Dazed faz matéria dizendo que pop 'precisa urgentemente ser salvo em 2023' e cita Rihanna, Beyoncé, Gaga e ARTPOP

Monopolised by a few select artists, and devoid of excitement and spectacle, pop music is at risk of becoming stagnant

Como fã de Swift, admito que saudei o sucesso de uma das minhas ‘fave’ e me deleitei com o dilúvio de novo material; como a própria Swift diria: “Eu sou o problema; sou eu." Ainda assim, antes de ser um Swiftie, sou um devoto da música pop. Como tal, é difícil não ver a onipresença de Swift, pelo menos em parte, como um sintoma de um ecossistema de música pop estagnado.

Não faz muito tempo, o pop estava repleto de competição saudável. Há uma década, Katy Perry, Lady Gaga, Rihanna, Miley Cyrus, Lorde, Britney Spears, Beyoncé e Taylor Swift operavam simultaneamente. Foi uma era de titãs, muitos dos quais estavam dispostos a dar passos criativos ousados ​​para garantir seu espaço no panteão do pop: Gaga jogou tudo na parede com Artpop, vomitando tinta durante apresentações promocionais, enquanto Beyoncé mudou o jogo com aquela queda digital, reinventando a narrativa visual na música e destruindo o livro de regras dos cronogramas de lançamento.

Mas às vezes dá a sensação de que artistas como Gaga estão, agora, apenas assistindo nas arquibancadas. No entanto, outro dos principais jogadores também não estão em campo. Rihanna continua desaparecida. A própria Lady Gaga salvou o mundo durante a pandemia de se tornar uma chatice total com Chromatica, mas retornar ao pop parecia ser mais uma tarefa árdua do que vender cosméticos e estrelar a sequência de Joker. Ariana Grande está ocupada filmando Wicked. Nicki Minaj tem um primo em Trinidad cujos testículos de um amigo supostamente ficaram inchados após tomar a vacina COVID-19. E Miley Cyrus nos deu “Flowers”, mas não conseguiu realmente seguir em frente. Apenas Beyoncé apareceu para nós (embora sem recursos visuais).