NYT comenta a fisicalidade da performance da Taylor Swift nas Eras Tour


Como comandar um palco sem grandes movimentos de dança (versão de Taylor)
A coreografia da Eras Tour de Taylor Swift não exige muito dela, mas ela sabe como usar seus movimentos simples a seu favor.

Por Brian Seibert

Já que é um eufemismo chamar a Eras Tour de Taylor Swift de o show pop dominante do ano, não é de surpreender que trechos do show, capturados por fãs em seus telefones, tenham inundado sites de mídia social por meses. Assista a alguns desses clipes e talvez perceba que os movimentos de dança, em contraste com os figurinos e efeitos visuais de grife, são bastante simples e sem originalidade, o tipo de coisa que qualquer um pode ser capaz de fazer.

Pelo menos era o que eu pensava antes de ver a Eras Tour ao vivo. Experimentando em Los Angeles, no final da primeira etapa nos Estados Unidos, mudei de ideia. Como dança, o show é simples e sem originalidade - mas excepcionalmente eficaz.

Swift é uma estrela pop que dança, mas não é conhecida por dançar. Mesmo muitos de seus admiradores admitem que, nesse aspecto, ela não é nenhuma Beyoncé, nem Britney Spears - por mais que ela tente, ela é um pouco rígida e desajeitada. Seja como for, a linguagem corporal é crucial para o funcionamento da performance de mais de três horas.

Na sexta-feira, no segundo de seis shows em Los Angeles, o gesto mais significativo aconteceu cedo, entre as músicas. Aproveitando o rugido ensurdecedor de 70.000 fãs, Swift lançou um tímido “Quem, eu?” pose e disse que queria tentar alguma coisa. Ela apontou para uma seção do SoFi Stadium, e a torcida daquela seção de alguma forma ficou mais alta.

“Eu me sinto tão poderosa”, disse ela, beijando um bíceps. Mas o poder que ela estava flexionando não era muscular. Era sua habilidade - com a ampliação de telas de vídeo gigantes - se conectar com todos os membros da multidão. A coreografia ajudou a manter essa conexão viva.

Não me refiro apenas aos números de dança, embora existam muitos, coreografados por Mandy Moore (“La La Land”, “So You Think You Can Dance?”). Os dançarinos de apoio às vezes contribuíam para o espetáculo. Eles lidaram com os paraquedas florais ondulantes que escondiam e revelavam Swift no início. Eles empunhavam esferas brilhantes durante “Willow”, nuvens em escadas durante “Lavender Haze”, guarda-chuvas durante “Midnight Rain”. Não especialmente imaginativo, tudo isso era apenas algo grande o suficiente para ser visto.

Em outro lugar, os dançarinos ajudaram a sugerir as situações das músicas. O beijo no bíceps foi uma continuação de “The Man”, uma reclamação sobre padrões duplos de gênero que foi encenada como uma subida pelas escadas e níveis de um conjunto de escritórios habitado por trabalhadores que batem no peito. Em outras canções, alguns dançarinos desempenharam papéis: o namorado que Swift repreende por negligência emocional em (e no topo) uma longa mesa de jantar em “Tolerate It”, ou o escandaloso protagonista socialite de “The Last Great American Dynasty”.


Mas, na verdade, o show tem apenas um personagem, Swift. Em “Look What You Made Me Do”, os dançarinos estavam fantasiados como versões anteriores dela, presos em caixas transparentes como bonecas. Principalmente, porém, eles serviram como um grupo de amigos ou convidados de festas. Um grupo feliz e diversificado, eles fizeram uma pequena dança de salão para evocar a fantasia romântica de “Lover”, um pouco de moda para dar um pouco de brilho a “Bejeweled”.

E então eles foram embora. Ou seja, eles deixaram o público sozinho com Swift, repetidamente, restabelecendo a emoção da intimidade em massa. Outras estrelas pop usam esse efeito, mas é especialmente potente com Swift porque ela também é uma cantora e compositora, que pode se sentar ao piano ou explorar a iconografia de uma contadora da verdade com guitarra.

Os momentos mais intensos do show foram nessa modalidade: a versão estendida de 10 minutos de “All Too Well” e o mini-set acústico de “canções secretas” que diferem de noite para noite. Isso quase não é dançar, mas requer uma fisicalidade particular na qual Swift se destaca. Ela tem a postura ampla, confiante e confiante. Ela parece ter os pés no chão, confortável, em casa.

Isso geralmente é verdade quando ela não está dançando. Ela pode se pavonear ou pular pela enorme passarela e palco que se estendem pelo chão do estádio sem parecer pequena. Ela pode fazer poses por cima do ombro para a câmera. Ela pode habitar seus muitos trajes brilhantes - balançando os quadris em vestidos de franjas e botas Louboutin, usando as mangas esvoaçantes em seu vestido “Folklore” da mesma forma que Stevie Nicks usa lenços.

Então, importa que na rotina burlesca da cadeira do café para “Vigilante ___”, uma homenagem às danças loucas de Bob Fosse, ela seja imprecisa e fisicamente descomprometida com os prazeres e perigos do sexo? (Ela acaricia seu corpo como se tivesse medo.) Não, porque seus fãs a amam de qualquer maneira. E tem, porque essa dança imperfeita é, eu acho, parte de sua imagem não ameaçadora de mulher comum. Isso a torna mais fácil de se identificar.

E é disso que trata todo o show, a identificação entre Swift e os fãs que ela continuamente agradece e bajula, os fãs que conhecem cada palavra de cada música. Swift disse ao público de Los Angeles que quando os fãs cantam suas letras junto com ela, ela interpreta isso como um sinal de que eles também sentiram o que ela sentiu.Faz sentido, então, que ela se mova da maneira que qualquer um pode se mover. Para que qualquer um possa imaginar ser ela - apenas apontando e se sentindo poderosa.

“Faz sentido, então, que ela se mova da maneira que qualquer um pode se mover. Para que qualquer um possa imaginar ser ela - apenas apontando e se sentindo poderosa.”

MAS AQUI ELES FORAM CIRÚRGICOOOOOS!!!

Ser mediocre agr virou conceito

kkkkkkkkkk a notinha plantada

Eles são muito babões dela, chega a dar nojo kkk

Eu achei a matéria super elogiosa. O foco da Taylor é composições de qualidade e não algo espalhafatoso.

O fã da Katy perry metendo uma foto da Beyonce agora kkkk

que piada

Pior que nas reviews de álbuns dela, eles sempre pegam bem pesado.

Mas acho que são departamentos diferentes, não sei.

A nossa amanda campeã do bbb mulher real