Na terça-feira à noite, me vi em cima de uma lata de lixo no Washington Square Park, cercado por uma massa crítica do corpo estudantil da NYU. Outros espectadores haviam subido em árvores ou postes de luz e, antes que o evento programado pudesse começar, guardas florestais e policiais chegaram para dispersar a multidão. Lorde, nossa “Jesus mais bonita” residente, comanda uma plateia como poucas de suas colegas. “Desde os 17 anos, eu te dei tudo”, ela canta em “What Was That” — seu primeiro single original em quatro anos —, lutando ainda mais contra o complexo messiânico do estrelato jovem que ela tão completamente criticou em Solar Power, de 2021.
Embora o folk-pop com influências dos anos 2000 tenha se desviado dos holofotes, parece que Lorde decidiu dar às pessoas exatamente o que elas querem, e o que elas querem, sem surpresa, é Melodrama parte dois.
“What Was That” é o som de uma década passando num piscar de olhos, um primeiro suspiro de ar depois de um mergulho na piscina. Lorde sempre teve um talento especial para filtrar as paixões fugazes da juventude, mesmo em meio a elas, e sua escrita é tão evocativa e rica como sempre.
Mas com tanta ação necessariamente ocorrendo no passado — nos beijamos por horas, lembro-me de dizer, eu te dei tudo — “What Was That” perde o senso de revelação e é minada a cada passo pela produção sem sangue de Jim-E Stack e Dan Nigro. Lembre-se dos pianos galopantes de “Green Light”, como “Perfect Places” estourou como fogos de artifício ou talvez tiros, ou a maneira como os sintetizadores afiados em “Hard Feelings/Loveless” cortavam a mixagem, em vez de guinchar frouxamente como fazem aqui.
As drogas frequentemente têm sido o recurso narrativo preferido de Lorde; “Pure Heroine é álcool, Melodrama é MDMA e Solar Power é cannabis”, disse ela à Vogue em 2021. Só queria que “What Was That” fizesse justiça aos alunos de Molly ou à lembrança do “melhor cigarro da minha vida”. Mas, por outro lado, a sensação nunca é tão boa na segunda vez.