Por que Lília Cabral nunca foi uma Helena de Manoel Carlos?

Presença constante nas novelas do autor Manoel Carlos, a atriz Lília Cabral nunca deu vida a uma tradicional Helena – nome escolhido pelo novelista para batizar a maior parte de suas protagonistas. Fãs de ambos, então, se perguntam com frequência: por que essa escalação nunca aconteceu?

Especialmente entre os anos 1990 e 2010, Lília Cabral tinha a faixa etária comum às heroínas do escritor, geralmente acima dos 40 anos. Bela e elegante, ela também sempre teve o chamado “physique du rôle”, ou seja, todas as características físicas para o papel.

Conta também a seu favor a total afinidade com o texto de Maneco. A veterana teve grande destaque nas quatro novelas dele que participou: como a Sheila de História de Amor (1995); a Ingrid de Laços de Família (2000); a Marta de Páginas da Vida (2006); e a Tereza de Viver a Vida (2009).

A falta de uma Helena no currículo da atriz rendeu até uma brincadeira no extinto humorístico Tá no Ar: a TV na TV. Uma esquete reuniu todas as atrizes que deram vida à personagem em um evento no Leblon. Ao final, Lília aparece e lamenta nunca ter interpretado a icônica protagonista. Relembre:

https://twitter.com/marcusvinnciuss/status/1291213598715453441

Manoel Carlos explicou por que nunca deu uma Helena a Lília Cabral

Lília Cabral já admitiu o desejo de dar vida a uma protagonista de Manoel Carlos. “Todas as Helenas funcionaram muito bem, dentro daquele caminho de ser a mocinha, a mulher que todos se espelham. Eu queria ser a mulher que todos se espelham, mas com alguma vírgula”, completou a atriz. O relato foi em 2019, no programa As Vilãs que Amamos, do Viva.

“Eu tinha vontade de fazer uma Helena. Porque eu pensava em uma Helena politicamente incorreta. Mesmo que ele [o autor] fosse para uma direção, eu ia dar um jeito de desvirtuar aquela Helena lá”.

Lília Cabral

Dois anos antes, em entrevista ao programa Donos da História, também do Viva, Maneco respondeu a pergunta que não quer calar. “As pessoas sempre me cobram. Dizem: ‘A Lilia está em todas as suas novelas, por que ela nunca fez uma Helena?’”, comentou ele em 2017, dando a resposta:

“Porque eu nunca encontrei uma pessoa que fizesse tão bem a antagonista da Helena! Ela faz muito bem! Ela é uma atriz que sabe dar uma resposta ao papel. O personagem anda com ela, melhora com ela. Fica mais forte e firme. Ela não é a única, mas é talvez a principal.”

Manoel Carlos

O autor ainda comentou: “Quando faço uma sinopse, digo ‘Muito bem, qual o papel mais difícil da novela?’. É esse que dou para a Lilia”. Em outras ocasiões, ele explicou que o nome tem um simbolismo grande pela Helena de Tróia, e não se trata de uma inspiração em nenhuma mulher de sua vida.

Relembre quais atrizes viveram Helena em novelas de Manoel Carlos – o autor se aposentou após sua última novela, há nove anos:

Lilian Lemmertz (1937-1986) - em Baila Comigo (1981)
Maitê Proença - em Felicidade (1991)
Regina Duarte - em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006)
Vera Fischer - em Laços de Família (2000)
Christiane Torloni - em Mulheres Apaixonadas (2003)
Taís Araujo - em Viver a Vida (2009)
Júlia Lemmertz - em Em Família (2014)

pq não é cafona