Políticos querem aumento de até 35% para Juízes e afins enquanto Professores lutam sem reajuste por "falta de dinheiro"

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a PEC do Quinquênio, que aumenta penduricalho de juízes e procuradores. A Proposta dá um adicional de 5% para integrantes do Poder Judiciário a cada cinco anos em carreiras na área até o limite de 35%.

Governo vê ‘pauta-bomba’

A PEC foi proposta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com base em uma PEC proposta em anos anteriores, mas que não avançou.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o Ministério da Fazenda estima impacto de R$ 42 bilhões por ano nas contas públicas, a depender do número de carreiras incluídas.

A PEC do Quinquênio indica que o bônus será para os integrantes do Ministério Público e da Magistratura da União, dos Estados e do Distrito Federal, além de delegados da Polícia Federal que não exercem a advocacia privada da ativa e aposentados.

Altos salários da Magistratura

“Nós estamos valorizando uma carreira que é fundamental para o Estado brasileiro, seja na magistratura, seja no Ministério Público”, disse o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), durante a discussão do tema na comissão na última semana.

Já outros senadores indicam que dar um adicional para uma carreira que já tem altos salários é uma forma de aumentar a desigualdade no país.

“Enquanto, no Brasil, uma pessoa que vive com R$3 mil é considerada de classe média, nós estamos aqui dando um aumento salarial vigoroso para aquela turma que é do topo do serviço público. Eu vi aqui argumentos que dão vontade de chorar, de o cara dizer: ‘Vou mudar de carreira, porque eu estou ganhando pouco aqui como juiz, como procurador’”, disse o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

** Consulte aqui os salários dos juízes de todo o Brasil : **

Tem que matar esse povo todo

1 curtida

tá feliz lula?

Morto com a fala do mourão
#mouraovicedelulaem2026

6 curtidas

Na vdd, o Governo é contra.

Inclusive políticos querem aprovar isso para foder com as contas do governo Lula.

Quem tá feliz é o Haddad, que vai ver todas as taxinhas para compra de pobre que ele inventou serem revertidas em aumento para o 1% mais rico.

E quem reclamar, tá atacando a democracia

1 curtida

Mas tem milhares de vezes mais professores que juízes msm, e a verba vem de outro lugar, judiciário é independente e tem dinheiro sobrando kkkk

Enquanto o salário mínimo aumenta 100 reais todo ano, é uma vergonha

O governo é contra

Que?

sou a favor do aumento

juizes mal conseguem manter a lamborghini nos dias de hoje, vao sobreviver como?

5 curtidas

Achamos a filha de juiz no tópico. Vamos casar.

Não tem uma diferença enorme de quantidade de pessoal:

121 mil professores federais
x
18 mil magistrados + 13 mil membros do MP + não sei quantos mil defensores, delegados etc.

E o dinheiro vem todo do mesmo canto sim: do Orçamento, dos impostos.

1 curtida

amooohhh
minha bolsa da chanel nao se paga sozinhah

Como não tem diferença enorme quase 20% da outra só kkkkkkkkkkk
E não vem não, se não nem existiriam ministérios bicha burra

Você falou que existem “milhares de vezes mais professores”, mas ambos os casos estão na casa de dezenas de milhares.

Sobre o Orçamento, Ministérios? kkk

Claramente você não sabe de nada. Procure uns vídeos de 30s no tiktok explicando.

Ok então more vou discutir com parede não

ESSE PAIS É UMA PIADA

Auge defender juiz, promotor e outras pragas que vivem se fazendo de pobre num país que a maioria recebe até menos se 1sm

quando ate o Mourao ta achando absurdo é pq a coisa ta feia

pq vcs insistem nessa narrativa de que o Haddad age sozinho sem o aval do Lula para nada? Quem vcs acham que vai cair nessa?