PACTO COLONIAL? Trump diz que Venezuela vai comprar apenas produtos dos EUA com lucros do petróleo

Trump diz que Venezuela vai comprar produtos dos EUA com lucros do petróleo

  • Presidente americano disse que país sul-americano vai comprar produtos agrícolas e medicamentos
  • Declaração é feita após anúncio do envio de até 50 milhões de barris a portos americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (7) que a Venezuela concordou em usar a receita da venda do petróleo que será entregue aos EUA para comprar apenas produtos fabricados no país.

Em publicação no Truth Social, Trump afirmou que as compras incluiriam produtos agrícolas, medicamentos, dispositivos médicos, bem como equipamentos para melhorar a rede elétrica e instalações energéticas.

“Em outras palavras, a Venezuela se compromete a fazer negócios com os Estados Unidos da América como seu principal perceiro”, escreveu.

Nesta terça (7), Trump disse que o governo interino da Venezuela entregará até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA e que os lucros serão controlados por ele.

“As Autoridades Interinas na Venezuela entregarão entre 30 e 50 MILHÕES de barris de petróleo de alta qualidade, sancionado, aos Estados Unidos da América”, afirmou. Os EUA consomem cerca de 20 milhões de barris de petróleo por dia.

Se o volume for confirmado, ele representaria de 30 a 50 dias da produção venezuelana antes do bloqueio parcial imposto pelos EUA aos petroleiros do país. Na cotação atual, o volume valeria cerca de US$ 2,8 bilhões (R$ 15 bilhões).

“Este petróleo será vendido ao seu preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como Presidente dos Estados Unidos da América, para garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos.”

O governo Trump tem pressionado a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, para aprofundar as relações econômicas com os EUA após a operação que levou à captura do ditador Nicolás Maduro.

Nesta quarta (7), o secretário de Energia americano, Chris Wright, disse em entrevista à CNBC que os EUA não estão roubando petróleo da Venezuela.

“Vamos reiniciar a venda do petróleo venezuelano nos mercados globais, colocár a receita em contas no nome da Venezuela e levar esses recursos de volta para o país em benefício do povo venezuelano”, disse.

6 curtidas

O trump endoidou, ele quer mesmo uma guerra

Esse homem é ridículo e vai fazer a direita perder muitas eleições pelo mundo kkkk

10 curtidas

O dinheiro saindo e voltando pros EUA kkkkk

Eles são mestres nisso né

Bando de lixo

7 curtidas

isso é mt triste. o mais louco são os bolsonaristas querendo o mesmo por aqui kkkkkk

10 curtidas

agora mesmo que a venezuela vai ficar com colesterol lá pro alto

6 curtidas

Os preços exorbitantes, que se fodam esses malucos, ao invés de lutarem pela independência e liberdade de verdade, estão comemorando o início de outra ditadura.

1 curtida

To boba

Incrível que a nova fase é fazer tudo abertamente né

Eles construíram uma cultura em que eles podem fazer o que quiser, mas quem discorda deles jamais pode agir com a mesma violência

Espero muito que a imagem dos republicanos fique destruída

1 curtida

meu sonho, PILHAAAAA

E se perder ele invade o país

To rezando muito para os republicanos perderem as mid terms em novembro, só assim pra botar o freio nesse maluco

3 curtidas

Como assim o interesse não era no povo venezuelano? :hushed_face:

Parece muito com a lógica das fazendas que têm trabalho escravo e o empregado praticamente trabalha só pra pagar os itens caríssimos que ele é obrigado a comprar do dono da fazenda. Esse é o nível do absurdo.

3 curtidas

Tomara

eu aposto que inicialmente a situação vai aparentemente melhorar e os neoliberais vão abrir as asinhas

1 curtida

mais uma colônia do cusa

2 curtidas

até a guiana francesa deve ter mais dignidade que a venezuela nessa situação

Era assim com os colonos italianos que vieram pro Brasil pra trabalhar nas lavouras de café, era condições análogas ao trabalho escravo, eles moravam na fazenda e eram obrigados a comprar tudo nas mercearias de lá, tudo inflado, eles não podiam sair enquanto não pagassem as dividas, as fazendas cercadas por gente armada

2 curtidas