O que exatamente é uma Khia?

https://x.com/itsianraymond/status/1861579905810551236?t=ewSJzxcqz7KUjWwpH5_OYg&s=19

Todos os dias, belas inovações linguísticas brotam das sarjetas da internet diretamente para nossas mentes abertas. Há “delulu” e “ skibidi toilet ” e “Ellen DeGeneres é uma predadora de ponta ambientalmente significativa que baniria Hawk Tuah para manter o equilíbrio ecológico”.“rawdogging” e “aura points” e “Clairo Shade”. Da arena gladiatória do Twitter pop stan, uma nova palavra da moda emerge triunfante: “ Khia ”. Se você não sabe, vamos tirar “X” deste artigo e te levar para a cama, vovó .

Aqui estão os contextos em que você pode ter encontrado “khia”, assumindo que você é homossexual (culturalmente ou realmente), tem menos de 30 anos e é ativo no X: Em um tweet elogiando uma artista pop de última geração que está explodindo (“ela tinha uma passagem só de ida para sair do hospício khia”, proclama uma fã de Tate McCrae, postando um clipe de seu videoclipe “ganancioso”) ou resposta desdenhosa ao sucesso de uma artista supostamente superestimada (“Gracie Abrams é uma khia e a única razão pela qual as pessoas a ouvem é porque ela é uma taychild”, “taychild” significando aluna de Taylor Swift) ou lembrança nostálgica de uma época em que uma estrela pop desfrutava de um status mais específico (“é exatamente por isso que quero que Carly Rae Jepsen permaneça khia para sempre”). No sentido mais básico, um “khia” é um ninguém, uma pessoa irrelevante. Beyoncé não é canonicamente uma khia; nem Taylor Swift, embora ela ocasionalmente exiba comportamento de khia. Como DJ Louie XIV, apresentador do podcast musical Pop Pantheon e Khia-hd (como uma Khia Ph.D.), resume: “Uma khia é uma garota pop sobre a qual as pessoas falam, mas com quem ninguém parece se importar culturalmente”.

Um caso clássico de khia-dom: em 2014, Rita Ora, então com 23 anos, que estava lutando para se firmar nos Estados Unidos, tuitou que lançaria uma nova música se conseguisse 100.000 retuítes. Ela recebeu uma ninharia desse engajamento, sumariamente deletou o tuíte e então alegou fracamente que havia sido hackeada, o que absolutamente ninguém acreditou. É uma gafe que nenhum suburbano ouvindo rádio pop no supermercado registraria (o quanto o comprador médio da Kroger sabe sobre Rita Ora?), mas está estampado na memória dos devotos obstinados da música pop, que monitoram o sucesso pop como se fosse a NFL. São esses fãs queer que acompanham Ava Max, Bebe Rexha , Camilla Cabello e seus semelhantes — “muitas vezes mulheres brancas indefinidas que não seguem sua própria musa, mas sua ideia do que uma estrela pop é e faz”, define meu amigo Shaad D’Souza, um colega crítico de música pop que foi chamado de khia por fãs descontentes de Halsey, depois que ele recentemente criticou seu álbum e eles retaliaram fazendo um infográfico chamando-o para fora. (Levando sua carne para o Canva: um movimento muito khia.) Um khia cai no abismo fatal entre aspiração e realidade. Dizem que aqueles que ainda labutam em relativa obscuridade estão presos no “asilo khia”, o calabouço subterrâneo em cujas paredes eles batem, até que pela graça benevolente de Deus — ou uma direção criativa melhor — a porta se abre para o topo das paradas da Billboard .

Fãs do pop: Eles têm imaginações tão vívidas e sádicas. Na alegoria do hospício khia, eles são os salvadores e os carcereiros. Eles prometem sua devoção às divas underground, espalhando seu evangelho para públicos mais amplos e protegendo-os de ataques externos. "Eu tenho uma base de fãs muito pequena, mas poderosa, e eles realmente marcam ponto todas as manhãs como, essa garota precisa da nossa ajuda ", diz Jae Stephens, uma estrela pop negra que escreveu para J.Lo e Normani e começou a se autoidentificar como khia como uma piada interna bem-humorada. “Estou totalmente ciente do fato de que estou em ascensão, e se isso é o que é preciso para fazer as pessoas se unirem em torno de uma causa, então com certeza.” Sua definição de trabalho de “khia” é relativamente positiva: não alguém que já passou, não um fracasso, mas “alguém que ainda não teve sua chance”. É verdade. Em alguns casos, “khia” conota um segredo bem guardado, um visionário cujos talentos ainda são conhecidos apenas por aqueles com excelente gosto. Outro exemplo: “ Meu império romano é Caroline Polachek, porque toda vez que encontro um novo artista khia, Caroline já os segue no Instagram ”, essencialmente uma lista de músicos pop underground para fazer streaming em seguida.

