie Nicks e Kate Bush, ela uniu suas composições de muita qualidade á estética Folclórica e criou uma discografia disruptiva. Florence está na lista de maiores cantores de todos os tempos da Rolling Stone. Seu álbum Lungs foi um dos mais vendidos de 2009 e 10, além de vencer o prêmio de melhor álbum britânico do ano. Foi indicada ao Grammy várias vezes.

Taylor Momsen
Como uma atriz de uma série Teen se tornou unanimidade como uma front-woman a ponto de sua carreira musical ser mais conhecida em seu nicho do que como atriz? Nem Regis Tadeu explica essa, Taylor conseguiu a incrível façanha de vencer a misoginia e o preconceito teen dentro do rock de uma vez só e muito rápido.

Dorothy Martin
Vocalista da banda que carrega seu nome (DOROTHY), foi uma das promessas do Hard Rock e do Metal que surgiram nos anos 2010’s, como uma das front-womans de destaque da geração, rapidamente conseguiu assinar com a Roc-Nation de Jay-Z. Mesmo no Underground possui reconhecimento do meio, participando de festivais, lançando video clipes, álbuns e colaborações constantemente.

Mitski
Surgindo como uma das maiores promessas indies dos anos 2010, Mitski se destaca pela sua longevidade e pelos grandes álbuns de indie rock que lançou durante a década. Em seu último álbum, além de ser universalmente elogiado, também emplacou o smash-hit “My Love My All Mine” que meses após o lançamento ainda se encontra entre as 10 canções de rock e alternativo mais ouvidas pela Billboard e no Spotify Global.

St. Vincent
A banda de uma artista só. St Vincent carrega a responsabilidade de ser uma das maiores guitarristas da geração, e para a Rolling Stone, a 26° melhor de toda a história. Vencendo prêmios e engolindo festivais, se tornou rapidamente uma das maiores representantes do rock moderno.

Brandi Carlile
Respeitada pela nova geração e por suas referências, Brandi é uma artista que viajou entre vários estilos, dominando o rock em várias áreas e sendo reconhecida por isso, arrastando prêmios, incluindo o Grammy de “Best Rock Song” por Broken Horses.

The Warning
Girl-Band Mexicana que iniciou em 2013 e está até hoje fazendo turnês ao redor do mundo. Conseguiram furar a própria bolha e ter um público sólido e uma carreira internacional de respeito. Acredito que seja questão de tempo até serem reconhecidas como grandes estrelas.

Olivia Rodrigo
A maior artista de sua geração, Olivia Rodrigo fez dois dos maiores álbuns da década até aqui. Vencedora do Best New Artist, seu segundo single do álbum SUOR alcançou 2 bilhões de streams no spotify, segundo a primeira música de rock por uma mulher a alcançar a maca. Sua música “brutal” figurou no top 50 de maiores canções de rock da Billboard em 2022, fora do ano de lançamento do álbum. Muito jornalista creditam Olivia por revitalizar o Rock na mídia e trazer de volta a força do gênero para o mainstream, depois de uma década ofuscados pelo Hip-Hop e a música Pop.

boygenius
Apontada pelo G1 como a banda de rock mais interessante de 2023, boygenius apareceu como um meteoro. Seu aclamado álbum de estreia “the record” venceu a categoria de melhor álbum alternativo no Grammy, além de vencer as categorias “Best rock performance” e “Best Rock Song”. Sua canção Cool About You está a meses nos charts de Rock e Alternativo da Billboard.

Last Dinner Party
Com o single Nothing Matters subindo nas paradas de Rock e Alternativo, Last Dinner Party lançou um ótimo álbum de estreia e pode ser uma das bases pro futuro do rock.

1 curtida

@Rockeirxs

hole lendass

1 curtida

Eu vou atualizar e colocar ícones de 2000, 2010 e atual também

Amamos

3 curtidas

okay

vai demorar pra chegar em 2020, mas a rainha do rock será reconhecida

Pode colocar ai The Cranberries uma das maiores bandas dos anos 90 liderados por uma mulher respeitadisisma no meio que foi a Dolores O’riordan

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

L7 outra banda tbm que merece referencia

esse album delas é otimo

Olívia Rodrigo e Miley Cyrus sendo disruptivas.

Vocês vão romper esse ciclo de desvalorização, piticas!

Sky Ferrera lenda

pronto

E a Demi metaleira ??

Quem é esse lindo cabeludo?

Ele parece o Alex Turner kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Você esqueceu:

Tópico icônico, um show de qualidade

1 curtida

Nome dele é Kevin Shields