Qual a diferença de bossa nova pra mpb?

parece tudo igual

Bossa nova é um samba desprovido de percussão com uma estética/sonoridade feitas originalmente com o intuito de ser comercializado para fã de jazz no Brasil e no exterior, MPB pode ser várias coisas

Igual não é, parecido um pouco. Bossa Nova tem muita influência do Samba e acordes de Jazz, porém é mais samba. Agora MPB não sei explicar, porque muita coisa pode ser MPB

bossa nova é um gênero musical.
mpb é um segmento musical que engloba artistas que fazem música brasileira sem necessariamente pertencerem a um gênero específico.

Aquele seu tópico sobre a bossa nova ser o embranquecimento do samba, é puro real.

Em livro de história sobre Carmen citam isso.
O ódio do Brasil pelo samba, por ser do pobre.
Muita gente aqui acha que o Brasil a odiava por ser caricata, ou americanizada. É uma parte.
o ódio dela maior era por que a elite brasileira não se viam no popularesco. Se sentiam mais representada na cultura do exterior.

A Joelma mesmo é uma cantora que carrega muito da cultura do Brasil, mas o ódio vai alem do ser caricata.
Qual quer cultura que remeta ao pobre leva esse hater. A proibição do funk como pauta política.

Bossa Nova é um jazz branco ASMR para artistas com baixo alcance vocal.

1 curtida

Samba era o gênero que dominava tudo no Brasil inclusive as rádios até o surgimento da Bossa Nova. Acho que o João Gilberto não teve a intenção de embranquecer também, mas de criar um novo gênero. Mas lógico que a elite quis apagar as raízes do Samba, tanto que a maioria dos artistas da Bossa Nova eram brancos da elite carioca. Mas o primeiro álbum de Bossa Nova é da Elizeth Cardoso, uma mulher negra

MPB incorpora gêneros musicais mais diversos, seja de tradição popular brasileira ou internacionais

Bossa nova é samba sem batuque com pitada de jazz

1 curtida

não, o próprio João disse que bossa não existia, mas somente o samba
a gravadora que vendia como bossa pq era mais lucrativo

1 curtida

Uma vez assisti um vídeo de que a Bossa Nova foi um gênero criado pra dar uma nova cara ao Brasil depois do fim da Era Vargas, início da era Kubitschek. Mas se o João disse que era samba, não tem como discordar

tem toooodo um contexto da bossa que, sim, tinha essa ideia de um som brasileiro que acompanhasse a “modernidade” que surgia tb com o JK. Era a o momento que o vinil começava a ficar mais popular na classe média etc
Foi um marco na música brasileira que foi mt ligeiro, se se para pra pensar, não durou mt mas está aí até hj

Essas nomenclaturas no geral são mais uma conveniência pra facilitar loja de disco (e hoje em dia plataforma de streaming) a catalogar as músicas, se você perceber todo gênero tem uma mistureba

Uma vez eu vi um documentário onde o Ray Charles dizia que na época dele as gravadoras começaram a chamar as músicas feitas por artistas brancos de “pop” e as músicas feitas por artistas negros de “R&B”

sim, nos EUA isso é mais evidente. Antes eram até chamado de “black songs” ou coisa do tipo. Depois colocaram qualquer música de artista negro como R&B e a gente vê isso até hoje

Mas aí tem um contexto histórico de racismo e segregação também não?

“João se trancou no quarto, eu fiquei meia hora esperando, e ele não apareceu mais. Daí, fui embora. Um mês depois, como se nada tivesse acontecido, ele me ligou e só disse isso com aquela voz mansa: ‘Macalas, a bossa nova não existe, o que existe é o samba’. E desligou o telefone.” - Jards Macalé

Durou só até a ditadura e depois morreu

esse disco inclusive é ótimo pra problematizar aonde vai a bossa e chega a MPB e vice-versa

é um pós- bossa em minha opinião e é mt do que a MPB viria a ser

quando chegou a ditadura morreu

Esse dias tava ouvindo vídeo sobre essa