Lendas urbanas , mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista muitas vezes com elementos de mistérios ou também com temas horripilantes, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno.
Exemplos de Lendas Urbanas brasileiras:
1) A Gangue do Palhaço
As reportagens sobre o caso, que ficou conhecido como o Bando do Palhaço, foram publicadas no “Notícias Populares” entre os dias 20 de maio e 5 de junho de 1995. Ainda que o jornal tenha deixado claro em suas páginas que o assunto se tratava de boato, o caso teve grande repercussão.
Tudo começou com Aline, uma menina de 11 anos, da cidade de Carapicuíba (Grande São Paulo), que estava desaparecida desde o dia 31 de março daquele ano. A partir daí o boato de que ela teria sido vítima do Bando do Palhaço se espalhou pelo Estado.
Moradores de Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, do Capão Redondo, na zona sul, e do município de Osasco, por exemplo, já não deixavam mais seus filhos irem sozinhos à escola.
2) A Loira do banheiro
A base dessa lenda é sempre a mesma: uma mulher loira, pálida, vestida de branco, que assombra os banheiros de escolas e mata suas vítimas. Em algumas versões ela aparece quando as vítimas chamam ela no espelho.
3) Boneco Fofão com adaga
Lenda urbana de que o boneco fofão, sucesso de vendas no Brasil nos anos 80 e 90, seriam amaldiçoados e teriam uma adaga em seu interior, usada para fazer rituais demoníacos. A lenda urbana prejudicou a venda do boneco, que de fato tinha um objeto de formato pontiagudo que ligava a cabeça ao corpo, e que poderia causar acidentes em crianças (foto abaixo).
Outros exemplos de Lendas Urbanas:
-
O Velho do Saco: velho maltrapilho que anda pelas ruas com um saco e raptava crianças.
-
O roubo dos rins: lenda urbana de ser dopado em alguma festa à noite e acordar sem Rin numa banheira.