Mas os fãs também menosprezam e patrocinam seus ídolos, adotando um investimento perverso em sua pequenez. “Minha missão não é ser mantida em um portão, tipo me deixar sair”, diz Stephens, observando que alguns fãs a incentivaram a ter cuidado ao se inclinar muito para o rótulo, dado o quão desdenhoso a indústria pop já é em relação aos artistas negros. O uso de “khia” como um insulto na verdade remonta a 2014, quando fãs de Nicki Minaj reagiram com surpresa a uma foto de um fã sobrecarregado conhecendo Khia , o rapper americano famoso por “My Neck, My Back”, que não merecia ser invocado nesta conversa. (O verdadeiro Khia não respondeu aos pedidos de comentário.) Seu uso só explodiu de verdade no ano passado, quando uma série de supostos “khias” — Charli XCX, Tinashe, Chappell Roan — finalmente entraram no mainstream.

Quanto mais você investiga, mais confusa fica a definição de “khia”, ou pelo menos mais indiscriminado seu uso. Magdalena Bay, a dupla pop de garotos e garotas cujo recente sucesso, Imaginal Disk , serviu como inspiração de Halloween para Rosalia , são khias? Não, elas são apenas indie — ex-garotas do prog-rock que não se importam nem um pouco com o estilo de vida pop, embora sejam fascinadas por música pop. E quanto a Dua Lipa , uma estrela pop de primeira linha cujo Radical Optimism teve um desempenho um pouco abaixo da média? Possivelmente, mas acho que não. Homens raramente são chamados de khias, com exceção talvez de Lil Nas X , porque são menos interessantes para fãs de pop queer (especificamente gays) e, portanto, raramente fazem parte da conversa. “Há um tipo de jogo divertido e exagerado que todos nós jogamos em torno das garotas pop que também é meio depreciativo e misógino”, diz DJ Louie, alertando sobre o perigo de impor um enquadramento indesejado em torno de nossos artistas favoritos. “Já entrevistei muitos desses artistas, como Tinashe, e a resposta geral é que a maneira como as pessoas ficam obcecadas em saber se eu sou grande ou não é algo muito tóxico e quase nunca é o que eu busco ”, diz Shaad.

O significado e a aplicação de “khia” evoluíram para acomodar diferenças na intenção do artista. Nicki Minaj e a conta de fãs da cultura pop @Yslonika propuseram Lana Del Rey como alguém que ainda é considerada bem-sucedida, mesmo que ela não esteja nas paradas: “Ela não é considerada uma khia porque ela é um marco na cultura pop.” Ser uma “khia” pode não ser sobre estatísticas, mas sim sobre integridade e visão.

No fim das contas, tentar rastrear uma definição precisa é uma missão de tolo. “O que você e eu estamos tentando fazer agora é aplicar lógica a esse conceito inventado por garotos de 14 anos”, Shaad me diz, depois de termos passado por muitos exemplos de casos. ( Charlie Puth é um khia? E Carly Rae Jepsen ?) “No fim das contas, você está em um tipo diferente de asilo se tentar descobrir muito.”

4 curtidas

STREAM @igorb @bizantino

6 curtidas

All you ladies pop your pussy like this

3 curtidas

Nunca tinha visto esse termo

Eu tentei fazer acontecer aqui, mas o povo da BC nao comprou

Eu li o texto e continuei sem entender o sentido disso kkkk

tecnicamente é chamar um artista daqui de lexa

4 curtidas

essa é maravilhosa

a camila cabello

Basicamente uma pessoa que ja foi bem sucedida e hoje é irrelevante, que caiu no esquecimento, que ngm liga mais n importa o que ela faça de novo, nao cativa mais a atenção do publico.

Resume

Aqui vai seu resumo.

O termo “khia” surgiu na cultura pop online, sendo utilizado de maneira irônica e desdenhosa para descrever artistas pop irrelevantes ou sem grande reconhecimento. A palavra é associada a uma pessoa que, embora esteja no centro das discussões, não possui impacto cultural significativo. Fãs de pop, especialmente dentro da comunidade queer, popularizaram o uso de “khia” para rotular estrelas em ascensão ou que lutam para se firmar. O conceito é flexível e pode conotar tanto uma crítica quanto uma homenagem a artistas subestimados. Artistas como Rita Ora e Tinashe são exemplos de “khias”, enquanto outras como Beyoncé ou Taylor Swift não se encaixam no termo, apesar de exibirem comportamentos “khias” em certos momentos. O uso do termo se expande para incluir o reconhecimento de talentos ocultos, mas também reflete uma obsessão tóxica por status no universo pop. Assim, “khia” não possui uma definição fixa e continua evoluindo, dependendo do contexto e da visão dos fãs. Resumo feito por mim, se precisar de qualquer ajuda por favor me contacte.

Xtina é Khia?

Infelizmente :choro:

Amo toda a historia do khia asylum

Khiaria?

KKKKKKL

será que a própria khia sabe que o nome dela está sendo usado como sinônimo de fracassada? porque esse termo já tomou uma proporção bem grande

é o @tyler

Sabe