Por que tá todo mundo indo para o Japão?

Australianos e outros turistas ricos de todo o mundo simplesmente não se cansam do Japão, com o número de visitantes incorindo para continuar subindo em 2024. Mas o país consegue lidar?

Compradores que falam mandarim fazem fila do lado de fora das lojas Louis Vuitton e Prada em Ginza; falantes cantoneses de Hong Kong enchem os shoppings de luxo de Omotesando; e grupos de coreanos se amontoam do lado de fora de restaurantes de ramen com estrela Michelin esperando por uma mesa.

Há também o twang nasal familiar da minha terra natal em todos os lugares que eu vou.

Os australianos estão vindo aqui em números recordes. As estatísticas do governo na semana passada mostram que 23% a mais de nós visitou o Japão no mês passado do que em dezembro de 2019, quando o número de turistas atingiu recordes antes da pandemia. Os visitantes também estão gastando mais do que nunca aqui, com 25 milhões de turistas pagando um recorde de ¥5,29 trilhões (US$ 54 bilhões) no ano passado.

Mas não preciso de dados oficiais para me dizer que o fluxo de australianos que entraram no Japão no ano passado se tornou um tsunami.

Em abril passado, escrevi sobre o influxo de visitantes que querem ficar no meu quarto de hóspedes. Só piorou. Depois de 12 meses de convidados sem parar, houve um ponto por volta do Natal em que pensei que todos que eu conhecia nesta vida que aspiravam visitar o Japão o tinham feito em 2023. Errado.

Os convidados recorrentes estão agora a caminho, atraidos por um iene fraco que compensa o aumento dos pagamentos de hipotecas em casa. Os esquiadores e snowboarders australianos estão aqui em massa, empacotando os voos da Qantas para Haneda antes de ir para as mecas de neve em pó de Niseko, Hakuba e Tokakushi.

Mas não vai acabar por aí. A mania do Japão atinge o pico durante a temporada de flores de cerejeira que ocorre no final de março e prevê-se que os números de turistas quebrem recordes pré-pandemia.

“2023 foi um ano recorde para viagens de australianos ao Japão. Estamos vendo australianos de todas as gerações vindo para o Japão”, diz Justin Hayhurst, embaixador da Austrália no Japão.

“Prevemos um maior crescimento nas viagens, bem como o aumento da demanda por serviços consulares quando os australianos se encontram em apuros. Tóquio é agora um dos postos consulares mais significativos da Austrália na rede no exterior - algo que não era o caso há alguns anos.”

Embora o Japão seja relativamente seguro, o terremoto no centro do Japão há duas semanas destacou a vulnerabilidade dos estrangeiros que não falam japonês quando ocorre um desastre. Havia também oito australianos no voo da Japan Airlines que explodiu em chamas quando caiu com outra aeronave em Tóquio em 2 de janeiro.

Os australianos estão sendo atraídos aqui em números recordes por muitas razões. No topo da lista está o iene fraco, o que significa que o lugar é cerca de 25% mais barato para as pessoas que gastam dólares australianos do que era antes da pandemia.

A baixa inflação do Japão também significa que o preço da maioria das coisas é o mesmo de 15 anos atrás, quando o país era visto como caro.

“Lembro-me do Japão como sendo extraordinariamente caro, e agora estou surpreso com o quão acessível é”, diz o ex-tesoureiro australiano Joe Hockey, que recentemente passou duas semanas esquiando em Niseko.

“A comida é fresca e as pessoas são incrivelmente agradáveis. É muito seguro e incrivelmente limpo. O subterrâneo é um desafio, no entanto. Pela primeira vez, senti como se o Japão realmente quisesse turistas.”

O interesse dos australianos no Japão vai muito além do preço. Proximidade, segurança, a conveniente rede ferroviária de alta velocidade e atrações que atraem a todos, desde crianças, adolescentes, aposentados, foodies, esquiadoras, caminhantes e ciclistas, colocaram isso no topo das listas de viagens.

“Também há um café muito bom em Tóquio: eles podem levá-lo mais a sério do que os australianos. Os salões de alimentação da loja de departamentos são incríveis - David Jones, você tem um caminho a perder!” diz Gail D’Arcy, uma consultora de relações públicas de Sydney que visitou em janeiro.

