In Space, No One Can Hear You Girlboss
Presa ao lado de Gayle King e de uma tripulação só de mulheres a bordo do foguete de Jeff Bezos, a estrela pop estabeleceu o recorde de maior golpe publicitário feminista da história ao romper o teto de vidro da própria Terra.
Apesar de seu compromisso de colocar os outros em primeiro lugar, Perry parece ter tirado muito proveito de todo esse empreendimento. Ela diz que “não poderia recomendar mais essa experiência”, o que é uma informação útil para aqueles de nós que estão decidindo entre viajar para o espaço e reservar uma passagem na classe econômica básica da Spirit, que não permite que você leve nenhuma bagagem de mão e, portanto, você tem que usar 13 camadas de roupas no voo. Algumas pessoas - “odiadores”, como vocês podem chamá-las - estavam preocupadas com a possibilidade de Perry entrar em pânico existencial ao testemunhar a beleza do mundo, dada a nossa compreensão da iminente catástrofe climática. O mundo é tão belo e passageiro que estamos destruindo tudo, e aqui estou eu testemunhando: É muita coisa para uma pessoa processar. Mas Perry provou que os odiadores e os mal-intencionados estavam errados. O que ela percebeu durante o tempo que passou no espaço foi que estava conectada ao seu divino feminino e que você nunca sabe realmente “o quanto é amado até o dia do lançamento”. Exatamente, querida.
Obviamente, essa viagem tem um ângulo de justiça social. Não se poderia esperar nada menos da estrela pop que, no ano passado, descreveu as mulheres como “Sexy, confident/So intelligent/ She is heaven-sent/So soft, so strong” em seu provocativo hino feminista “Woman’s World”. Perry também disse que estava ansiosa para fazer essa viagem a fim de ensinar à sua filha de 4 anos, Daisy, que qualquer pessoa pode realizar seus sonhos, “não importa sua origem, sua etnia, sua situação econômica ou seu nível de escolaridade”. O sentimento foi compartilhado pelas conhecidas defensoras da igualdade Kris Jenner e Khloé Kardashian, que estavam presentes para testemunhar o lançamento. Kardashian disse: “Tudo o que você sonha está ao nosso alcance, especialmente nos dias de hoje. Sonhe grande, deseje as estrelas - e, um dia, talvez você possa estar entre elas.” Tudo o que você sonha está ao nosso alcance - ótimo.
Tudo isso certamente se aplica a mim, uma mulher com grande ambição. Sempre que escrevo uma frase que parece verdadeira, ou nos dias em que corro 5 km mais rápido do que nunca, tenho apenas um desejo: “Se eu estivesse linda agora, tudo seria perfeito”. Esse desejo é sempre seguido por um segundo: “Eu gostaria que houvesse glamour no espaço”. E agora, graças a Perry, existe. É por isso que a representação é importante, e é por isso que precisamos levar todas as mulheres ao espaço o mais rápido possível.
Eu gostaria de poder levantar as sobrancelhas com incredulidade em algumas ligações do Zoom esta semana e dizer aos meus colegas de trabalho: “Katy Perry indo para o espaço não estava na minha cartela de bingo de 2025”. Mas uma estrela pop flutuando em gravidade zero em uma missão financiada por Jeff Bezos, um dos homens mais ricos da história, enquanto o resto de nós adivinha qual será a próxima crise econômica ou manobra política fascista… é exatamente como eu vi o desenrolar deste ano. Para a classe de pessoas de Perry, nada está em jogo e nada precisa mudar, portanto, conceitos como empoderamento, esperança e resiliência não têm realidade material. São palavras para uma legenda no Instagram, letras de uma música. O dinheiro gasto no lançamento do míssil ao espaço não tem outro uso possível, porque os problemas que as mulheres enfrentam na Terra são uma reflexão tardia.
Essa viagem também é o próximo passo lógico para a carreira de Perry. E veja bem, eu sou empático, eu entendo. Se eu tivesse escrito algumas músicas perfeitas em 2010, nunca tivesse conseguido reproduzir a magia delas e, de alguma forma, valesse US$ 350 milhões, eu provavelmente também embarcaria em uma busca de significado na jornada das estrelas. Será que eu seria honesto comigo mesmo e admitiria para o mundo que isso era apenas um passeio de carnaval de um milhão de dólares disfarçado de golpe publicitário, que não somos revolucionários espaciais, mas sim celebridades de alta costura tentando tirar proveito de alguns dias de mídia paga pela Amazon? Quem pode dizer.
Eu adoraria que Katy Perry, uma mulher que é claramente um pouco curiosa sobre as maravilhas e os mistérios do cosmos e as verdades universais que unem todos os seres humanos, lesse alguns textos budistas ou se juntasse a uma organização de ajuda mútua. Posso pensar em cerca de 10.000 de cada uma delas que tornariam sua vida mais rica do que uma viagem ao espaço que fosse mais curta do que uma pausa na mídia social da Selena Gomez. Infelizmente, pensei em tudo isso tarde demais. A bunda tinha sido colocada de volta no astronauta.
Mas deixe-me tirar um segundo para me chamar a atenção. Será que estou esperando muito trabalho emocional de uma mulher? Perry já foi mais do que generosa com seu tempo, sua sabedoria e, para aquelas mulheres sortudas que estão no espaço com ela, com sua voz. Ela nos ensinou sobre como acessar o divino feminino, sobre como você se sente amada no dia do lançamento e até sobre Pitágoras. A maneira como ela escolhe ocupar o espaço é válida. Tenho certeza de que levará algum tempo para que ela processe totalmente tudo o que testemunhou em sua viagem. Espero que, quando isso acontecer, ela escreva uma música sobre como qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode realizar seus sonhos. Há tantas mulheres por aí que precisam disso.