- MELANÉSIOS
Cerca de 5 a 10% dos melanésios das Ilhas Salomão têm pele escura e cabelos loiros. O cabelo loiro é mais comum em crianças porque, em todas as raças, o cabelo tende a escurecer à medida que a pessoa envelhece.
Melanésia (palavra de origem grega que significa “ilhas dos negros”) é uma subregião da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
Cerca de 5 a 10% dos melanésios das Ilhas Salomão têm pele escura e cabelos loiros. O cabelo loiro é mais comum em crianças porque, em todas as raças, o cabelo tende a escurecer à medida que a pessoa envelhece.
Evidências de DNA mostram que os aborígenes australianos e melanésios descenderam de uma onda de migrantes que deixou a África cerca de 50 mil anos atrás. A afirmação é de cientistas da Universidade de Cambridge.
Os pesquisadores afirmam que as descobertas reforçam a teoria evolutiva conhecida como Out of Africa (saída da África), segundo a qual todos os homens modernos são descendentes de um único grupo de Homo sapiens que deixou a África cerca de 2.000 gerações atrás.
- NATIVOS AUSTRALIANOS
Moradores dos desertos australianos, a população foi praticamente dizimada no período colonial inglês.
A população de indígenas australianos na época da colonização europeia é estimada entre 318 mil e 1 milhão de habitantes, com uma distribuição semelhante à da população australiana atual, a maioria vivendo no sudeste, centrada ao longo do rio Murray.
- NEGRITOS DAS FILIPINAS
Os negritos são um grupo de povos do Sudeste Asiático e incluem os atis e pelo menos cinco outras tribos das Filipinas, os semang da Península da Malásia e 12 tribos das Ilhas Andaman. O termo para este povo em língua malaia é “orang asli” , que significa “povo original”.
A denominação ‘negrito’, que significa negro pequeno em português, foi-lhes atribuída pelos primeiros exploradores europeus, que pensaram que eles fossem originários de África. Tal denominação tem sido usada nos últimos 300 anos em relação a esses povos com cabelo encarapinhado, estatura baixa e pele escura, que se encontram em pequenos bolsões por toda a Ásia tropical e provavelmente mais além.
A teoria da ligação com a África colapsou no momento em que os primeiros observadores científicos se encontraram frente a frente com negritos andamaneses. Para além da pele escura e do cabelo encarapinhado, eles têm pouco em comum com qualquer povo africano, incluindo os pigmeus africanos
Para os próprios negritos, este nome não tem nenhum significado, uma vez que eles usam para si os nomes tribais e nem sequer sabem que foram “classificados” como “negritos”. Evidentemente que o termo tem uma longa história de uso mas é considerado por algumas pessoas como incorreto, uma vez que não há uma ligação direta entre esses povos e os negros africanos. Foi proposto como alternativa o termo “asiáticos negros”, outros antropólogos pensam que, até que os negritos decidam por si próprios como devem ser chamados.