PIB do Brasil surpreende e cresce 0,9% no 2º Tri, puxado por Serviços e Indústria

PIB do Brasil cresce 0,9% no 2° trimestre de 2023, diz IBGE

Resultado vem depois de uma alta de 1,8% no primeiro trimestre deste ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no 2º trimestre de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º).

Este é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. O saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer 1,8% no 1º trimestre, com uma forte expansão da agropecuária.

No segundo trimestre, a agropecuária seguiu em alto patamar. Houve um leve recuo de 0,9%, vindo de uma base de comparação alta do período anterior, quando havia disparado 21%, na maior alta para o setor desde 1996. Os resultados do período foram revisados pelo IBGE nesta sexta-feira.

Mas o desempenho positivo do PIB veio espalhado também nos demais setores, puxado por bons desempenhos dos serviços (0,6%) e da indústria (0,9%). Considerando que o setor de serviços equivale a 70% do PIB, seu desempenho tem o maior peso no resultado total de crescimento no período.

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB brasileiro teve alta de 3,4%. Na janela anual, a alta acumulada em quatro trimestres é de 3,2%. (Saiba mais abaixo)

(Essa reportagem está em atualização)

Principais destaques do PIB no 2º trimestre:

  • Serviços: 0,6%
  • Indústria: 0,9%
  • Agropecuária: -0,9%
  • Consumo das famílias: 0,9%
  • Consumo do governo: 0,7%
  • Investimentos: 0,1%
  • Exportações: 2,9%
  • Importação: 4,5%

Melhora para o trimestre

O comparativo com o 2º trimestre de 2022 mostra resultados fortes em todos os setores, exceto os investimentos. O resultado geral do PIB foi de alta de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A agropecuária tem crescimento relevante em relação ao ano passado, com alta de 17% entre um trimestre e outro. É o melhor resultado entre todos os setores analisados. De acordo com o IBGE, houve bons desempenhos especialmente em culturas de soja, o milho, o algodão e café.

A indústria teve alta de 1,5% no mesmo comparativo entre os 2º trimestres. O instituto aponta destaque para a indústria extrativa, que subiu 8,8% entre um período e outro, apoiada na cadeia de petróleo e minérios ferrosos.

Já os serviços tiveram alta de 2,9% e foram beneficiados pelas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (6,9%).

PIB brasileiro em segundos trimestres — Foto: g1

Resultado acima das expectativas

As projeções do mercado financeiro para o PIB neste trimestre eram de uma alta de 0,3%. Já para o resultado econômico em 2023, as projeções apontam para um crescimento de 2,31%. As informações são do último boletim Focus, relatório do Banco Central (BC) que reúne as expectativas das principais instituições financeiras.

4 curtidas

Esse PIB seria melhor de ser comemorado do que o de 1,8% anterior, pq foi puxado pelos serviços e indústria…

3 curtidas

Depois da disparada de ontem o dólar tá desabando

Dólar cai com PIB melhor que o esperado no segundo trimestre

amo, e vamos de surrar algum estado do us

AGORA FAÇAM L, SEUS FILHAS DAS PUTAS DO CARALHO
não tinha gente chorando por um déficit nas contas publicas mixuruca
cadê a voz dessa gentinha?

1 curtida

E o Agro?

nossa flopou muito, nem 1%

Agora nao é venda de Safra, por isso nao tem tanto impacto como no inicio do ano

que se fodam

Esse 0,9% tá melhor que o 1,8% anterior. Amo.

Esse semestre encolheram 0,9%, mas a base tbm tava bem alta depois do crescimento de 21%

Gente, o Alckimin megra pisando. E o Centrão querendo tirar ele do ministério.

Mdssss o smash

o brasil PRECISA investir bem mais em serviços e indústria
temos que acabar com a dependência no agro

2 curtidas

Mas em teoria somos dependentes do Agro para reservars né kkk Pq empregos e participação no PIB os serviços dominam kkk

1 curtida

SIM
A gente utiliza também para commodities até mesmo outros setores essenciais.
Mas isso poderia ser revertido para produtores selecionados e mais alinhados ao governo. Sou a favor de financiar apenas quem apoia ou apoiou o governo e foda-se. Nada de dar plano safra pra gentinha. E dar investimentos pra indústria e serviços pois isso gera emprego.

O ano todo no azulzinho

Vão falar que é por causa do Guedes kkkkkkk

Os bolsominions vão enlouquecer, porque não vai dar pra atrelar os méritos ao agro kkkkkk. Esse PIB smashou demais, ser puxado pela indústria e pelos serviços é um sinal maravilhoso, ainda mais porque o setor de serviços é o maior da economia (70% do PIB)