Polêmica com Felipe Neto faz dona da Lacta mudar regras para contratar influenciadores

A polêmica escolha do influenciador Felipe Neto para ser o protagonista da campanha do snack Bis, anunciada em outubro, provocou uma alteração no critério de seleção de novos garotos-propaganda para os produtos da empresa Mondelez no Brasil, proprietária, entre outras, da marca Lacta. A empresa será mais rigorosa na contratação de influenciadores e artistas para estrelarem ações de marketing e realizará uma pesquisa de reputação antes da assinatura do contrato.

O NaTelinha apurou que, entre os filtros mais refinados, as personalidades não poderão ter posição politica e ideológica exposta publicamente, ter se envolvido com polêmicas em torno de racismo ou de qualquer outra situação de preconceito e ter emitido opiniões controversas. Com isso, a quantidade de seguidores passa ser apenas a primeira fase na seleção dos novos garotos-propaganda.

Internamente, a avaliação é que o caso Felipe Neto expôs a marca de forma danosa com o boicote promovido nas redes sociais de pessoas que são contrárias ao posicionamento político do influenciador, mas trouxe lições de marketing de um país polarizado.

Em guinada evangélica, nova Globo muda tudo e some até com tradição natalina
De acordo com fontes do mercado publicitário ouvidas pela reportagem, a decisão da Mondelez é uma tendência de critérios que devem ser seguidos por outras empresas após a situação envolvendo a Bis.

Entenda a polêmica com Felipe Neto

Em outubro, o youtuber Felipe Neto, que se tornou crítico de Jair Bolsonaro e defensor de causas progressistas na última eleição presidencial, gerou um movimento de boicote à Lacta, depois de ser escolhido como garoto-propaganda das caixas de Bis. A hashtag #BISnuncamais chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do X/Twitter.

Em seu perfil na rede social de Elon Musk, Neto se defendeu: “A nossa história segue sendo escrita com o nosso suor e a lágrima dos extremistas. Venceremos sempre”. Em seguida, o youtuber comemorou o fato de a hashtag #corujaspedemBIS, que apoia a marca, ter confrontado o boicote dos bolsonaristas.

Neto é um dos principais influenciadores digitais do país, com mais de 45 milhões de seguidores, e faz transmissões ao vivo de jogos online. A contratação de Felipe Neto pela Mondelez aconteceu porque a Bis foi uma das marcas que patrocinaram a CCXP, evento geek que foi realizado entre 30 de novembro e 03 de dezembro em São Paulo. A campanha tinha a intenção de aproximar a marca desse público.

Na época, a Mondelez Brasil enviou resposta dizendo que “reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza. Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões”.

Com 10 mil colaboradores e 17 unidades, o Brasil é o quarto maior mercado da Mondelez no mundo. Segundo a empresa, entre janeiro e dezembro de 2022 a receita da Mondelez somou US$ 31,5 bilhões. O seu portfólio possui marcas conhecidas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia.

O mico deitar pra bolsonarista surtado

31 curtidas

Nem tem como defender esse aí, até em polêmica de bosta ele se mete

que mico

Olha viu kkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse ser é um total deserviço

Kkkkkkkkk ou seja, vão escolher influencers que todo mundo sabe que é conservador

23 curtidas

Deitaram pra os minions

Gente não faz sentido, não vão contratar ninguém famoso então, ninguém é robô

o único influenciador que bateu de frente nas eleições enquanto cuginia e afins ficavam fazendo dancinhas toscas e fingindo que nada tava acontecendo

Brasil país de bostas mesmo, bando de alienado imbecil lambe bolas de genocida

28 curtidas

Eu é que não compro nada da Lacta, os chocolates todos horríveis, praticamente gordura hidrogenada com AROMA de chocolate (porque gosto não tem)… inclusive o Bis Oreo (tipo Kit Kat) é prova disso, parece que você tá mordendo uma vela de açúcar… e ainda por cima deitam pra Bolsominion surtado conspiracionista? Estão querendo pegar o público que disseram que iam abandonar a marca mas não conseguirão e ainda perderão o público que abraçou a marca contra o boicote.

Old amigo

Ainda bem que esses tempos sombrios ficaram ora trás

isso não o mínimo de qualquer parceria com influencer??? que equipe de marketing são essas

1 curtida

Luísa Sonza já sabemos que está barrada

Imagina acharem que as pessoas vão parar de comprar bis por causa disso kkkkk

3 curtidas

os tapados dos bolsominions realmente acham isso
já vi alguns vídeos deles comemorando que o boicote funcionou

Os ataques ao Felipe no tópico mds.

por isso que é bom tu ficar em cima do muro e não se posicionar
quem se expõe geralmente ganha um bando de terraplanistas no seu encalço promovendo boicotes e ainda tem o lado que tu apoiou desejando o seu fracasso e cagando pra ti também

quem não se posiciona sempre sai no lucro porque fica com a imagem de family friendly de boaça só no mundo da alienação (tipo vih tubos, cuginia, os subs gkay e afins)

1 curtida

Única influenciadora que eu acompanhei que se posicionou mas tem a credibilidade intacta com as marcas foi a Thaynara OG. Mas ela sempre vem de uma onda de posicionamentos coerentes e segue firme sendo uma das que mais fatura

3 curtidas

Quero ver acharem alguém kkkkkkkkkkkkkkk.

Então eles precisam trocar a equipe de marketing prq imagina contratar alguém sem fazer uma pesquisa do bônus e o ônus que uma pessoa traz para marca e já saber qual o público foco dele.