Reajuste de salário dos professores: veja quanto cada estado paga - 2023

O UOL entrou em contato com os estados brasileiros e o Distrito Federal para saber se vão aderir ao aumento anunciado pelo MEC. Com o reajuste, o piso nacional vai a R$ 4.420,55.

Nove estados argumentam que já pagam acima desse valor —os demais ainda discutem o repasse. A Bahia, por exemplo, informou que as pastas da Educação, da Fazenda e da Administração estão realizando os “estudos necessários para avaliar o impacto” no orçamento para adoção do novo piso. A decisão deve ocorrer ainda nesta semana, segundo o governo.

Veja como é hoje o piso salarial dos professores em cada rede estadual

Amapá: R$ 3.845,63

Amazonas: R$ 4.749,22

Bahia: R$ 3.850,00

Ceará: R$ 5.413,18 para professores em início de carreira com 40 horas semanais

Espírito Santo: R$ 4.579,20 para professores com 40 horas semanais

Goiás: Secretaria afirmou que nenhum professores recebe menos do que R$ 3.845,63 para 40 horas semanais

Maranhão: R$ 6.867,68 para professores com 40 horas semanais

Mato Grosso: R$ 5.024,57 para professores com licenciatura e 30 horas semanais

Mato Grosso do Sul: R$ 10.318,18 para professores concursados com 40 horas semanais

Minas Gerais: R$ 2.350,49 para professores com 24 horas semanais

Pará: R$ 3.845,63 para professores com 40 horas semanais

Paraíba: R$ 3.564,44 para professores 30 horas semanais

Paraná: R$ 3.903,32 para professores com 40 horas semanais

Piauí: R$ 3.451,20 para professores de licenciatura com 40 horas semanais

Rio Grande do Sul: R$ 4.038,52 para professores com 40 horas semanais

Roraima: R$ 6.103,14 para professores com 40 horas semanais

Santa Catarina: R$ 3.845,00

São Paulo: R$ 5 mil para professores da nova carreira e R$ 3.845,63 para professores com 40 horas semanais

Sergipe: R$ 4.451,14 para professores com 40 horas semanais

Tocantins: R$ 3.845 para professores de cargo efetivo com magistério

Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia não responderam. Caso enviem as informações, a reportagem será atualizada.

Após a publicação da reportagem, a secretaria de São Paulo explicou que a nova carreira, que oferece R$ 5 mil, é “adotada para todos temporários e novos contratos feitos após sua aprovação”. Quem não optou pelo modelo, a pasta segue a legislação e cumpre o piso.

1 curtida

Gente???

7 curtidas

Professor tinha que ganhar no mínimo 8 mil reais, é triste a situação dos professores no Brasil

1 curtida

Eu ganhava uns 6k trabalhando no estado de sp
Mas é bem insalubre

Ficar na privada ou no município é bem mais em conta. Mas aí vc acumula cargo e ganha mais tb

1 curtida

Amiga mas quantas horas vc dava aula por dia? pq tem aquele negocio de projeto de aula algo assim né?

Mato Grosso do Sul e Maranhão, além de pagar bem e acima do piso, são boas redes para trabalhar. Tenho colegas em ambas e adoram. Eu sou do munícipio e gosto também.

Mas é triste a situação para os profs mesmo, de modo geral. A educação está cada vez mais sucateada, alunos defasados em níveis gritantes… É tenso. Só quem está no chão da escola sabe como é.

4 curtidas

RS ta municipalizando as escolas do fundamental para não pagar os professores

E eu ainda tenho que ver a bc defender o Milka

1 curtida

O sul é a pior região desse país

2 curtidas

Os professores do RS ainda ganham o benefício de bomba de fumaça, bala de borracha e porrada na cara em manifestações

3 curtidas

Oi, eu trabalhava no ensino integral de uma escola afastada

Ficava das 7h as 16h na escola

E daí a noite dava aula na regular mesmo

2 curtidas

Se fosse só no sul que tivesse rolando isso…

Mas o salário da integral, bruto no estado de SP está em 7K

Mds a vida totalmente voltada pra isso

AM até que tá pagando ok

Aqui no estado de SP, grande parte do fundamental foi municipalizado. O Estado só ficou com o Ensino Médio praticamente…

É uma estratégia para gastar menos com folha

1 curtida

Além de se livrar da responsabilidade com os problemas de todo o processo de ensino-aprendizagem do fund I e II. O que eu tenho de alunos de 7º/8º ano que mal sabem ler e escrever…

2 curtidas

O salário de MG kkkkkkk

Aqui em Brasília é 5,5k (mais ou menos), eu trabalho em duas escolas e tiro uns 6k

1 curtida

O hit do Maranhão