Opositor de Putin morre na cadeia | Eleições Presidenciais na Rússia em 1 mês

Opositor de Putin, Alexei Navalny morreu, diz agência

Governo russo disse não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.

O opositor russo Alexei Navalny morreu, informou a agência de notícias Reuters, nesta sexta-feira (16), citando o serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele cumpria pena há cerca de três anos.

Navalny é um ex-advogado que ganhou fama há mais de uma década ao satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e fazer acusações de corrupção. Na década de 2010, por exemplo, ele liderou um movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país.

Ele foi detido por forças russas em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos por acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política,

Rotina na prisão

Navalny recebia ajuda para que seus textos sejam publicados. Em uma mensagem na rede social X, ele descreveu uma rotina matinal.

“O cantor Shaman ficou famoso depois que eu já estava na prisão, então eu não consegui vê-lo ou ouvir sua música. Mas eu sabia que ele havia se tornado o principal cantor de Putin. E que sua principal música é ‘Eu sou russo’”, escreveu Navalny.

“Claro que fiquei curioso para ouvi-la, mas onde conseguiria fazer isso na prisão? E então eles me levaram para Yamal (local da prisão no Ártico). E aqui, todo dia às 5h da manhã, ouvimos o comando ‘Levantem!’, seguido do hino nacional russo e, imediatamente depois, a segunda música mais importante do país é tocada – ‘Eu sou russo’, do Shaman”.

A ironia, segundo Navalny, é que a propaganda estatal já ressaltou que ele costumava acompanhar nacionalistas russos em marchas anuais e agora, anos depois, estava ouvindo uma música pop ultra-nacionalista com propósitos educacionais enquanto faz seus exercícios matinais na prisão.

“Sendo honesto, ainda não tenho certeza se entendo corretamente o que pós-ironia e meta-ironia são. Mas se não for isso, o que poderia ser?”, brincou Navalny.

https://www.reuters.com/world/europe/jailed-russian-opposition-leader-navalny-dead-prison-service-2024-02-16/

“morreu”

n sabia que serviam chás na prisão

gente?

que mecanismo

Assassinato

putin é tipo o H do nosso seculo

2 curtidas

Uma morte super natural sem motivos pra levantar suspeitas né

Engraçado que os opositores sempre morrem naturalmente perto de uma data importante lkk

1 curtida

Foi suicidado!

Czar Vladimir Putin cuidou disso

Há um mês da eleição :skull:

quase 50m de views, o hit

O Putin nem disfarça

Ele sendo o primeiro a testar a vacina de câncer que a Rússia criou

Putin é tão sem vergonha kkkk

Se suicidou com 14 tiros nas costas

pior q n sei pq o putin se dá ao trabalho ele vai ganhar de lavada msm

1 curtida

Gente?