Taylor Swift Brilliantly Captures the Zeitgeist on New LP
Em uma matéria de capa da Rolling Stone de 2014, Taylor Swift descreveu ter passado por um homem na rua que, inexplicavelmente, andava com um gato na cabeça. Ela quis tirar uma foto, mas hesitou: “E se ele só quiser andar por aí com um gato na cabeça, sem ter sua foto tirada o dia todo?” A cantora e compositora demonstrou empatia — afinal, ela é uma celebridade enorme, fotografada todas as vezes que sai de casa.
Além do amor romântico, a própria fama de Swift tem sido o principal tema de sua obra. Em uma entrevista de 2015 à Glamour, a cantora avaliou sua trajetória: “Eu não fui lançada de um canhão. Demorou uns cinco anos até eu me tornar reconhecida por todos.” A ironia da vida de Swift é que, quando ela diz “todos”, isso pode literalmente significar todos os seres humanos.
Essa existência universal é a premissa do 12º álbum de estúdio de Swift, The Life of a Showgirl, produzido por Max Martin. Swift trabalhou com Martin pela primeira vez em Red (2012), quando se aventurou no pop — e dali sua jornada rumo ao estrelato decolou. Ela colaborou com Martin em 1989 e Reputation, enquanto Jack Antonoff trouxe um toque indie para Lover e Midnights. Em uma mudança de rumo, Aaron Dessner, do The National, criou a sonoridade acústica de folklore e evermore.
Em termos de tema, The Life of a Showgirl é uma “irmã” de The Tortured Poets Department (2024). Ambos os álbuns retratam a experiência humana distorcida das pessoas famosas — emoções transformadas em produtos de consumo público. No entanto, quando a própria fama se torna um produto, alguma parte da vida de uma celebridade ainda pode parecer humana?
Na faixa “Who’s Afraid of Little Old Me?” de Tortured Poets, Swift se compara a um animal de circo: “Eu sou o que sou porque vocês me treinaram.” O simbolismo de The Life of a Showgirl é mais transparente em comparação, mas isso não é um demérito. Swift é uma compositora confessional. Em “Elizabeth Taylor”, ela compara a reação que teria se seu atual relacionamento terminasse com o colapso infame de um ícone dos anos 1950. “Choraria até meus olhos ficarem violetas”, diz ela, lançando-se em um refrão assombroso.
Em outras faixas de Showgirl, Taylor Swift acerta as contas. “CANCELLED!” é uma crítica arrepiante e hipnotizante ao complexo industrial da celebridade. “Ainda bem que gosto dos meus amigos cancelados”, canta Swift sobre uma linha de baixo que soa como uma marcha fúnebre musical — no melhor sentido possível. “Bem-vindo ao meu submundo”, ela acrescenta, sugerindo que, em um universo alternativo, seu círculo de amigos famosos poderia formar uma convincente liga de vilões.
A busca por vingança continua. Em “Actually Romantic”, Swift mira em Charli XCX da mesma forma que “Bad Blood” abordou a rivalidade com Katy Perry. “Como um chihuahua latindo pra mim de dentro de uma bolsinha / É assim que dói”, diz Swift. Supostamente, Charli XCX escreveu “Don’t wanna see her backstage at my boyfriend’s show”, da música “Sympathy Is a Knife”, sobre Swift. Charli é casada com o baterista da banda The 1975, e Swift namorou o vocalista, Matty Healy.
The Life of a Showgirl revela que Swift agora vive um relacionamento saudável. Em “Honey”, a cantora menciona um amante que a ligou no meio da noite para perguntar o que ela estava vestindo — mas não se lembrava da conversa no dia seguinte (soa como Healy). Por outro lado, o jogador Travis Kelce, do Kansas City Chiefs, oferece um novo e tranquilo capítulo. “Me fez sonhar com uma garagem com uma cesta de basquete”, diz Swift em “Wi$h Li$t”. É impossível não ficar feliz por ela.
Em “Father Figure”, que incorpora trechos da música homônima de George Michael, Swift relembra um protegido que a traiu. A canção é o melhor exemplo das forças criativas de Swift. Uma mudança de tom no refrão final dá um impulso melódico que reflete o aumento das apostas diante da traição. “De quem é o retrato na lareira? Quem encobriu seus escândalos?”, ela pergunta.
Harmonias suaves e sintetizadores etéreos contrastam com a narrativa ambígua — uma mistura de sentimentos contida num formato conciso. A vingança de Swift é necessária, mas ela lamenta deixar o aprendiz ir embora. “Father Figure” soa como o que Miranda Priestly, a editora de moda de O Diabo Veste Prada, teria escrito sobre a assistente que pediu demissão após uma grande conquista.
