KATSEYE oferece mais um álbum pop completamente vazio que não nos aproxima em nada de suas personalidades individuais ou de sua visão como grupo feminino.
Desde que os membros do KATSEYE foram selecionados em uma competição implacável da Netflix, que reduziu 120.000 candidatos a seis seres humanos perfeitos, a banda parece estar tentando corrigir o rumo desse pecado original. Os integrantes tiveram que engolir suas idiossincrasias para serem aprovados e afirmam que cada novo projeto agora os aproxima de sua essência “crua” e “autêntica”. Eles fizeram isso demonstrando honestidade emocional e se tornando mais excêntricos e extravagantes com músicas como a adoravelmente irritante “Gnarly”, que só se tornou audível para mim depois da quadragésima vez. No entanto, em geral, o todo da banda não vale mais do que a soma de suas partes, especialmente quando as partes são arranjadas e otimizadas pela máquina HYBE-Geffen. Wild tenta aumentar a ousadia e o caos, mas só consegue mascarar um vazio interior.
A energia contagiante do primeiro single trouxe alguma esperança. Em um verso conciso de “PINKY UP”, Yoonchae e Megan incluem uma referência a Sócrates, Daniela rebola no estacionamento, Sophia balbucia um “Eu te amo, você me ama, nós somos loucas, sim, sim”, e uma linha de baixo poderosa acelera. Grande parte da música do KATSEYE consiste em roubar sons do mundo todo e torná-los seus, com conversas despretensiosas e viscerais que lembram improvisações em uma festa do pijama. Aqui, é um sample do clássico trance de 1997 do Da Hool, “ Meet Her at the Love Parade ”. A mistura do grave impactante com a imagem incongruente delas com os “dedinhos mindinhos levantados” na hora do chá é deliciosamente boba.
O resto do EP oscila entre referências fracassadas ao espírito da época e constrangimentos infantis. “Bel Air” tenta copiar o estilo de Charli XCX reaproveitando uma demo que estava online há anos, mas a original acaba prejudicando a versão de KATSEYE. A versão de KATSEYE sufoca a faixa com um baixo sufocante e, em vez da voz melancólica de Charli, as cinco mulheres soam como se estivessem lendo um roteiro. “Hootie Frutti” é uma cópia dupla, ajustando levemente o refrão de " Thootie ", de Ice Spice , e aplicando-o a uma caótica mistura de funk brasileiro. Daniela solta uma frase em português, mas a música toda soa tão autêntica quanto quando Kanye se aventurou no funk na fraca " Paperwork ". Este é um grupo feminino pré-fabricado, criado de cima para baixo, então não espero que elas abordem de forma sincera as consequências da saída da sexta integrante, Manon, este ano, ou que cantem com conflito interno sobre o quão insuportável foi o programa Pop Star Academy (como começaram a fazer em entrevistas). Mas por que Yoonchae ficou com versos sobre matcha e smoothies de Erewhon? Será que essa é a verdadeira essência delas?
Essas músicas têm um vazio belo que vem de fazer música sobre coisas que poderiam ter sido cantadas por qualquer outra pessoa e que não significam nada para você. A mais vazia de todas é “Animal”, uma música sobre se enrolar e se entrelaçar nas altas horas da noite com alguém que é “fora da escala, indo de gostoso a louco”, o que significa que essa pessoa é “a chefe”, “comanda o circo”, não segue horários e outras coisas que provavelmente nem soam legais para os EYEKONS que compõem sua base de fãs. Coescrita por Ed Sheeran , a faixa é uma poça de clichês líricos e instrumentais que evoca uma paixão adoravelmente insana, menos do que a imagem de estar sentado na praça de alimentação do shopping, e que perde o fio da meada de sua própria narrativa no final da música. Quando Sophia canta “Quero que você me dê/A noite toda”, a batida explode como uma música-tema motivacional da Disney.
As vozes no EP começam a se misturar à medida que harmonizam e transitam entre passagens estridentes e versos mais melancólicos. Talvez seja a forma como as vozes são tratadas — sempre sobrepostas, com reverberação ao fundo — mas elas frequentemente soam igualmente ousadas e etéreas. É comum ver fãs nos comentários surpresos ao descobrirem quem está cantando. A simetria é impressionante, mas significa que raramente há momentos solo que se destaquem.
A interação vocal sensual em “That Way” quebra um pouco a monotonia. “Você poderia ser meu, se tiver sorte/Você pode até ter o privilégio de me tocar”, canta Sophia, suas sílabas staccato acentuadas pelos vibrantes “ hoos ” de Lara . Há um doce pré-refrão de Lara e Yoonchae, onde Lara canta como se estivesse sendo sugada por um vácuo e a voz de Yoonchae é sobreposta em várias camadas, criando uma textura quase alienígena. A música tem uma (des)harmonia irregular, como se estivessem lutando por atenção, que combina melhor com o espírito eufórico do KATSEYE do que as muitas músicas em que todas parecem se dissolver em uma única voz única. Ainda assim, há algo fascinante na indistinção peculiar da maior parte de sua música. É uma visão extremamente cara de como o pop globalizado dos anos 2020 deveria soar, ancorada por uma formação de Vingadores composta por vocalistas escolhidas a dedo de todo o mundo. É o som da época, ou o que a indústria acha que é “a época”: sem lugar definido, ofegante e propositalmente constrangedor, de uma forma que pretende simbolizar os “jovens excêntricos da geração Z”, mas que soa mais como conteúdo aleatório para o TikTok.