PlayStation afirma que jogadores não são realmente proprietários de jogos digitais em resposta à ação coletiva

A Sony apresentou uma resposta polêmica a uma ação coletiva que argumenta que a loja online do PlayStation não deixa suficientemente claro que os jogadores estão adquirindo apenas uma licença revogável para jogar, em vez de serem proprietários do jogo em si.

A ação judicial, protocolada em 18 de junho de 2026, afirma que a PlayStation “não informa aos consumidores, de maneira clara e ostensiva no momento da compra, que essas transações não conferem a propriedade dos jogos digitais”. O processo argumenta que a empresa “relega essa informação a textos pouco visíveis ou a contratos separados que os consumidores não são obrigados a reconhecer expressamente”.

Isso, pelo menos, é verdade: antes de finalizar a compra na loja digital da PlayStation, é exibida uma mensagem em letras miúdas que diz: “Ao selecionar [Confirmar Compra], você concorda em concluir a compra de acordo com os Termos de Serviço da PlayStation antes de utilizar este conteúdo. Você também reconhece que a compra deste produto digital constitui uma licença sujeita ao Contrato de Licença de Produto de Software.”

A PlayStation apresentou sua resposta a essa ação judicial. Em uma petição protocolada em 21 de agosto no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, a empresa argumenta que tomou medidas suficientes para deixar claro que os clientes estão adquirindo apenas uma licença, e não o jogo completo para posse permanente.

“Conforme os Autores admitem, a Seção 1 do SPLA também esclarece que ‘O Software é licenciado a você, não vendido’. Isso faz sentido. Na era digital, não é plausível alegar que consumidores razoáveis acreditassem estar adquirindo a ‘propriedade’ de um jogo digital. Se fosse esse o caso, o Autor Edward Heycock não teria conseguido adquirir o jogo Resident Evil Requiem em 25 de fevereiro de 2026, por US$ 69,99, na PlayStation Store, depois de o Autor Jason Mendoza ter adquirido Resident Evil Requiem em 14 de fevereiro de 2026 — pois, nesse cenário, o Sr. Mendoza, e não a Sony, seria o proprietário do jogo”, diz a resposta deles.

Nem é preciso dizer que essa resposta provocou uma onda de forte reação negativa por parte dos jogadores nas redes sociais, que já estavam irritados com a decisão da empresa de encerrar a produção de discos físicos de jogos a partir de janeiro de 2028. Nesse contexto, muitos consideram o contra-argumento da Sony francamente malicioso: se a empresa continuar apostando em um futuro totalmente digital, os jogadores não terão a verdadeira propriedade de nada, uma vez que as licenças de jogos na loja digital da Sony podem ser simplesmente retiradas a qualquer momento.

ah mas o jogo vai ser meu SIM !

vai sim

3 curtidas

eles que ousem me tirar o Stardew Valley de mim

bhxXFAw.gif

mas aí seria por escolha da dev a PlayStation só hospeda

pois eu vou culpar o playstation sim mesmo não jogando ele lá q

eu nem sei se oq eu disse é vdd kkkkkk foda-se essa empresas bilionárias

1 curtida

A gente sabe isso desde sempre. Mas o argumento foi muito tosco pqp

Enquanto isso a Microsoft achando o jeito dos jogadores ter o jogo físico e digital ao mesmo tempo

viva a pirataria

é sim, o jogo sair das coisas vem da decisão da empresa dev pq eles que decidem se desligam servidores e tal

bhxXFAw.gif

1 curtida

o choro é só ir pra concorrência

tem como piratear no ps5?

se eu baixo no tomate sou sim

quero ver vir tirar de mim

bhxXFAw.gif

apaga essa palavra substitui por torresmo n pode escrever aqui

Isso é uma palhaçada sem fim.

atualiza seu quote ai senao eu vou de vala

bhxXFAw.gif

Ai por isso eu só compro jogo quando ta em desconto no console, jamais que vou dar mais de 100 reais em algo que eles podem tirar da minha conta a qualquer momento…

torresmou todo

1 curtida

de um jeito ou de outro a propriedade e o acesso vitalícios às mídias parecem sempre ser ilusórios porque como é que você tem tanta certeza de que seu CD e seu console vão durar mais 10 anos?

tá falando do software ou em questão de tipo queimar algo dentro do console?