Dazed faz matéria dizendo que pop 'precisa urgentemente ser salvo em 2023' e cita Rihanna, Beyoncé, Gaga e ARTPOP

Monopolised by a few select artists, and devoid of excitement and spectacle, pop music is at risk of becoming stagnant

Como fã de Swift, admito que saudei o sucesso de uma das minhas ‘fave’ e me deleitei com o dilúvio de novo material; como a própria Swift diria: “Eu sou o problema; sou eu." Ainda assim, antes de ser um Swiftie, sou um devoto da música pop. Como tal, é difícil não ver a onipresença de Swift, pelo menos em parte, como um sintoma de um ecossistema de música pop estagnado.

Não faz muito tempo, o pop estava repleto de competição saudável. Há uma década, Katy Perry, Lady Gaga, Rihanna, Miley Cyrus, Lorde, Britney Spears, Beyoncé e Taylor Swift operavam simultaneamente. Foi uma era de titãs, muitos dos quais estavam dispostos a dar passos criativos ousados ​​para garantir seu espaço no panteão do pop: Gaga jogou tudo na parede com Artpop, vomitando tinta durante apresentações promocionais, enquanto Beyoncé mudou o jogo com aquela queda digital, reinventando a narrativa visual na música e destruindo o livro de regras dos cronogramas de lançamento.

Mas às vezes dá a sensação de que artistas como Gaga estão, agora, apenas assistindo nas arquibancadas. No entanto, outro dos principais jogadores também não estão em campo. Rihanna continua desaparecida. A própria Lady Gaga salvou o mundo durante a pandemia de se tornar uma chatice total com Chromatica, mas retornar ao pop parecia ser mais uma tarefa árdua do que vender cosméticos e estrelar a sequência de Joker. Ariana Grande está ocupada filmando Wicked. Nicki Minaj tem um primo em Trinidad cujos testículos de um amigo supostamente ficaram inchados após tomar a vacina COVID-19. E Miley Cyrus nos deu “Flowers”, mas não conseguiu realmente seguir em frente. Apenas Beyoncé apareceu para nós (embora sem recursos visuais).

Em vez disso, apenas alguns poucos pisam no campo de jogo do pop, que está coberto de ervas daninhas. E à medida que continuam a dominar, o terreno fica repleto de detritos de sons virais do TikTok, colaborações cansadas que dependem de interpolações de refrões de músicas melhores e de Ed Sheeran. De vez em quando, artistas como SZA, Olivia Rodrigo ou Lil Nas X podem avançar, semeando rupturas em seu rastro, mas eles são os excluídos agora, sua ascensão ao Monte Olimpo do pop é uma raridade.

No caso de Taylor Swift, ela pode estar se desenvolvendo artisticamente, mas sua presença dominante é um sinal de que outros simplesmente não estão com vontade de fazer o mesmo – afinal, os monopólios podem destruir a criatividade; sem competição, não há necessidade de inovar.

Isso não é necessariamente culpa de Swift: como dizem, não odeie o jogador; odeio o jogo. Embora ela não seja tímida quando se trata de mercantilização, a culpa é da indústria em geral. Orçamentos reduzidos, falta de investimento em novos artistas, falta de tempo para desenvolvimento artístico, ansiedades quanto à ascensão do streaming e receios sobre a influência de plataformas sociais como o TikTok criaram um ambiente onde o pop de grande sucesso está a tornar-se uma coisa do passado.

Naturalmente, alguns podem considerar isso uma coisa boa. Embora o pop possa carecer de espetáculo, pelo menos mais pessoas dão uma olhada em um ecossistema tão modesto. E, claro, se você está com fome de coisas bombásticas, o K-Pop oferece algo maior e melhor do que o pop ocidental jamais poderia esperar.

Ainda assim, como alguém que vive para a música pop, é trágico olhar para uma paisagem outrora próspera e vê-la desprovida de superestrelas concorrentes. Na minha opinião, quando se trata de música pop, às vezes mais é, na verdade, melhor. O mundo precisa de alguém voando no meio da multidão usando um vestido voador. Deveria haver grandes performances coreografadas na TV, completas com 20 dançarinos de apoio. Rihanna deveria absolutamente sequestrar 150 jornalistas novamente e mantê-los prisioneiros em um avião enquanto ela festeja na primeira classe. É disso que a cultura pop é feita. Estas são as coisas que os fãs pop desejam. Estas são as coisas que o pop deve manter vivas. Não será Hilary Duff quem fará isso, mas a música pop em 2023 precisa urgentemente de ser salva.

Tradução livre feita pelo Google Tradutor

8 curtidas

que competição saudável era essa

1 curtida

Eu odeio esse monopólio da Taylor, mas quem manda as outras citadas serem barangas preguiçosas enquanto a Taylor é a única dessas que parece se importar com a carreira?

20 curtidas

inteligente ela em trabalhar sem parar enquanto as outras tao vendendo avon, calcinha e enfiadas em vegas

4 curtidas

Mais um tópico pros Bcharts usarem como token pra atacar a Gaga só por ela respirar.

3 curtidas

Salvar o pop com um Chromatica?

pelos artistas citados, a poc q escreveu o artigo deve ter uns 38 anos…

detalhe que eles eram os que mais fomentavam essas disputas
e que mais detonaram o artpoc… essa gente se passa demais

1 curtida

A música pop tá em risco pra quem tem o conceito de diva pop do final dos anos 90/anos 2000 na cabeça. A música evolui e muda de geração pra geração e tá tudo certo.
A música pop dos anos 2000 não era nem de perto a mesma dos anos 80, assim como a atual não reflete os anos 2000 e por aí vai.
As gerações tem gostos diferentes e esse texto cheira a gente velha que não aceita mudança. E eu mesmo me encaixo nisso porque acho essas artistas tipo Olivia e Billie e um saco, mas é o que a geração mais nova consome e tá tudo bem.

6 curtidas

Gaga salvar o pop hm kk bjs

a matéria do regis tadeu

Mas é
O autor do texto é uma gay branca millennial fã da Gaga e Britney

no mais o artigo parece de um viado saudosista que vê o pop em cima das divas da década passada, a nova geração se espelha e busca outras coisas além de looks e performances

sim, vao colocar um gay da bcharts de 27 anos que nao consegue terminar a faculdade de marketing pq fica o dia inteiro vivendo em um mundo paralelo no fórum para escrever artigo em site sério kkk

Shakira reinou este ano e sequer foi citada #latinofobia

Seria mais interessante que ler a opinião dessa gay de 38 anos que não saiu de 2009

é justamente isso que o artigo fala

já da pra parar de ler aqui kkk

o mundo não concorda com você