Qual a diferença de bossa nova pra mpb?

Eu assisti esse aaaa, esse canal é ótimo. Felizmente a Alaide deu a volta por cima. Participou do Clube da Esquina ao lado do Milton e lançou um álbum super aclamado ano passado

Bossa Nova é um samba embranquecido e higienizado feito pra classe média poder ouvir

1 curtida

Sim mas aqui também acontece isso, a Alaíde Costa por exemplo sempre reclamou que a indústria tentou empurrar ela pro samba e taxar ela de sambista pelo simples fato de ela ser negra

Olha, eu ouvi muito: “Ah, você é negra, tem que cantar uma coisa mais animadinha, sabe? Um sambinha”. Não tenho nada contra samba, mas não é o que eu quero pra mim. Eu canto samba, sim, mas tem sambas e sambas. Me recusei a entrar nessa porque não ia dar certo.

Se escutava que pretos só podiam fazer samba, Alaíde fazia pouco disso e seguia seu caminho.
Se ouvia um não de uma gravadora, dava um jeito de arranjar um sim.
Se não era convidada para tocar nos maiores palcos, tocava em outro lugar.
Se não conseguia o espaço que merecia nos jornais, alcançava pessoas no boca a boca.

Apesar de frequentar todas as reuniões da Bossa Nova e estar presente nos shows iniciais do movimento, em 1962, aconteceu o famoso show de Bossa Nova no Carnegie Hall. Você deve ter lido sobre isso nesse mesmo jornal dias atrás. O que não deve ter lido é que Alaíde sequer foi informada, quem dirá convidada. Muitos dos que participaram desse show sequer faziam parte do movimento. Isso se repetiu algumas vezes. Alaíde foi deixada de fora de muitos dos grandes festivais de Bossa Nova, principalmente os que aconteciam no Rio de Janeiro. Em resumo, a Bossa Nova era a panelinha da qual Alaíde foi excluída.

Errata de 70 anos

A senhora já comentou que, depois que a bossa nova ficou famosa, nunca foi convidada para as celebrações do movimento. Na época, a senhora pensava sobre o porquê de não estar nesses eventos?

Eu era muito ingênua e não me passava essa coisa do racismo. Não passava pela cabeça que era por isso. Hoje eu tenho certeza que foi por isso.

E em que momento a senhora percebeu que era racismo?

Com as gravadoras sempre achando que eu tinha que cantar sambinha. Não aceitavam a minha escolha. Nem todas (as gravadoras), claro, tanto que consegui fazer alguns discos. Mas a maior parte das gravadoras era assim: “Ah, canta um sambinha mais animado”, aquelas coisas…

1 curtida

Bossa Nova foi o mais moderno n música ate então, pegou um pouco do jazz e samba-canção. MPB é mis um movimento do que um gênero.