Presidente de Portugal reconhece pela 1ª vez culpa por escravidão e massacre no Brasil e fala de reparação

Portugal foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil na era colonial e deve pagar por isso, afirmou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em conversa na noite de terça-feira (23) com correspondentes estrangeiros, Rebelo de Sousa disse também que sugeriu a seu governo fazer reparações pela escravidão e afirmou que seu país “assume total responsabilidade pelos danos causados”, como massacres a indígenas, a escravidão de milhões de africanos e bens saqueados.

“Temos que pagar os custos (pela escravidão). Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, declarou.

Na conversa, no entanto, o presidente português não especificou de que forma a reparação será feita.

É a primeira vez que um presidente de Portugal – que é o chefe de Estado no país – reconhece a culpa. No ano passado, Rebelo de Sousa disse que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a pedir desculpas completas.

Já na noite de terça-feira, ele alegou que reconhecer o passado e assumir a responsabilidade por ele era mais importante do que pedir desculpas.

“Pedir desculpas é a parte mais fácil”, disse ele.

Portugal foi o país que mais traficou africanos na era colonial. Foram quase 6 milhões deles, quase a metade do total de pessoas escravizadas à época pelos países europeus.

Até hoje, no entanto, autoridades do país falam pouco do crime, e as escolas também quase não abordam o papel de Portugal na escravidão transatlântica.

Em vez disso, a era colonial de Portugal – durante a qual países como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor Leste, além de partes da Índia, foram submetidos ao domínio português – é frequentemente vista como uma fonte de orgulho.

Durante mais de quatro séculos, pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força por longas distâncias, principalmente por navios e comerciantes europeus, e vendidos como escravos. Os que sobreviviam à viagem foram enviados para trabalhar sem qualquer remuneração em plantações no Brasil e no Caribe.

A ideia de pagar reparações ou tomar outras medidas pela escravidão transatlântica vem ganhando força em todo o mundo, incluindo esforços para estabelecer um tribunal especial sobre a questão.

7 curtidas

Finalmente
Os portugueses sao ensinados que foi uma colonizaçao boa e sem crueldade, diferente das outras kkkk

11 curtidas

Olha só

passaporte europeu gratuito para os cidadãos brasileiros já!
Imagina? A Europa ia chiar tanto.

14 curtidas

Pelo menos ia girar a economia falida europeia

9 curtidas

Eles deviam pelo menos reduzir o tempo de residência pra cidadania de 5 pra 2 anos pros latino-americanos
Até a Espanha faz isso e eles não

1 curtida

Pois.
E olha que nunca é 5 anos.
Já se foi os meus 5 e ainda faltam 2 para o processo terminar.

3 curtidas

vai dar certo pra ti

Vou tirar meu passaporte europeu

Ah, já deu. Já tô meio estável por aqui.
A espera dos 2 anos é mais por conta de poder ir para qualquer lugar e me estabelecer em outro país.

Fora que dei bastante sorte em ir com visto, então minha contagem foi bem mais rápida que de quem veio ilegalmente. (que teve de esperar 2 anos pra contagem dos 5 anos começarem)

queremos cidadania portuguesa-europeia sem burocracia para brasileiros

1 curtida

Igual a mim kkkk
Esperando o limbo interminável do processo terminar

Reparar o que?
Portugal e a JLo dos países, tanto roubo pra flopar

País mais desgracado de toda Europa

25 curtidas

Bitch better have my money

Mas como vai punir o povo do século XVI a XVIII?
Só se fingir, igual a Taylor no bombario novo

Eu tô vendo essa onda de países europeus pedirem desculpas e tal pelo que houve na África. Mas o interesse deles é puramente econômico, criar um ar de superar o passado pra se aproveitar de modo imperialista o boom que boa parte do continente africano terá nas próximas décadas.

3 curtidas

Nao fazem mais que a obrigacao

Pois. E eu dei entrada só mês passado.
Vontade de ficar no Brasil esperando e voltar só quando sair.

ia chiar mais ainda com a chegada dos cariocas bbs

Pois pague a indenização em dinheiro