“Shōgun” está oficialmente voltando para a 2ª temporada no FX, com a segunda temporada do drama histórico de sucesso programada para começar a produção em janeiro de 2026 em Vancouver.
As estrelas da 1ª temporada, Hiroyuki Sanada e Cosmo Jarvis, retornarão nos papéis de Lord Yoshii Toranaga e John Blackthorne, respectivamente. Sanada, que foi produtora da 1ª temporada, além de estrelar, foi promovida a produtora executiva. Jarvis agora será co-produtor executivo da série.
A segunda temporada acontecerá 10 anos após os eventos da primeira.
A 1ª temporada de “Shōgun” foi baseada no romance de mesmo nome de James Clavell, que foi vagamente baseado em eventos reais da história japonesa. O show estreou com aclamação quase universal em fevereiro de 2024.
Então, em maio, foi relatado que uma segunda temporada estava sendo observada pela FX após o sucesso da 1ª temporada. Fontes disseram que a FX estava pensando em entrar no programa na categoria de série dramática para o Emmy, em vez de séries limitadas, o que só seria o caso se outra temporada estivesse chegando. Não muito tempo depois, foi confirmado que Sanada havia assinado um contrato para retornar para uma segunda temporada, com a FX confirmando oficialmente que o espólio de James Clavell e os criadores da série, Rachel Kondo e Justin Marks, estavam trabalhando para desenvolver mais duas temporadas. Kondo e Marks recentemente encerraram a sala dos roteiristas para a segunda temporada.
Kondo e Marks atuam como produtores executivos ao lado de Michaela Clavell, Edward L. McDonnell e Michael De Luca. Como mencionado acima, Sanada também é produtor executivo e Jarvis é co-produtor executivo. FX Productions é o estúdio.
De acordo com a FX, “Shōgun” foi o programa mais assistido na história da rede. Ele ganhou um recorde de 18 prêmios Emmy em 2024, incluindo melhor série dramática, melhor ator em drama para Sanada e melhor atriz em drama para Anna Sawai. O programa ganhou mais uma série de prêmios desde então, incluindo o Globo de Ouro de melhor série dramática.
De acordo com o logline oficial da 1ª temporada, "Lord Yoshii Toranaga (Sanada) lutou por sua sobrevivência enquanto seus inimigos no Conselho de Regentes se uniam contra ele. Quando um misterioso navio europeu foi encontrado abandonado em uma vila próxima, seu piloto inglês John Blackthorne (Jarvis) compartilhou segredos estratégicos vitais com Toranaga que inclinaram a balança do poder a seu favor para vencer uma guerra civil que definiria o século.