Ontário proíbe participação de empresas americanas em contratos locais

Primeiro-ministro de Ontário proíbe participação de empresas americanas em contratos locais

Doug Ford também anunciou o cancelamento do contrato da província com a Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk: ‘o Canadá não começou essa disputa’

O primeiro-ministro de Ontário (Canadá), Doug Ford, anunciou nesta segunda-feira, 3, que a província proibirá empresas americanas de participarem de contratos locais até que as tarifas impostas pelos Estados Unidos, anunciadas por Donald Trump e previstas para entrar em vigor amanhã, 4, sejam removidas. “O Canadá não começou essa disputa com os EUA, mas pode ter certeza de que estamos prontos para vencê-la”, escreveu Ford.

Em seu perfil no X, Ford afirmou que empresas sediadas nos EUA “perderão dezenas de bilhões de dólares em novas receitas”, já que, segundo ele, o governo de Ontário destina anualmente US$ 30 bilhões (R$ 176 bilhões) a compras e investe US$ 200 bilhões (R$ 1,2 trilhão) em seu plano de construção. “Elas (empresas) só têm o presidente Trump para culpar.”

O premiê ontariano também anunciou o cancelamento do contrato da província com a Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk. “Ontário não fará negócios com pessoas determinadas a destruir nossa economia”, acrescentou.

No domingo, Ford já havia anunciado que removerá produtos americanos das prateleiras do Conselho de Controle de Bebidas Alcoólicas de Ontário (LCBO, na sigla em inglês), a agência governamental responsável por vender e distribuir bebidas na maior província do Canadá.

“Como o único atacadista de álcool na província, a LCBO também removerá produtos americanos de seu catálogo para que outros restaurantes e varejistas de Ontário não possam pedir ou repor produtos dos EUA”, disse Ford, em publicação no X (antigo Twitter).

A medida entra em vigor a partir desta terça-feira, 4, mesma data em que vigorará o decreto assinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar importações do Canadá de produtos em 25% e da energia em 10%.

“Todo ano, a LCBO vende quase US$ 1 bilhão (R$ 5,89 bilhões) em vinho, cerveja, destilados e seltzers americanos. Não mais”, disse Ford.

“Nunca houve um momento melhor para escolher um produto incrível feito em Ontário ou no Canadá. Como sempre, beba com moderação.”

14 curtidas

Ontario to cancel $100-million contract with Elon Musk’s Starlink, Premier Ford says

6 curtidas

AMAMOSSSS
queremos a derrocada dos eua!!!

Se o Musk se ferrou, estamos felizes

Eu to ontario

AMOOOO

eua tu vai morrer

Não só o governo federal do Canadá e Ontário, outras províncias tbm estão tomando medidas contra os EUA

2 curtidas

Eu amoooooo

Amamos

Fechem contratos conosco

Amo

parabéns, avril lavigne

gente eu tô chocada

@terror

tu sabe se o Panamá arregou para os EUA e vai abandonar o projeto com a China ?

Não vi nada sobre isso

eu tava vendo em um post de uma Trumpista desgraçada que o presidente tinha aceitado

fui procurar em um site e só achei em um sem credibilidade

Amooo o Canada tem total chance de se virar sem depender do CUSA, eles tem ótimas relações com o mundo inteiro kkkk ai ai