As anotações do naturalista sobre a viagem ao Brasil — onde ficou por quatro meses durante seu périplo de cinco anos à bordo do navio Beagle — estão recheadas de descrições horrorizadas sobre a escravidão.
Em uma delas, ele menciona o caso de uma senhora que morava em uma casa em frente ao local em que estava hospedado no Rio de Janeiro e que guardava parafusos para torturar suas escravas domésticas, quebrando-lhes os dedos. Em outro, que ele define como algo que o marcou “mais que qualquer história de crueldade”, o episódio começa quando Darwin tenta se comunicar com um homem escravizado que o acompanhava em um barco.
Enquanto o cientista gesticulava de forma efusiva para tentar se fazer entender, acaba aproximando a mão do rosto do homem, que, assustado, baixa os braços: ele pensava que o naturalista queria bater em seu rosto, e abriu a guarda para que ele pudesse fazê-lo.
“Nunca vou esquecer meu sentimento de surpresa, repugnância e vergonha por ver um homem grande e forte com medo de se defender do que ele pensava ser um tapa em seu rosto. Aquele homem fora treinado para se habituar a um nível de degradação maior do que o da escravização de qualquer animal indefeso.”
Ao deixar o Brasil, Darwin escreveu: “Nunca hei de voltar a um país com escravidão”. A frase, que ficaria célebre mais tarde, está no livro A Viagem do Beagle, publicado em 1839 — nos trechos finais de um calhamaço com mais de 500 páginas.
++
No dia 3 de julho de 1832, quando Darwin diz acreditar que os escravizados um dia vão governar o Brasil, ele escreve:
“O estado da enorme população de escravos deve despertar interesse de qualquer um que entra no Brasil. Ao caminhar pelas ruas, é curioso observar a variedade de ‘tribos’ que podem ser identificadas pelos diferentes ornamentos marcados na pele e pelas várias expressões. Os escravos são obrigados a se comunicar entre si em português e, por consequência disso, não são unidos. Eu não posso deixar de pensar que eles serão, no fim das contas, os governantes. Presumo isso por serem numerosos, por seu excelente porte atlético (especialmente em contraste com os brasileiros), observando que estão em um clima agradável e por ver claramente que sua capacidade intelectual foi muito subestimada. Eles são a mão de obra eficiente em todo o comércio necessário. Se os negros libertos crescerem em número (como deve acontecer), o tempo de libertação total não estaria muito distante.”
Quem vai ler isso
eu tava lendo sobre isso na aula de biologia e fiquei horrorizada bixas
impressionante como um britânico fudido tinha mais senso moral que os brasileiros
Eu vou
Eu não sabia que ele já veio ao Brasil.
Fiquei com medo de abrir o tópico e ser algum absurdo legitimando a escravidão
felizmente quebrei a cara
old
quando li que ele esteve aqui e comentou sobre a escravidão, tbm esperava algo do tipo
essa visão dele era bem progressista para epoca
Ele viajou o mundo todo pra fazer a teoria dele
Eisten tbm já veio no Brasil
einstein ficou em algum estado do nordeste ne (lembro que ele ficou no copacabana palace tbm pq tem a foto dele lá)
O Eisten sabia, se n me engano ele odiou aqui ne? disse ser muito quente
aliás, darwin ainda comentou sobre o carnaval na bahia kkkkkkkkkkkkk
“4 de março – Hoje é o primeiro dia do Carnaval, mas Wickham, Sullivan e eu próprio, nada indômitos, estávamos determinados a encarar seus perigos. Esses perigos consistem em sermos impiedosamente atingidos por bolas de cera cheias de água e molhados pelo jorro de grandes tinas. Achamos muito difícil manter nossa dignidade andando pelas ruas. Carlos V disse que valente é o homem capaz de apagar uma vela com seus dedos sem fraquejar; eu digo que valente é aquele que consegue andar a passo firme quando há baldes d’água prestes a serem jogados sobre ele de ambos os lados. Após horas enfrentando o desafio, chegamos por fim ao campo, determinados a permanecer ali até que escurecesse. Assim fizemos, e tive alguma dificuldade para encontrar a estrada de volta, pois tivéramos o cuidado de seguir pela costa além dos limites da cidade. Para completar nossos risíveis tormentos, uma intensa tempestade nos molhou até os ossos e, por fim, felizmente chegamos ao Beagle.”
O reino unido que pressionou o Brasil a abolir a escravidao né apesar de ter sido por motivos financeiros e políticos
Também fiquei em choque com o relato sobre a tortura…