Como Priestly, Swift entende que a ambiguidade moral é necessária para sustentar um império bem-intencionado. “Sou casada com a correria”, diz ela na faixa-título, que encerra o álbum e conta com Sabrina Carpenter. A presença da pupila pop de Swift personifica a narrativa da música, em que uma aspirante a estrela alcança seu destino e recebe o bastão.
O final da canção traz um trecho gravado de Swift encerrando um show da Eras Tour. Embora algumas faixas de Showgirl possam carecer da excentricidade de Midnights, essa gravação lembra aos ouvintes que eles fizeram parte da origem do álbum. “Nunca deixei de verdade eu mesma dizer ‘Eu consegui’, mas a Eras Tour… isso é diferente”, disse Swift no podcast New Heights, de Kelce.
Em outro momento, “Eldest Daughter” é um olhar ardente sobre o amadurecimento de Swift. “Toda filha mais velha foi o primeiro cordeiro levado ao abate”, canta ela. Essa observação descreve o lugar de Swift na indústria musical — como uma compositora confessional surgida na era das divas dos anos 2000, mas que enfrentou igual ou até maior escrutínio da mídia.
The Life of a Showgirl consagra a prova de conceito de Swift como celebridade: a fama moderna é um ato de honestidade e excesso, um julgamento contemporâneo de bruxas — e uma noite glamourosa fora de casa. Charli XCX, sua nova rival, trouxe profundidade às reflexões dançantes de brat: “Sou famosa, mas nem tanto / Um pé na vida normal”, canta ela em “I might say something stupid”.
Na capa de Showgirl, Swift está submersa, com o rosto acima da superfície da água. A imagem faz referência a “The Fate of Ophelia”, em que Swift agradece a um amante por salvá-la de uma tragédia shakespeariana. A produção de Martin flutua e se entrelaça às hesitações e transbordamentos vocais de Swift: “Se você nunca tivesse vindo por mim / Eu talvez tivesse ficado no purgatório.”
Quando Swift é concisa, ela faz uma declaração ousada. Embora hoje seja considerado um clássico, Red foi visto como disperso em seu lançamento. O sucessor, 1989, veio como uma coleção concisa de sucessos pop uniformes. Da mesma forma, Showgirl tem 12 faixas, contra 31 de Tortured Poets. Contudo, neste caso, brevidade não equivale a sagacidade. “Você, garota, ambiciosa demais, voou perto demais do sol?”, Swift provoca em “CANCELLED!”. Um punhado de gírias da internet surge como uma presença infeliz no álbum.
No geral, a escrita de Swift continua sólida. A ponte de “Eldest Daughter” é uma reverência cinematográfica às imprudências da juventude e à natureza. “Deitamos, um belo lapso de tempo / Beijos de conto de fadas e lilases”, canta Swift, enquanto harmonias ricas e violões acústicos criam uma melodia nostálgica.
“Sou uma arqueira. Nós recuamos, avaliamos, processamos como nos sentimos, levantamos o arco, puxamos e disparamos”, disse ela em uma entrevista à Rolling Stone em 2019, referindo-se ao seu signo astrológico, Sagitário. The Life of a Showgirl não é um tiro errado, mas 1989 foi um tiro certeiro. Ambos os álbuns compartilham uma missão semelhante: batizado com o ano de nascimento da cantora, 1989 marcou uma renovação e o início de sua fase imperial. “Sou imortal, bonecas, não conseguiria [morrer] nem se tentasse”, Swift canta na faixa-título de Showgirl.
Swift escreveu The Tortured Poets Department em um ambiente de enorme pressão: o início da maior turnê de todos os tempos, o fim de seu relacionamento de seis anos com Joe Alwyn e o conturbado romance com Matty Healy. Esse eco público se assemelha a uma cena do videoclipe de “Fortnight”, onde Swift interpreta uma cativa em um laboratório, forçada a tomar drogas experimentais. “Esqueça-o”, lê-se em um dos frascos.
Cantoras e compositoras querem contar suas histórias — mas Swift também é uma celebridade. Consequentemente, o público se sente no direito de oferecer “conselhos” baseados no que sua vida aparenta ser. Além disso, após uma sequência prolífica de álbuns, os ouvintes opinam sobre que tipo de música ela deve lançar. Essa ânsia de discutir as decisões criativas da cantora prova que ela cumpriu seu papel. A capacidade de debater sua obra faz parte do produto que está sendo vendido.
Taylor Swift consegue capturar o espírito do tempo porque entende o conceito dele: uma batalha entre tensão e liberdade, e a consciência de que o conflito é necessário para sustentar o que desejamos. The Tortured Poets Department mostra que Swift enfrenta a dor quando ela é parte da história. The Life of a Showgirl liberta essa angústia. “Eles ficaram ao meu lado antes da minha exoneração”, canta Swift em “CANCELLED!”. Até a não existência como figura pública é um discurso que Swift enfrentou — e sobreviveu. Isso, sim, é talento de palco.
9/10