O webtoon coreano ‘Get Schooled’ é criticado por um enredo ‘racista’

Painéis problemáticos: “Get Schooled”, que tem mais de 99 milhões de visualizações no Webtoon, gerou polêmica sobre a introdução de um personagem mestiço em sua última edição.

O episódio 125 apresenta Hwang Ho-jun, um estudante do ensino médio que mora em uma cidade do interior com uma população diversificada, identificando-se como o único coreano “puro” de sua classe. No mesmo episódio, Lee Muk-hyun, um valentão da escola, é descrito como um etíope coreano com um “físico enorme”.

Vários momentos perturbadores são apresentados ao longo do episódio. Por exemplo, um grupo de estudantes do ensino médio é visto submetendo o agressor a insultos raciais equivalentes à palavra com N, culminando em uma altercação física. Lee é então retratado zombando de outros estudantes que foram forçados a agir como macacos.

Reação nas redes sociais: o lançamento do episódio gerou indignação generalizada entre os fãs que consideraram seu conteúdo ofensivo.

Webtoon responde: Em resposta ao vídeo TikTok de @rin.joestar, a conta oficial do Webtoon fez uma série de comentários prometendo remover o episódio.

“O conteúdo racista foi removido de nossa plataforma e o episódio está em análise”, dizia o comentário. “Racismo ou conteúdo racista não têm lugar no WEBTOON. Não deveria ter sido publicado e pedimos desculpas a qualquer pessoa que o encontrou ou aos danos que causou à incrível comunidade WEBTOON. O conteúdo retratado neste episódio não está alinhado com os valores do WEBTOON e não é absolutamente algo que defendemos.”

Após a reação negativa, os criadores de “Get Schooled”, Yongtaek Chae e Garam Han, emitiram um pedido de desculpas para reconhecer que não conseguiram “reconhecer como certas expressões são racistas”. Desde então, os criadores editaram e removeram o conteúdo ofensivo do episódio e colocaram a série em um hiato nos EUA, ao se comprometerem a aprender mais sobre “a discriminação racial passada e presente e a história das representações racistas”.

Após a reação negativa, os criadores de “Get Schooled”, Yongtaek Chae e Garam Han, emitiram um pedido de desculpas para reconhecer que não conseguiram “reconhecer como certas expressões são racistas”. Desde então, os criadores editaram e removeram o conteúdo ofensivo do episódio e colocaram a série em um hiato nos EUA, ao se comprometerem a aprender mais sobre “a discriminação racial passada e presente e a história das representações racistas”.

eu to chocada com o causo… eu tava começando a segunda temporada… esse enredo seria o proximo se nao me engano… me espanta eles terem aprovado isso primeiramente… bizarro

Eles literalmente fizeram os personagens imitarem um macaco para zombar de um negro. Como eles não sabiam?

Nojo