Remake da novela de Benedito Ruy Barbosa que marcou a volta do autor para a Globo após Pantanal (1990). Mais uma vez, as alterações serão feitas pelo seu neto, Bruno Luperi e com direção de Gustavo Fernandez, o mesmo que dirigiu a segunda fase de Pantanal, após a saída de Papinha.
HISTÓRIA
Resumo
Dividida em duas fases, Renascer conta a história de José Inocêncio, jovem corajoso e sonhador que decide fazer a vida na cidade de Ilhéus, na Bahia. É no local que ele faz um pacto com o jequitibá-rei e se transforma em um poderoso fazendeiro, produtor de cacau, que passa a ter grande influência na região.
Antes de se transformar nessa poderosa figura, no entanto, Inocêncio se apaixona pela inocente Maria Santa, jovem com quem se casa e tem quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro.
Este último, caçula da família, passa a ser desprezado pelo pai após a morte da mãe, que não acaba resistindo às complicações do parto. Uma relação de amor e ódio que perdura por toda a vida, mas que atinge seu ápice quando João Pedro e José Inocêncio se apaixonam pela mesma mulher, Mariana.
Sedutora e ambiciosa, Mariana é neta daquele que, no passado, já foi um dos maiores inimigos de Inocêncio, Belarmino. Além dele, no entanto, o fazendeiro também tem uma rixa com Teodoro, com quem trava uma disputa pela posse de terras.
Duda Santos, revelação de Travessia, fará estreia como protagonista do remake. Ela fará Maria Santa;
Marcos Palmeira está de volta para o universo rural como José Inocêncio na segunda fase;
Depois do sucesso de Todas as Flores, Humberto Carrão surge como José Inocêncio na primeira fase, assim como Sophie Charlotte, que será Eliana na segunda fase.
A trama de Buba sofreu alteração: anteriormente interssexual, a personagem será interpretada por uma atriz trans com esse contexto adicionado na história. A personagem será defendida por Gabriela Medeiros;
Quebra do jejum de Maria Fernanda Candido. A atriz viverá a primeira fase com uma personagem inédita;
Alguns atores e atrizes do remake de Pantanal estarão aqui com outros papéis: Juliana Paes, Camila Morgado, Irandhir Santos, Jackson Antunes, Enrique Diaz;
Triste fato: Léa Garcia foi convidada para viver Inácia mas acabou falecendo após aceitar o convite. O papel ficou com Edvana Carvalho;
Revelação em Mar do Sertão como Labibe, Theresa Fonseca foi a escolhida para viver o papel polêmico, Mariana (para quem não sabe, a Adriana Esteves fez esse personagem e teve uma crise de ansiedade por causa dos comentários maldosos);
Juan Paiva ganha seu primeiro protagonismo após Um Lugar ao Sol e defenderá João Pedro, o filho renegado de José Inocêncio;
A abertura foi modificada: antes Confins embalava a versão original, agora será Lua Soberana, cantada pelas cantoras baianas Luedji Luna e Xênia França;
Com uma novela mostrando a cara da Bahia, a maioria dos personagens são feitos por pretos: Marcello Mello Jr. será um dos filhos de José Inocêncio, Alice Carvalho estará na novela como Joaninha, Xamã como Damião, entre outros.
Tem tudo pra fazer tanto sucesso quanto a original, vai pegar um bom calendário e receber o horário em boas condições.
Eu particularmente preferia uma re-reprise.
A original foi um fenômeno mas não conversou com a nova geração por conta disso (Pantanal teve em 2008 no SBT, O Rei do Gado dia desses tava passando, e Renascer só passou nos primórdios do Viva), e ela tem uma imagem bem menos mofada que Mulheres de Areia – e vemos que isso não interfere já que tá sovando a reprise das 17h. Claramente precisava e menos que 16 não daria.
De todo modo, ansioso. Gosto das novelas do Benedito e Renascer é um primor, bem representativa dos tempos áureos da Globo tanto em qualidade técnica quanto em números
menos Terra Nostra, ô novelinha chata dos infernos
Renascer têm uma das melhores primeiras fases do Benedito Rui Barbosa. A história José Inocêncio e Maria Santa, interpretados pelos ótimos Leonardo Vieira e Patrícia França, esse casal foi smash na época. Assim como Pantanal têm a questão da mitologia, dessa vez baiana.
Mas são poucas semelhanças, o José Inocêncio realmente odeia o João Pedro, filho caçula.
Se esse remake der certo acho que a Globo encomenda Terra Nostra pras 18h (essa novela não tem sustância pras 21h) ou uma re-reprise – ela foi bemm morna em 2004 e é barriga pura mas não duvido que desse os 15 de Mulheres Apaixonadas ou os 16 de A Favorita. É uma novela lembrada.
Os Imigrantes não sei a situação, se o texto tá com a Band ou com o Benedito, senão também seria uma boa pras 18h.
O Rei do Gado eles NÃO vão mexer, impossível, mais fácil vir outra reprise dando seus 17 pontões
Aos 22 anos, a atriz Gabriela Medeirosestá pronta para o furacão que Buba , sua personagem na nova versão de Renascer, causará em sua vida. E não é para menos. Obstinada e competente, Buba é uma figura importante na multinacional em que trabalha. Já na vida pessoal, ela se apaixonará por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), e juntos o casal enfrentará alguns obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, eles sofrerão ainda a perseguição de Eliana (Sophie Charlotte), que não se conformará com o fim do casamento.