Também ajuda que o japonês seja a língua estrangeira mais comum que está sendo estudada nas escolas da Austrália. Também é um país anfitrião do Novo Plano Colombo. A esperança é que toda a interação entre australianos e japoneses proporcione benefícios nos dois sentidos.

No entanto, há desvantas no boom turístico do Japão. A escassez de mão-de-obra, a escassez de hotéis e o transporte público lotado em hotspots que estão sendo invadidos por turistas estão frustrando os visitantes e irritando os moradores locais.

Kyoto, o segundo destino mais popular do Japão depois de Tóquio, introduziu um código de conduta para turistas no ano passado que os operadores de turismo dizem que está funcionando. Isso inclui conselhos escritos, como não tirar fotos em templos ou perseguir gueixas pedindo fotos.

Na cidade de esqui de Hakuba, nos Alpes japoneses, o prefeito local Toshiro Maruyama é um grande fã dos australianos que apoiam a economia local. Mas ele também quer educar os visitantes a estarem atentos à cultura japonesa e a estarem cientes de regras como a idade legal para beber de 20 anos.

“Este ano estamos recebendo mais famílias e pessoas mais velhas. Antes da COVID, muitos dos jovens australianos que vinham para aproveitar nossa neve bebiam muito todas as noites e se metiam em problemas”, diz Maruyama, que está trabalhando com a embaixada australiana em um plano para gerenciar milhares de visitantes esperados na cidade para um festival de música no próximo mês.

“Precisamos de controles e discussões sobre segurança, como fornecer informações com antecedência sobre as regras do Japão”, diz ele.

Outros operadores turísticos estão tentando educar os australianos para viajar fora das rotas bem trilhadas de Tóquio, Kyoto e Osaka.

“Esperamos ver os australianos explorarem o Japão de forma responsável e sustentável, em parte para nos ajudar a evitar o excesso de turismo, mas também para descobrir cantos menos conhecidos”, diz Naoki Kitazawa, chefe da Organização Nacional de Turismo do Japão em Sydney.

Com o afluxo de turistas australianos apenas aquecendo, parte de mim está quase aliviada, só tenho três meses para viver neste paraíso turístico antes de retornar a Sydney.

6 curtidas

@bixizapatero8256

@bixizapatero8256

há 8 dias

I have been to Japan 3 times. Here is the list of why…

  1. Safety (unlike USA)
  2. Clean (unlike USA)
  3. Pleasant (unlike USA)
  4. Uniqueness (unlike USA)
  5. Affordability (unlike USA)
  6. Efficiency (unlike USA)

18 curtidas

Inclusive
Eu vou semana que vem

25 curtidas

gostaria de ir
pena que a passagem br - toquio ta muito cara

4 curtidas

Pq marcar os jpoppers nisso? O que tem a ver com música?

7 curtidas

Eu tenho muita vontade. Porém as cidades lá já tão sofrendo com superlotação e alguns restaurantes tradicionais tão ficando super famosos no Tik tok e não dão conta do público por serem bem familiares

1 curtida

meu sonho conhecer
sinto que chorarei horrores na torre de Tóquio, onde todos os animes se encontram :choro:

3 curtidas

o @kura deve ta mega aproveitando ne ja que odiava o brasil

15 curtidas

o Japão servindo carisma, uniqueness, nerve and talent

Queria ir mas se fosse seria pra uma daquelas cidadezinhas do interior estudar a cultura

Eu passo mals como uma nação altamente globalizada ainda possui algumas cidades que conservem tanto seus costumes e cultura

1 real tá valendo 29 ienes

alguém já foi? como é o custo das coisas la?

uma garrafa de água sai a quanto? 60 ienes???

nada kkkkk

1 curtida

vai fazer igual?

3 curtidas

deve ser tudo ir pra lá pra sofrer depressao, condições insalubres de trabalho
tudo isso pra falar q mora fora

2 curtidas

Por deeeus kkkkkk

to tentando achar um reel de um br que foi e botou todos os preços, n ficou caro

1 curtida

Vendo pelo Youtube achei tudo bem barato em termos de comidas e bebidas

1 curtida

Sofrer isso la ou aqui dentro? Eis a questao

2 curtidas

O que ferra é sempre passagem e hotel

1 curtida