Roanoke era uma colônia britânica de governança de um explorador chamado John White, ficava situada na atual Carolina do Norte e foi criada durante a febre da colonização da America do norte (mais ou menos entre os séculos séculos XVI e XVII)
O início do mistério
John foi chamado pela coroa inglesa para ir até a europa pegar suprimento em 1587, e por conta de uma convocação para a guerra da Invencível Armada feita pela própria rainha Elizabeth ele precisou ficar em território britânico até 1590, deixando sua família e subordinados na colônia.
O problema é que,ao retornar, encontrou o local onde, três anos atrás a colônia estava instaurada, com uma população de cerca de 115 homens completamente saqueada. Não havia um indício sequer do destino dos habitantes ou de qualquer assentamento da colônia.
A única evidência encontrada no local foi um tronco de árvore com um inscrito entalhado: “Croatoan”, palavra essa que nomeava uma tribo que vivia numa ilha ao norte do local.
Teorias e evidências
Esse desaparecimento é obviamente lotado de teorias, há quem diga que após a demora do retorno de John, os habitantes tentaram retornar para a Europa em embarcações mas não conseguiram chegar ao destino. Outros defendem que após uma invasão de nativos, os habitantes foram sequestrados e levados para outroa locais. Já a teoria mais aceita é de que a comunidade acabou se integrando a tribos de nativos.
3 anos é bastante tempo. Prefiro imaginar que os nativos sequestram os caras e se vingaram deles. Talvez até com ajuda de outras tribos.
Como eles conheciam o território melhor que ninguém, devem ter sumido com todas as evidências no ambiente