Porque Shakira e não sua fave:

Vamos ser diretos: Shakira foi escolhida porque tem lastro. E isso é exatamente o que separa Shakira da sua fave!

Enquanto muita gente só começou a “existir” no Brasil depois da era do streaming, Shakira já estava entranhada na cultura brasileira desde os anos 1990. Antes de playlist editorial, antes de fanbase organizada em Twitter/X, antes de números inflados por autoplay. Ela chegou quando o termômetro era rádio, TV aberta e novela e venceu em todos.

Novelas

Não é qualquer artista internacional que entra em trilha sonora de novela brasileira. Isso não acontece por fandom barulhento, acontece por reconhecimento popular real. Shakira teve músicas tocando em horário nobre quando sua fave ainda nem tinha carreira ou nem tinha nascido.

Longevidade

A maioria das faves tem 1 era “icônica” (com sorte). Shakira tem décadas.

• Anos 90? Presente.
  • Anos 2000? Dominante.
  • Anos 2010? Waka Waka, Loca, Rabiosa, Chantaje, La La La…
  • Anos 2020? Viral de novo sem precisar se humilhar pra algoritmo.

Isso se chama CATÁLOGO!

Números que não dependem de narrativa

Shakira está entre as artistas latinas mais vendidas da história. Não é “recorde de estreia”, não é “maior debut do Spotify Brasil em 24h”. É venda acumulada, é hit global repetido, é música que atravessa geração sem precisar de thread explicativa pra justificar impacto.

Turnês e público real

Copacabana não é palco pra artista que depende de público nichado. É palco pra quem sustenta multidão diversa: quem tem 20, 30, 40, 50 anos e sabe cantar pelo menos três músicas sem esforço. Shakira faz isso sozinha. Sua fave precisa de openers, feats e mil impulsionamentos.

Relação com o Brasil

Shakira veio ao Brasil repetidas vezes, incluiu o país em turnês, deu entrevistas, reconheceu o público, disse que o Brasil foi sua “segunda casa”. Não foi só agenda. Foi relação construída. Não é carinho seletivo quando convém é histórico.

Shakira ABRIU SUA TOUR aqui, a maior da sua carreira, com 13 figurinos e todo equipamento do palco (e nós sabemos como esse palco é problemático).

E agora a parte que dói pros stans:

Copacabana não é teste de popularidade momentânea.
Não é prêmio de engajamento.
Não é consolação pra quem está “em alta”.
É consagração.
Por isso, Shakira e não sua fave.

Porque quando o hype passa, o catálogo fica.
Quando o algoritmo muda, a história permanece.
E quando alguém perguntar daqui a 20 anos “quem fez aquele show em Copacabana?”, a resposta não vai precisar de contexto.

Tópicos aos meus @Wolfpack

17 curtidas

EU TROH

1 curtida

Amiga fazendo dossiê pra chegar e não ser ela em Copacabana

4 curtidas

20h é minha vez de fazer esse tópico

Amiga, pelo menos fiz barulho! kkk

Me marque.

blza

vai nos avisando

A Doll não vai ter dificuldade em lotar
E vai ter muita publicidade gratuita de influencer. O brasileiro médio tem carinho por ela

4 curtidas

Pode deixar briboca.

Oldissimo, fora que não é nichada pras yags

Acho que ela coloca 1,5kk com facilidade
Sem contar que ela não tem preguiça de promover. Se ela pegar uma semana pra fazer residência em programa de tv vai ser babado

2 curtidas

eh capaz dela quebrar recorde com esse show, fora do twitter n tem ngm q nao goste dela e tem publico de varias geraçoes

1 curtida

E ela é super carismática, capaz dela participar descalça do Casa Kaliman pra falar do show.

1 curtida

Lenda

1 curtida

No meu trabalho estavam falando disso hoje, e é um ambiente majoritariamente hétero. As meninas falando que queriam ir.

1 curtida

simm, a shakira tem um publico bem ecletico
fora q vai vir muita gente dos paises vizinhos tbm

1 curtida

E de todas as idades, meus irmaos são adolescentem e conhecem as musicas da diva (por conta de copa e massacrando o pique, mas conhecem)

1 curtida

simm, pior q ela soube construir um publico bem solido no brasil desde os anos 90
ela vivia aqui

1 curtida

doll que vem e ama o brasil, não fica restritata a paises really really white

Desde que não cante as bostas do Mujeres ou do El Dorado tá tudo certo

1 curtida