Presa há mais de 50 anos, 1ª assassina integrante da 'seita Manson' será solta


Leslie era a mais jovem de todos os envolvidos nos crimes – 19 anos -, e a última a ingressar na organização que se dizia ser a reencarnação de Jesus Cristo

Leslie Van Houten, hoje com 73 anos, tinha 19 quando se juntou à "família Manson”, uma seita liderada pelo criminoso Charles Manson, nos anos 1960. Junto de seu mentor, ela foi condenada à prisão perpétua, pelos assassinatos de Leno e Rosemary LaBianca em Los Angeles, em 1969, e poderá receber liberdade condicional nas próximas semanas.

A informação foi divulgada pela defesa de Leslie, nesta terça-feira (11/7), momentos após o governo da Califórnia afirmar que não iria contestar a decisão da Suprema Corte do estado, que optou por sua liberdade condicional.

Na época do julgamento pelos assassinatos de Leno e Rosemary LaBianca, Leslie confessou ter esfaqueado a barriga e as costas da matriarca da família ao menos 15 vezes. Além disso, afirmou ter limpado suas digitais de objetos que poderiam incriminá-la e queimou as próprias roupas depois dos crimes. Ela também disse que pegou queijo e leite achocolatado da geladeira de Rosemary e do marido dela, que também foi assassinado, antes de sair da casa dos dois.

Segundo os investigadores, Leslie era a mais jovem de todos os envolvidos nos crimes – 19 anos -, e a última a ingressar na organização que se dizia ser a reencarnação de Jesus Cristo.

Na noite anterior ao assassinato do casal Labianca, a "família" Manson tinha invadido a casa do diretor de filmes Roman Polanski. O cineasta não estava em casa, mas a mulher dele, Sharon Tate, de 26 anos, grávida de 8 meses, e quatro amigos estavam no local e foram assassinados.

Desde que foi condenada, Leslie teve 23 audiências perante o Conselho de Liberdade Condicional. O grupo recomendou que ela recebesse a condição cerca de cinco vezes – todas contestadas pelo governo da Califórnia. Na última decisão, a juíza Helen Bendix afirmou que Leslie “tem apresentado esforços de reabilitação extraordinários, perspicácia e arrependimento”.

Condenada à prisão perpétua, agora, após 53 anos presa, ela pode se tornar a primeira mulher da “família Mason” a deixar a prisão e passar a cumprir a pena em liberdade condicional (em 1985, um homem que fazia parte do grupo criminoso deixou a prisão).

Relembre o crime da “família” Manson

Leslie e outros seguidores de da família Manson foram condenados por matar o Leno e Rosemary LaBianca em agosto de 1969. O casal foi assassinado em sua casa, localizada no bairro de Los Feliz, na cidade de Los Angeles.

Na época do crime, os membros da família Manson invadiram a residência durante a noite e mataram o casal. Leslie esfaqueou Rosemary, e o próprio Manson a atacou com uma baioneta.

O grupo escreveu frases na parede e na geladeira com o sangue das vítimas (“morte aos porcos” e “helter skelter”, o nome que Manson dava às teorias apocalípticas de guerra racial dele).

Leslie foi presa depois de cerca de três meses.

Presa há mais de 50 anos, 1ª assassina integrante da ‘seita Manson’ será solta

Esse caso foi tão cruel, dizem q a Sharon Tate morreu chamando pela mãe e implorou p matarem ela mas deixassem ao menos ela ter o bebê

Não sei opinar.

E a justiça soltou a criminosa, que justiças são essas

piranha suja

Por mim a seita inteira deveria ter recebido pena de morte

Pelo menos ficou presa 50 anos, se fosse no Brasil já estaria solta a pelo menos uns 30 anos e hoje seria alguma pastora

Eu acho que era o minimo, não entendi porque eles revogaram a perpétua

1 curtida

Tinha que ter sido pena de morte, isso sim

ela n matou a Tate. Ela e um grupo invadiu outra casa e eles mataram um casal de meia idade. Só que parece que ela n matou realmente, eles fizeram ela enfiar a faca, mas o cara já tava morto.

Inclusive ela foi solta nos anos 70 e arrumou emprego, frequentava shows e depois foi presa novamente.

Dá pra ver os anos passando em cada pedido pela condicional. Só que lá tem uma leia que membros da família dos assassinados tem que dar o aval pra condicional, eles vão pessoalmente na entrevista de condicional, frente a frente.

Ela foi recomendada pra condicional ano após anos após ano. A família toda já morreu. Ela nunca saía por conta do aval de familiar que dizia que ela n merecia sair.

isso foi a maior injustiça da humanidade
o homem literalmente um estuprador q merecia ter sido açoitado

Ela era mto bonita. Ela diz que sofreu lavagem cerebral, que era anos 60 e que tinha o movimento hippie e que foi viver numa comunidade hippie e o líder era o Mason. E ele começou com teorias da conspiração sobre o fim do mundo e por aí vai. E que ela tava doidona acreditando nessas coisas.

Aliás vcs sabem que o Mason n matou ninguém. Ele foi preso por ser a mente por trás disso.

mas o estupro parece que foi depois disso. imagina o ambiente mental de um homem que perdeu a mulher e o filho de 8 meses dessa forma. N é justificando, mas a cabeça do povo piora. E sobre esse estupro, a menina que ele estuprou tava outro dia tirando foto num lançamento de livro com ele, ela negoiciou fora dos tribunais e já perdoou publicamente faz uns 30 anos.

A maioria recebeu. Mas a California abandou a pena de morte um ano depois que eles foram julgados. E daí a pena se convertou a prisão pérpetua.

Pq a California deixou de aplicar pena de morte um pouco depois da condenação deles.

Eu tava lendo sobre isso agora. Imagina ficar 53 anos na prisão e quando sair o mundo ser um lugar totalmente diferente do que você deixou. Bizarro

1 curtida

nossa ela estragou a vida dela, presa com 19 anos e vai sair com 73… a vida toda na prisão, que vida merda, acho isso pior q pena de morte

eles todos usavam muita droga na época que entraram pra seita
o manson convenceu todos se aproveitando disso

1 curtida

eu li o livro escrito pelo promotor de justiça (se não me engano) responsável pelo caso da família manson
é um livro gigantesco, mas tem muita informação do caso e de como foram os julgamentos, achei bom, mas não tenho certeza se tem traduzido

chama helter skelter, e o promotor é o vincent bugliosi