Navio lançador de mísseis dos EUA entra no Canal do Panamá em mobilização nas águas da Venezuela

Navio dos EUA entra no Canal do Panamá em mobilização que preocupa Venezuela; veja vídeo

EUA aumentam pressão contra Nicolás Maduro e mobilizam forças militares próximas à costa venezuelana sob justificativa de combate ao crime organizado

O navio lançador de mísseis americano USS Lake Erie entrou na noite de sexta-feira (30) no Canal do Panamá, vindo do Pacífico, em meio a uma movimentação naval de Washington no Caribe e próxima às costas da Venezuela que tem preocupado Caracas e outros governos da região.

O cruzador passou pela eclusa de Pedro Miguel por volta das 21h30 no horário local (23h30 de Brasília) e seguiu navegando rumo ao Atlântico em uma travessia de 80 km que leva cerca de oito horas.

O Lake Erie, com o número 70 pintado em branco no casco, passou os dois últimos dias atracado em um píer do porto de Rodman, na entrada do canal pelo lado do Pacífico.

Algumas famílias surpresas viram o navio de guerra passar em Pedro Miguel a partir de um mirante localizado às margens do canal.

Sete navios de guerra dos EUA, junto com um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear, estão na região ou devem chegar em breve, trazendo mais de 4.500 marinheiros e fuzileiros navais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que combater os cartéis de drogas é um objetivo central de sua administração, e autoridades americanas dizem que os esforços militares visam enfrentar as ameaças desses cartéis.

Os Estados Unidos acusam o presidente venezuelano Nicolás Maduro de liderar um cartel de drogas e aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa por sua captura.

Três navios lançadores de mísseis dos EUA devem posicionar-se nos próximos dias em águas internacionais, próximas ao limite com a Venezuela, em operações que, segundo Washington, são voltadas ao combate ao narcotráfico internacional.

Como resposta, Caracas anunciou o deslocamento de 15 mil integrantes das forças de segurança na fronteira com a Colômbia, também para ações contra o narcotráfico.

Além disso, a Venezuela informou na terça-feira (26) que patrulhará suas águas territoriais com drones e navios da Marinha. Maduro também afirmou contar com 4,5 milhões de milicianos como resposta às “ameaças” dos Estados Unidos, embora especialistas coloquem esse número em dúvida.

O Lake Erie tem 173 metros de comprimento por 10 metros de largura, desloca 9.800 toneladas e tem como base o porto de San Diego, na Califórnia.

A presença de forças militares americanas próximas à Venezuela preocupa países da região, entre eles o Brasil.

Ao receber o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no Palácio do Planalto na quinta (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou “ameaças ilegais de uso da força” sob justificativa de combate ao crime organizado.

A preocupação do governo brasileiro com a movimentação militar dos Estados Unidos já tinha sido expressada em reunião recente da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), realizada em Bogotá, na Colômbia.

https://x.com/AFP/status/1961641820078879116

https://x.com/defense_civil25/status/1961967883220627677

como pode um país sempre ficar inventando essas lorotas pra destruir outros países e não tem ninguem no mundo que consiga fazer algo pra impedir

11 curtidas

E vamos de roubar Petróleo e terras raras

Bem,na Venezuela realmente é uma ditadura e ninguém vai se importar em impedir..
Aí os EUA se aproveitam disso para roubar com a desculpa de tá combatendo crime

Queria que os EUA invadisse uma ditadura como a Arábia Saudita

Cadê a China e a Rússia nessas horas?

Mais um buzz single do laranjão

Próximo passo trazer a democracia americana para o Brasil

Tomara que afunde :folded_hands:

Tão fazendo evento (desfile militar etc) juntos com a Coreia do Norte, Erdogan e outros líderes mundiais em Pequim pra mostrar pro Trump que a coisa ficou séria

2 curtidas

morta que eu não estava sabendo disso..

Os policiais do mundo

Acontece que eles só mexem com quem eles podem destruir. ninguém vai querer contra atacar o US pq vai virar pó. Infelizmente a queda do US vai ter que ser se autodestruir

1 curtida

Tem relação com o dia da vitória (URSS na 2GM) que será dia 3 agora na verdade

1 curtida

Até hj eles não mexeram com ninguém que pudesse atacar eles na casa deles, mas agora com a China/Rússia a situação mudou totalmente

Mais branqulos americanos para serem degolados e esquartejados pelo pcc e o cv em alguma mata por aí, amoooo

Ué, mexeram com o Japão e lançaram 2 bombas atômicas matando 214 mil pessoas de uma vez. Eles são covardes

Eu digo mexer com alguém que tenha poder de fogo pra atingir eles diretamente, pearl harbor foi uma exceção, já que fica numa ilha no meio do pacífico

2 curtidas