Odete Roitman vira o jogo e conquista o público no remake de Vale Tudo

Ela é autoritária, calculista, fria. Está longe de ser uma mãe carinhosa ou uma empresária afetuosa. Ainda assim, Odete Roitman, vivida por Débora Bloch, começa a conquistar o público do remake de “Vale Tudo” — e não é pela vilania, mas pela lógica implacável.

O ponto de virada veio em uma cena aparentemente simples: Odete dá uma lição de moral no filho Afonso (Humberto Carrão), que chega em casa depois de pedalar de madrugada e avisa que está indo pegar onda. Odete o recebe com ironia e reprovação, incomodada com o fato de que um dos herdeiros do seu império leva uma vida que mais parece um sabático eterno. “Eu amo esse tipo de agenda livre”, dispara, em tom seco.

A fala viralizou nas redes. Não porque foi cruel — mas porque foi real. Entre tantos filhos de famílias ricas retratados como jovens inofensivos e encantadores, Afonso surge como símbolo de uma geração de herdeiros que confunde privilégio com carreira. E Odete, com sua frieza de CEO que não engole amadorismo, acaba ganhando razão.

O público passou a ver na vilã algo além da maldade: uma mulher que cobra responsabilidade de quem vive às custas do poder dela. Odete não apenas exige lealdade e competência — ela despreza a passividade, odeia a mediocridade e não tem paciência para filhos mimados.

Esse tipo de postura, num momento em que novelas dialogam com debates sociais sobre meritocracia, herança e nepotismo, toca em pontos sensíveis da realidade fora da ficção. E o remake, assinado por Manuela Dias, entende isso com precisão.

Odete não é simpática, mas é coerente. E coerência, em tempos de narrativas rasas, vale ouro. É por isso que, pouco a pouco, o público começa a torcer por ela — mesmo sabendo que, cedo ou tarde, ela vai passar dos limites. E é aí que mora a força da personagem.

1 curtida

Jurava que povo ainda tava fazendo comparações toscas com a versão original.

A Débora tá ótima no papel uma das poucas coisas boas desse remake

2 curtidas

Odete rainha

to feliz que a débora tá bem no papel, e acho que essa odete mais sensual combinou com ela e foi uma atualização interessante pra personagem

4 curtidas

Eu tô gostando da Odete dela

1 curtida

A familia dela é insuportável kkkkkkkk faz ela parecer certa mesmo. O filho rico dando uma de legal mas sendo um mimado, a filha alcoolatra jogando toda culpa nela, o neto tratando ela de forma horrivel.

A irmã songa monga falindo

19 curtidas

Queen que está roubando cena

Teria um sugar baby se fosse uma velha bilionária?

1 curtida

o público ficando do lado dela e da maria de fátima, afinal essa solange também é insuportável

2 curtidas

Mas a culpa é dela mesmo kk
Só que a Paola tá tão ruim que faz o publico ter zero empatia

6 curtidas

Pior que é vdd
P gatilho pra ela virar pinguça foi que a Odete sempre fez ela acredita que ela que matou o irmão dela

mas estão kkk
a Bloch avisou: se vai comparar então assiste porra

1 curtida

Provoke society

Todo mundo grita com essa mulher kkkkk
Até o Destalentada do neto já deu umas duras nela
É essa a vilã das vilãs?

minha família tá amando a novela

só na bcharts e no twitter to vendo falar mal

1 curtida

Gente eu não tinha visto e ontem vi os 3 primeiros capítulos, e assim, eu não achei de tudo tão ruim assim não… não achei a Bella Campos tão ruim tbm não, na realidade ela ta melhor que em vai na fé.

Sim, na rua todo mundo fala bem da novela. Ontem meu diarista foi la em casa e tava dizendo que é a primeira novela q ve em anos.

Eu entendo as criticas de qm amou a original pq a vibe eh realmente muito diferente e, em alguns casos, mais basica. Mas acho q todo mundo tem q focar no desapego.

O que ta acontecendo que o publico tem preferido os viloes? Lembro que o publico adorava o Mavi. A Odete indo pro mesmo caminho.

Uma grande parte da crítica que vejo, são sempre relacionadas a “ah, mas na versão original…”

Estou adorando a novela como um todo. Tanto nos núcleos centrais como os de apoio.