Em meio a conflitos globais e fontes intermináveis de estresse, a cor do ano da Pantone para 2024 é PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, um tom suave e acolhedor de pêssego que serve como um lembrete para desacelerar e cuidar de nós mesmos e uns dos outros. O nome romântico da cor reflete a sensualidade tátil associada ao tom: pêssegos aveludados, penas macias de marabu e sedas e cetins vintage e suaves vêm à mente ao pensar na combinação de rosa e laranja.
Para Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto de Cor da Pantone, o Peach Fuzz é uma cor adequada para o momento que estamos vivendo, um reflexo das necessidades e desejos humanos básicos que muitos podem estar sentindo em meio a tempos desafiadores.
“Ao entrarmos em 2024, algumas das coisas que se tornaram especialmente evidentes para nós é o conceito de estilo de vida ganhando novo significado”, disse Eiseman à TIME. “Estivemos vivendo neste tempo de tumulto em muitos aspectos de nossas vidas, e como resultado disso, nossa necessidade de cuidado, empatia e compaixão continua a crescer mais forte à medida que imaginamos um futuro mais pacífico.”
Eiseman destaca que o tom delicado convoca os espectadores à experiência humana, com ênfase na importância da saúde e bem-estar para a mente, corpo e alma. Das cores quentes de um amanhecer ou pôr do sol ao aconchego de uma manta felpuda, a cor afirma momentos de tranquilidade interna com a profunda necessidade de comunidade, reunião e conexão.
“Fomos lembrados de que uma parte vital de viver uma vida boa e plena é ter boa saúde, resistência e força para desfrutá-la”, disse Eiseman. “Num mundo que muitas vezes enfatiza a produtividade e a realização externa, é importante reconhecer a necessidade de cultivar nosso eu interior e encontrar momentos de descanso, criatividade e conexão humana.”
Para Laurie Pressman, Vice-Presidente do Instituto de Cor da Pantone, a seleção de cor deste ano é especialmente significativa, dado que é o 25º aniversário do programa de Cor do Ano da Pantone. Para Pressman, a curadoria de uma cor que é sinônimo de conexão humana é simbólica não apenas deste ano, mas do objetivo geral do programa em si.
“Com a Cor do Ano Pantone 2024, vemos um foco aumentado na comunidade e nas pessoas ao redor do mundo reformulando como desejam viver e avaliando o que é importante - o conforto de estar perto daqueles que amamos”, disse Pressman em um comunicado. “A cor é aquela cujo abraço caloroso e acolhedor transmite uma mensagem de compaixão e cuja sensibilidade aconchegante reúne as pessoas e enriquece a alma. No espírito de PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, refletimos sobre os últimos 25 anos do programa de Cor do Ano da Pantone, agradecidos por fornecer um caminho onde designers e entusiastas de cor de todo o mundo podem se envolver em uma conversa sobre cor, serem inspirados pela cor e mostrar sua criatividade dentro de suas comunidades.”